Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Kaliméra

Ir para baixo

Kaliméra Empty Kaliméra

Mensagem  Fábio Aquiles Qui maio 08, 2014 11:54 am

Bom dia!

Bom, sou um zigoto ainda na reconstrucionismo helênico, mas minha vida sempre foi imbuída pela antiguidade grega antes mesmo de aprender a escrever, desde que eu me entendo por gente.

Desde a adolescência (por volta dos 16 anos), eu me sinto irremediavelmente ligado a Apolo e isso não mudou mais (até então eu vivia dividido entre Atena e Afrodite, mas em Apolo eu encontrei a síntese ideal para a minha vida, e tenho buscado seguir a sua iluminada orientação desde então).

Só que... não sei se isso é comum, mas eu sou ateu (sinceramente não acredito na existência de nenhuma divindade), mas ao menos conceitualmente vivencio a "presença" dos deuses a todo momento e medito sobre os mitos para encontrar formas melhores de encarar os dilemas da vida.

Por favor, gostaria que não entendessem que é uma forma de insulto preferir pensar nos deuses como alegorias, pois honro os bons exemplos da antiguidade através do que aprendo com os mitos e as práticas antigas, como o ideal guerreiro, a ética cívica e a reverência à natureza. E a beleza de encontrar os seres míticos como "vivos" em todo o lugar me dá alegria e um prazer de viver a vida.

Ultimamente tenho buscado no ideal heróico de Aquiles uma boa forma de viver (adaptada onde não cabe vivenciá-lo plenamente como na antiguidade pré-clássica), mas sem fechar os olhos para os erros que ele, como todo herói, cometeu (com os quais também tento aprender muito); afinal, os herois da antiguidade não são como os herois das revistinhas em quadrinhos da atualidade, senhores e senhoras perfeitinhos, baluartes do bem, da moral, da justiça e etc. Tenho noção que os heróis (e os deuses) de milhares de anos atrás são mais parecidos conosco do que os heróis (e os "deuses") da atualidade.

Fora isso, sou artista plástico de formação, e escritor não profissional nas horas vagas. Gosto de escrever contos romanceando os mitos (mas buscando manter a ideia original, sem inventar em cima), e também escrevo fanfictions onde os deuses e a antiguidade helênica estão presentes (como Percy Jackson, Mulher Maravilha, Cavaleiros do Zodíaco, seriados como Odysseus, Supernatural e filmes como Troia, Alexandre [de Oliver Stone] e etc.).

Bem, este sou eu (bem resumidamente, é claro). Ah, nasci e moro em Salvador-BA, a cidade mais irreligiosa do Brasil (dados do IBGE), apesar de folcloricamente dizerem que aqui é a terra de todos os santos, cantos e encantos e axés, rsrs. Acho que justamente devido à grande variedade religiosa daqui (catolicismo, candomblé, evangelismo, etc), é difícil encontrar alguém que diga que pertence a alguma religião em particular (e muitos imagino se dizerem de tal ou qual religião apenas por conveniência e por hábito, sem realmente praticá-la [religiosos praticantes aqui são tããão raros...]), e tenho uma boa quantidade de amigos e conhecidos que se afirmam ateus.

Ontem foi aniversário de Apolo (o deus que eu sigo), coisa que eu só fui descobrir na noite anterior, pouco depois de assumir para mim mesmo adotar o helenismo como prática. Acho que essa "coincidência" era o que faltava para eu me decidir, rsrsrsrs.

Um abraço e até mais. Tenho que correr pra preparar meu almoço. kkkkk
Fábio Aquiles
Fábio Aquiles

Masculino Número de Mensagens : 51
Localização : Salvador-BA
Data de inscrição : 08/05/2014

http://homotheosis.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Kaliméra Empty Re: Kaliméra

Mensagem  Fábio Aquiles Qui maio 08, 2014 11:59 am

Desculpem o flood, mas não encontrei o botão de editar no post anterior.

Bem, eu só gostaria de adicionar que tenho um blog chamado Homotheosis, onde busco reunir mitos de todo o mundo mostrando que a homossexualidade é compatível com as religiões (antigas e novas) com o intuito de reforçar a autoestima das pessoas LGBT's, e administro um fórum de contos e fanfictions chamado Need For Fic.

Não pus os links aqui porque não sei se é permitido isso no tópico de apresentação ou se tem um tópico próprio para tal.

Obrigado pela recepção (e que não demore, porque vi outros que se apresentaram há um tempo e ainda não foram recepcionados), e estou disponível para bater um bom papo.
Fábio Aquiles
Fábio Aquiles

Masculino Número de Mensagens : 51
Localização : Salvador-BA
Data de inscrição : 08/05/2014

http://homotheosis.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos