Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Suicídio

2 participantes

Ir para baixo

O Suicídio Empty O Suicídio

Mensagem  Nicodemos Qua Ago 06, 2014 3:08 am


De acordo com a mitologia, alguns personagens se suicidaram: Elisa e Hércules (ambos deixando-se queimar vivos), Eufrates (afogando-se no rio que passou a ter o seu nome), Ícaro (um suicídio involuntário mas, ainda assim, um suicídio)...

O que acontece com o suicida? Se uma pessoa decide tirar a própria vida, essa pessoa ainda poderia ser recebida no Eliseu dos Bem-Aventurados? Ficaria restrita ao Inferno? Reencarnaria? Ou seria condenada ao Tártaro pelo crime do suicídio?


Qual seria a opinião de alguns Deuses sobre o suicídio?

Corrijam-me se eu estiver errado, são apenas palpites, mas eu acredito que Perséfone e Hades, que já são os reis dos mortos, não dariam importância a isso. Será?

Por outro lado, Afrodite ou Dionísio, Deuses muito ligados ao bom gozo da vida, dificilmente perdoariam um suicida, por este ter jogado fora a dádiva preciosa da vida?

Atena e Ares por sua vez desprezariam um suicida por considerá-lo um desertor?

Nicodemos
Nicodemos

Masculino Número de Mensagens : 33
Localização : -
Emprego/lazer : -
Data de inscrição : 27/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

O Suicídio Empty Re: O Suicídio

Mensagem  Alexandra Qua Ago 13, 2014 9:22 pm

O suicídio poderia ser aceitável dependendo das circunstâncias. Os pitagóricos condenavam-no, mas era considerado honrável quando um indivíduo passava vergonha pública, se recusava a se submeter a um tirano etc, embora (nos casos de tristeza) fosse considerado covardia e um ato vergonhoso.
A versão órfica tem aqui: http://sofalex.blogspot.com.br/2010/07/direito-e-dever-vida.html
E aqui tem um artigo em inglês: http://wiki.uiowa.edu/download/attachments/42030757/Attitudes+Towards+Suicide+in+Ancient+Greece.pdf
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O Suicídio Empty Re: O Suicídio

Mensagem  Nicodemos Qui Ago 28, 2014 10:53 pm


Muito obrigado pelos links Alexandra, gostei muito, ótimas informações.


Com relação aos humanos terem se originado das cinzas dos Titãs, a cronologia dos eventos mitológicos ainda é complicada para mim. Em outro mito, Astréia se desgostou da raça humana numa época anterior, quando Saturno ainda governava o mundo. Eu já ouvi falar que a humanidade foi criada duas vezes, uma vez na Idade do Ouro, e outra vez na Idade da Prata. Talvez seja essa a explicação.
Nicodemos
Nicodemos

Masculino Número de Mensagens : 33
Localização : -
Emprego/lazer : -
Data de inscrição : 27/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

O Suicídio Empty Re: O Suicídio

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos