Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre Afrodite e Medusa, por favor

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre Afrodite e Medusa, por favor Empty Dúvida sobre Afrodite e Medusa, por favor

Mensagem  Nicodemos Dom maio 31, 2015 6:22 pm


Olá a todos,

Nesta semana passada a minha mãe assistiu a um filme chamado "Duelo de Titãs" (ela não soube me explicar se era a versão de 1980 ou a mais recente, mas creio ter sido a mais recente). Eu nunca vi nenhum dos dois porque eu tenho um "pé atrás" com esse tipo de filme, creio que vocês entendem o porquê, os roteiristas, que já não procuram ter uma leitura piedosa do mito, costumam sacrificar o Cânon em favor da trama, e então...


Dito isso... A minha mãe me falou que, numa das cenas deste filme, a deformidade física da Medusa teria sido uma punição dada pela própria Afrodite, por que Medusa teria tido relações sexuais com Posseidon dentro do templo de Afrodite, e a Deusa não teria aprovado isso.

Minha pergunta: Isso é Canônico? Ou foi só o roteirista que inventou isso? Ou o roteirista distorceu alguma coisa? Qual é a verdade? Eu não achei isso no meu livrinho do Junito Brandão... O problema é que a minha mãe, que é Católica e devota de Maria, ficou muito "cismada" com a história...

De antemão, obrigado.
Nicodemos
Nicodemos

Masculino Número de Mensagens : 33
Localização : -
Emprego/lazer : -
Data de inscrição : 27/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre Afrodite e Medusa, por favor Empty Re: Dúvida sobre Afrodite e Medusa, por favor

Mensagem  Fábio Aquiles Sáb Jun 06, 2015 11:07 pm

Nico, não seria "Fúria de Titãs", não?

Vi tanto a versão antiga como a atual (e sua continuação). A dos anos 80 é um tanto mais fiel à mitologia (o que não impediu haver muita coisa mitologicamente sem noção nela), enquanto os filmes mais recentes são sobre tudo, menos mitologia grega. Simplesmente colocar nomes de deuses e heróis não quer dizer nada para mim.

Mas creio que a sua mãe deve ter trocado os nomes de Afrodite e Atena. Vi a versão antiga já faz muuuuito tempo, por isso não posso responder quanto a esta, mas na versão atual menciona-se que foi mesmo Atena quem transformou Medusa por esta ter sido estuprada por Poseidon num templo dela (pois é, a culpa foi da estuprada).
Fábio Aquiles
Fábio Aquiles

Masculino Número de Mensagens : 51
Localização : Salvador-BA
Data de inscrição : 08/05/2014

http://homotheosis.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos