Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ênio

2 participantes

Ir para baixo

Ênio Empty Ênio

Mensagem  Rubi Areia Sáb Jun 04, 2016 8:29 pm

Boa noite, helênicos!
É meu primeiro tópico aqui, então qualquer falha podem falar tá.
Eu queria saber sobre a Deusa Ênio. Tá, sei que tem informações na net e tal, mas queria algo a mais, alguma fonte com mais informações de culto, epítetos, etc. Porque nem sobre o festival em que a Deusa era homenageada, o Homolôïa, não tem muita informação.
Enfim, alguém tem algo a mais sobre Ela? Se tiver, agradeço muito a ajuda.
Rubi Areia
Rubi Areia

Feminino Número de Mensagens : 7
Localização : Salvador
Data de inscrição : 02/05/2016

http://neftis19.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ênio Empty Re: Ênio

Mensagem  Fábio Aquiles Qua Ago 31, 2016 12:38 am

Procurei bastante na internet, mas também não encontrei nada específico. Provavelmente você já tem essas informações, mas se houver algo entre elas que seja novo talvez isso te indique um caminho a percorrer:

"Em Tebas e Orcômeno (ambas na Beócia), um festival chamado Homolôïa era celebrado em honra de Zeus, Deméter, Atena e Ênio, e Zeus foi dito ter recebido o apelido de Homoloïus de Homoloïs, uma sacerdotisa de Ênio."
Fonte: http://www.theoi.com/Daimon/Enyo.html

Atena era chamada de Homolois em Tebas.
Fonte: https://books.google.com.br/books?id=NprxCQAAQBAJ&pg=PA239&lpg=PA239&dq=Homolois&source=bl&ots=3g-Saij-kf&sig=5-iV9jGbIAC52XJ1FsC3cW2S8Os&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwj0p8_K1erOAhVEgpAKHWGjC5AQ6AEIJTAB#v=onepage&q=Homolois&f=false

Homolóios é o nome do 7º ou 9º mês do calendário beócio (encontrei as duas informações para esse calendário), em referência a Zeus Homoloios (talvez o festival se realizasse nessa época). Os calendários da Tessália, da Etólia e de Lesbos também tinham um mês com esse nome, também em homenagem a Zeus.
O calendário beócio começava no solstício de inverno no hemisfério norte, em 21 ou 22 de dezembro. Então o mês Homolóios deveria começar no final junho ou final de agosto (estaríamos justamente nesse mês agora).
Fonte 1: https://books.google.com.br/books?id=W_gaUJ4wjicC&pg=PA69&lpg=PA69&dq=%22Boeotian+calendar%22&source=bl&ots=-kCQXsmdmo&sig=2fvMXWOZunc4pNJHeAUg96rK8rw&hl=en&sa=X&ved=0ahUKEwiKjNTziOnKAhXHW5AKHQooDUEQ6AEIMTAE#v=onepage&q=Homoloios&f=false
Fonte 2: https://es.wiki2.org/wiki/Calendario_hel%C3%A9nico#Beocio

Homolois era o nome de um dos sete portões de Tebas. De acordo com Pausânias, a fonte de Ares (Marte) nascia acima dele, a oeste da cidade. A água fluía ao lado da Cadmeia (a cidadela/acrópole de Tebas, onde se estacionava a elite do seu exército, miticamente fundada por Cadmo), dando origem ao rio Ismeno, que era guardado pelo dragão aquático filho de Ares com a Erínia Telfúsia (Erinys Telphousia, um epíteto de Deméter quando irada na cidade de Thelphousa na Arcádia), dragão este morto por Cadmo quando da fundação de Tebas.
A fonte de Ares era um local de encontro das mulheres tebanas, onde iam lavar os tecidos de linho.
Fonte: https://books.google.com.br/books?id=oD9aAAAAcAAJ&pg=PA268&lpg=PA268&dq=Homolois&source=bl&ots=6qdDUF2d85&sig=fXvoSryzJpeV57PegH7LG5icLXE&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiwuvbgy-rOAhXIkpAKHWm1DwwQ6AEIRDAG#v=onepage&q=Homolois&f=false

O portão Homolois recebeu esse nome de Homoleus, um dos sete filhos homens de Níobe e Anfíon, ou de Homolois, também uma das sete filhas mulheres do mesmo casal. Como se sabe, todos os 14 filhos foram mortos por Apolo e Ártemis.
Fonte: http://www.mythindex.com/greek-mythology/H/Homoloeus.html

Sua contraparte romana, Belona (Bellona), tinha um festival em 3 de junho. Já no dia 24 de março (mês de Marte), seus sacerdotes, os belonários (bellonarii) faziam cortes em seus braços e pernas, oferecendo seu próprio sangue à deusa.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Bellona_(goddess)

Acabei de achar isso também:
"O culto a Zeus Homoloios parece ter se espalhado pelo centro e nordeste da Grécia (Beócia, Euboea, Etólia, Lesbos e Eólia [nesta última ele era invocado para promover a concórdia).
De fato, na Beócia o culto parece ter sido um culto de estado celebrado a um bom custo. O festival da Homoloia em Orcômeno, por sua vez, incluía competições de coro e, se uma inscrição de Megara está associada com o festival beócio (e não com de alguma outra área, como a Tessália), também competições atléticas."
Fonte: https://books.google.com.br/books?id=Qs2SBQAAQBAJ&pg=PA418&lpg=PA418&dq=homoloios+meaning&source=bl&ots=cH2Jo_cbpQ&sig=wKi90VUwIB7gUo-knNXVxeaFF94&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjMmJur1-rOAhVEIpAKHWtqCrkQ6AEIPjAF#v=onepage&q=homoloios&f=false

"Homoloios: a palavra tem sido associada com Homole, uma montanha situada entre o Ossa e o Olimpo na Magnésia; ou um herói ou heroína da Beócia ou da Tessália (ver mais acima, sobre os filhos de Níobe e Anfíon); ou com a palavra etólia para o que é agradável e pacífico."
Segundo essa fonte, o culto a Zeus Homoloios deve ter se iniciado no monte Homole, onde cerimônias eram feitas no pico.
https://books.google.com.br/books?id=r5cge5IXuBwC&pg=PA104&lpg=PA104&dq=zeus+homoloios&source=bl&ots=fnYPNJzwmi&sig=b_6SUNY90D7wsXsaDhHyxTas0mQ&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjIx4DU2-rOAhXLC5AKHQ1pBQ0Q6AEIQjAG#v=onepage&q=zeus%20homoloios&f=false

Espero ter contribuído de alguma forma.
Fábio Aquiles
Fábio Aquiles

Masculino Número de Mensagens : 51
Localização : Salvador-BA
Data de inscrição : 08/05/2014

http://homotheosis.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ênio Empty Res

Mensagem  Rubi Areia Qua Ago 31, 2016 9:14 am

Verdade. Estas informações tenho sim. Mesmo assim, obrigada. obrigado/a
Rubi Areia
Rubi Areia

Feminino Número de Mensagens : 7
Localização : Salvador
Data de inscrição : 02/05/2016

http://neftis19.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ênio Empty Re: Ênio

Mensagem  Fábio Aquiles Qua Ago 31, 2016 10:02 pm

Apesar de tudo, de nada. lol!
Fábio Aquiles
Fábio Aquiles

Masculino Número de Mensagens : 51
Localização : Salvador-BA
Data de inscrição : 08/05/2014

http://homotheosis.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ênio Empty Re: Ênio

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos