Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Héstia

+4
Ricardo Mário Gonçalves
Alexandra
Jota Aktaios
Thiago Oliveira
8 participantes

Ir para baixo

Héstia Empty Re: Héstia

Mensagem  Thiago Oliveira Seg Fev 11, 2008 5:32 pm

Héstia Hestia1
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Héstia Empty Re: Héstia

Mensagem  Jota Aktaios Sex maio 28, 2010 11:38 pm

Tirando a feição sisuda dela amei a imagem.
Usaria fácil num altar à ela.
Jota Aktaios
Jota Aktaios

Masculino Número de Mensagens : 190
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Letras, artes e cultura
Data de inscrição : 23/05/2010

http://aktaios.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Héstia Empty Re: Héstia

Mensagem  Thiago Oliveira Sáb maio 29, 2010 9:28 am

Eu também gosto dessa imagem aqui, ó Héstia Hestia

Agora uma coisa que me tem chamado a atenção é a reafirmação de uma antiga idéia minha e que vem se confirmado na iconografia contemporânea de se associar os gatos à Héstia; honestamente até hoje não vi nenhuma fonte antiga ou moderna fazendo tal associação,mas pra mim é algo muito claro ver nos gatos um símbolo de proteção doméstica, lealdade aos princípios da Ôikos, mas uma liberdade utônoma, não partidária ou violenta, que sob meu ponto de vista figura muito bem nos felinos, ainda mais os gatos. E as imagens e representações de hoje em dia têm feito a mesma associação. Se você comparar as duas imagens, que eu acredito não tenham mais de 7 anos, verá o gato nas duas; e se fizer googlar o mesmo verá que em muitos desenhos e representações recentes o gato vem se associando à imagem de Héstia. Cool
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Héstia Empty Re: Héstia

Mensagem  Alexandra Sáb maio 29, 2010 12:38 pm

da primeira vez que vi a primeira imagem, achei até que fosse hécate, rsrs, mas daí vi o gato (e não cachorro) e olhei o nome do tópico

bom, dizem que - enquanto o cão é o melhor amigo do dono - o gato é o melhor amigo da casa, então - se o lar é de Héstia - faz sentido

alem disso, existe uma crença superantiga de que um gato na casa protege os moradores de maldições/feitiços e coisas do tipo...
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Héstia Empty Culto dos Gatos

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves Sáb maio 29, 2010 2:32 pm

Como fervoroso adepto do culto dos gatos, gostei das duas imagens, mas, em termos estéticos, fico com a segunda...
Minha mestra de Psicologia Analítica, a fabulosa Dra. Nise da Silveira, a mulher que introduziu o pensamento de Jung no Brasil, também adorava gatos. Criava 16 deles em seu apartamento. Nos seminários transdiciplinares em torno da obra de Jung que ela presidia, sentávamos todos em torno de uma grande mesa cheia de livros, sobre a qual os gatos ficavam passeando. Era uma delícia!
Lembro que o gato era um animal sagrado no Antigo Egito, associado à deusa-gata Bastet, venerada na cidade de Bubastis. Parece que o gato doméstico se originou no Antigo Egíto, daí migrando para a Grécia, Roma e outros lugares. Os autores gregos e latinos, quando discorrem sobre o gato, sempre o consideram um animal egício. Em Roma, fui visitar o Coliseu e o que mais me agradou lá foram os incontáveis gatos que o habitam, todos muito mansinhos e acostumados com a presença do ser humano.

Cf. Laurence Bobis - "Une Histoire du chat - De l'Antiquité à nos jours", Paris, Fayard, 2000.

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Héstia Empty Re: Héstia

Mensagem  A.Henrique Sáb maio 29, 2010 9:12 pm

Ahh..por isso minhas gatas adoram as oferendas que faço para Hestia.....rrsrsrs E um detalhe,gato não fica em casa,mas vadiando na rua.As gatas são mais caseiras
A.Henrique
A.Henrique

Masculino Número de Mensagens : 182
Localização : RS
Emprego/lazer : Educador/Escritor
Data de inscrição : 17/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Héstia Empty Re: Héstia

Mensagem  Thiago Oliveira Sáb maio 29, 2010 9:36 pm

Esse é um tema muito interessante. Não sei se o Ricardo conhece alguma citação de autores gregos sobre gatos, mas eu particularmente nunca vi ou li; talvez seja essa uma evidência clara da evolução e adaptação do simbolismo religioso às formas contemporâneas, o que é muito bom quando se vê coerência nas mudanças/avanços/adaptações Smile
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Héstia Empty Re: Héstia

Mensagem  Jota Aktaios Sáb maio 29, 2010 9:39 pm

Gente é gozado d+ essa questão do gato.
Eu amo d+. Tenho 4 fêmeas, das quais duas são castradas, e um macho, também castrado.
Em anos passados eu era, sem dúvida alguma, devoto de Bastet... não tinha como não. Quando passei pro politeísmo e recon sempre fiquei me perguntando quem seria a divindade relacionada a eles. Li em um livro algo sobre Demeter, alguns amigos os relacionavam a Afrodite, mas nunca achei uma base muito concisa pra firmar essa idéia.

Curiosamente, essa semana estava me requestionando sobre o assunto e eis que entro nesse tópico e começa tudo isso. Rolling Eyes

E é mais curioso ainda toda essa relação pq eu sou alguém relativamente bem caseiro. E sempre que faço alguma comida, por mim mesmo, faço um belo pratinho pros deuses =D E meus gatos ficam rondando na cozinha (obviamente porque querem risos)

Mas é muito bom voltar a esse assunto e achar um sentido Idea

P/ Álex: Depende, esse lance de cão melhor amigo do homem, gato amigo da casa não funciona bem aqui não. Os bichanos aqui escolheram os donos e cuidam de nós d+. Rss E que bom que a casa ta protegida de feitiços, acho que por isso que até hoje não morri de olho gordo, pragas e afins rss

p/Henrique: Nunca vou descobrir isso: 1) moro em apartamento; 2) jamais deixaria meus gatinhos vadiando pela rua, principalmente se pensarmos que os maiores índices de morte felina são acidentes e agressões na rua.
Jota Aktaios
Jota Aktaios

Masculino Número de Mensagens : 190
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Letras, artes e cultura
Data de inscrição : 23/05/2010

http://aktaios.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Héstia Empty Sobre gatos

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves Dom maio 30, 2010 4:52 pm

Conheço passagens de autores como Heródoto, Aristóteles, Plutarco e Eliano (escritor do século II, autor do tratado "A Natureza dos Animais") sobre gatos, vistos sempre como animais egípcios. Autores latinos como Cícero e Juvenal, não escondem seu deprezo pelo culto egípcio dos gatos, que consideram uma superstição grosseira. Fiz uma breve pesquisa sobre Hestia, mas não encontrei, nas fontes antigas nenhuma associação entre ela e o gato. Qaunto a Vesta, a Héstia latina, tinha por animal sagrado o asno, não o gato.


Thiago Oliveira escreveu:Esse é um tema muito interessante. Não sei se o Ricardo conhece alguma citação de autores gregos sobre gatos, mas eu particularmente nunca vi ou li; talvez seja essa uma evidência clara da evolução e adaptação do simbolismo religioso às formas contemporâneas, o que é muito bom quando se vê coerência nas mudanças/avanços/adaptações Smile

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Héstia Empty Re: Héstia

Mensagem  Thiago Oliveira Dom maio 30, 2010 5:25 pm

Muito obrigado Ricardo. Acredito que isso sim podemos classificar como uma adaptação ou adequação do simbolismo de culto antigo aos modos de vida modernos.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Héstia Empty Re: Héstia

Mensagem  filhotedelua Seg maio 31, 2010 2:39 am

amei a primeira imagem...


Uma outra coisa que nos permite fazer uma associação moderna do gato com Héstia é que o gato e o homem começaram a conviver porque o gato caça ratos e outras pragas domésticas... minha gata além de me proteger e cuidar espiritualmente (é praticamente o familiar da bruxa das historinhas, rs), impede que bichos cheguem perto de mim (i.e., me socorre quando uma barata aparece).

em um ditado que diz que uma casa é um lar quando em algum lugar tem um gato dormindo nela.

mas sou suspeita. Eu sou tão apaixonada por gatos. Sou do tipo que gosta de todos os gatos, mas cachorros só alguns indivíduos da espécie me conquistam. Odeio a subserviência, o olhar de "por favor me domine" dos cachorros, principalmente os pequenos.
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Héstia Empty Re: Héstia

Mensagem  A.Henrique Seg maio 31, 2010 7:45 pm

Bah,nem me fale.Minha gata-macha já matou umas duas cobras lá no meu patio.Ela ataca qualquer coisa que se mova,inclusive eu(rsrsrrsrs).Acho que numa vida passada ela foi boxeadora,gladiadora,qualquer coisa desse tipo(rsrsrsr).Alem de me trazer um passarinho morto pra dentro de casa....aff. cat
A.Henrique
A.Henrique

Masculino Número de Mensagens : 182
Localização : RS
Emprego/lazer : Educador/Escritor
Data de inscrição : 17/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Héstia Empty gatos

Mensagem  A.Henrique Seg maio 31, 2010 8:04 pm

E como moro em casa,é dificil controlar as idas e vindas da gataiada.rsrsrs E deixa-las presas dentro de casa seria ....terrivel. Mad
A.Henrique
A.Henrique

Masculino Número de Mensagens : 182
Localização : RS
Emprego/lazer : Educador/Escritor
Data de inscrição : 17/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Héstia Empty Re: Héstia

Mensagem  Thiago Oliveira Seg maio 31, 2010 9:25 pm

Acho que isso vai do temperamente de cada gato. Tenho dois gatos,um ruivo e um cinza; o cinza é super doméstico e carinhoso, já o ruivo é super indepentende e vadio. Mas enfim.. isso não é um fórum sobre veterinária, néh ?
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Héstia Empty Re: Héstia

Mensagem  A.Henrique Ter Jun 01, 2010 7:37 pm

Corram gatos todos,o tio chato chegou! :arrow:
A.Henrique
A.Henrique

Masculino Número de Mensagens : 182
Localização : RS
Emprego/lazer : Educador/Escritor
Data de inscrição : 17/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Héstia Empty Re: Héstia

Mensagem  carlos Dom Ago 08, 2010 9:02 pm

adorei a segunda imagem. quanto a primeira me lembra uma certa santa católica q eu conheço. E ótimo vou passar a associa gatos a Héstia Smile
carlos
carlos

Masculino Número de Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Héstia Empty Re: Héstia

Mensagem  samueljordao Sex Set 05, 2014 8:52 am

Só um comentário sobre gatos (seja macho ou fêmea).
Eles são animais domésticos, são para ficar em casa. Principalmente nos dias de hoje, em que eles podem sofrer acidentes, ficar preso em algum lugar, ser assassinado por gente malvada, ou arranjar briga com outros gatos e cães.   cat
Infelizmente, perdi muitos gatos assim, fica só esse lembrete. ^^

samueljordao

Masculino Número de Mensagens : 8
Localização : Aracaju, SE
Emprego/lazer : Aux. Escritório
Data de inscrição : 10/08/2014

http://novembriano.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Héstia Empty Re: Héstia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos