Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apresentação

+3
CanisHades
Alexandra
terezy
7 participantes

Ir para baixo

Apresentação Empty Apresentação

Mensagem  terezy Ter Mar 11, 2008 10:46 am

Ola, sou do RJ, ZS, e espero encontrar amiga/o/s e assuntos que fortifoquem meu pequeno saber da Arte.
Temos um Grupo chamado Caminhos da Terra a Lua, aberto para troca de experiências e discussões aberto a todos pagãos que se reune na Quinta da Boa Vista, este mês será agora dia 15 às 11 horas. Quem quiser aparecer e nos ajudar a aumentar nossa jornada no caminho ficamos gratos.
Feliz sejamos todos Embarassed
Teka Koré Biatatá Le Fay

terezy

Feminino Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem  Alexandra Ter Mar 25, 2008 9:05 am

Olá Teka,
Aqui não seria bem um lugar para falar "da Arte", visto que essa é uma denominação neo-pagã um tanto puxada para os wiccanos, que são duoteístas, não politeístas como nós helênicos. Há um tópico na parte de 'Propósitos e Éticas' que explica isso, além de outros que você pode aproveitar para conhecer-nos melhor por ali.
Bem-vinda e abraços...
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Apresentação

Mensagem  CanisHades Seg Dez 01, 2008 10:10 am

Olá sou CanisHades, tenho 21 anos e a 5 sou seguidor e adepto do paganismo, sendo que cultuo o panteão grego. Vivo no RS e tenho profunda ligação com a força e a sabedoria da Deusa guerreira Atena. Fico feliz de encontrar pessoas com afinidades religiosas, espero poder fazer contatos, conhecer gente como eu, que preza pela antiga e poderosa magia da natureza. Abraços...
CanisHades
CanisHades

Masculino Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem  Thiago Oliveira Ter Dez 02, 2008 5:52 pm

Penso que seja bom lembrarmos de uma coisa:

O RECONSTRUCIONISMO HELÊNICO NÃO É PAGANISMO , TAMPOUCO NEO-PAGANISMO!
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Resposta ao sabichão

Mensagem  CanisHades Qui Dez 04, 2008 8:39 pm

A palavra pagão vem de Pago, ou seja significa ''homem do campo'', poderiamos dizr da natureza. Todas as religiões baseadas na natureza, politeistas ou não são consideradas pagãs. A antiga religião grega com seus Deuses e mitos é sim uma religião pagã. Afinal de contas era baseada nos ciclos da naturaza e os Deuses que a regiam. Artêmis não é por acaso a Deusa da lua, dos animais e dos bosques?, Zeus não é o senhor do Raio e do trovão? Apolo não é o senhor do sol? Eféstos é o Deus do Fogo? e assim por diante. Esses aspéctos não se referem por acaso a natureza? Talvez o companheiro devesse rever seu conceito de paganismo. A grande difereça das outras religiões que não são pagãs, como o Cristianismo, o Islamismo e o Judaismo, é que estas ao invez de basearem se na natureza, são religiões reveladas onde um profeta, ou messias revela a verdade que todos devem seguir, e escreve testamentos sagrados para isso. Logo não estou no lugar errado minha religião é a Grega, sendo uma religião pagã baseada na natureza. Viva o reconstrucionismo Helênico!
CanisHades
CanisHades

Masculino Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem  Thiago Oliveira Sex Dez 05, 2008 5:42 pm

O termo "pagão" para designar a religião não tem nada a ver com afirmações línguisticas. É antes de mais nada econômica e social, e pro conseqüência disso, cultural. O termo vem sendo utilizado desde o século VI EA para designar todas as religiões PRÉ-CRISTÃs. Como "pré-cristão" devemos entender toda a religião que vai "contra" (isso é o que eles dizem) o cristianismo. Acontece que como reconstrucionistas, uma abordagem desse tipo é incoerente. É pelo mesmo motivo que não usamos a terminação cronológica de A.C. e D.C.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem  Alexandra Seg Dez 08, 2008 12:12 am

Não li tudo o que vocês falaram, mas Reconstrucionismo não é pagão (da natureza) até pelo simples fato de o calendário não seguir as estações e sim a pólis.

E não usamos AC e DC, mas sim AEC (antes da era comum) e EC (era comum), pois AC e DC seria afirmar que Jesus é o "Cristo" ('o' messias, 'o' ungido, 'o' enviado etc) e isso nem os judeus acreditam, então fica uma conotação religiosa segregadora.
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem  Pedro Breck Qua Dez 24, 2008 11:20 pm

e aew galera beleza? Meu nome é Pedro Breckenfeld, moro em Recife- PE e estou super feliz de me encontrar com meus companheiros Helenicos. Very Happy. Quero tentar descobrir muito mais sobre minha religão o Reconstrucionismo Helenico, vou até estudar Arqueologia para ver se descubro algo sobre ela, e claro que por aqui também. Espero que a gente se der muito bem e que possamos ajudar um ao outro. Cool
Pedro Breck
Pedro Breck

Masculino Número de Mensagens : 3
Emprego/lazer : Jornalista e estudante.
Data de inscrição : 24/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Boas vindas

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves Qui Dez 25, 2008 8:53 pm

Seja bem-vindo, Pedro! Então V. é do Recife? Costumo ir à sua bela cidade todos os anos, logo depois do Carnaval. Vamos aprender muito juntos sobre o Helenismo!

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem  Thiago Oliveira Sáb Dez 27, 2008 6:26 pm

Aê ! Um vizinho.. Pedro, vc tem msn ?
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty ao caro Thiago Oliveira

Mensagem  Tiago Schiavon Sex Jan 09, 2009 3:08 pm

Caro Thiago Oliveira,
Embora concordemos que nosso nome é o mais bonito de todos, discordo da maneira como abordara a questão do paganismo... pois paganismo não quer dizer anti-cristão! simplesmente quer dizer que nada tem haver com cristianismo! Mas isso não é o pior... senti nas suas palavras um tom de soberba, gritando em vermelho, o que não faz parte da Hospitalidade tão querida pelos reconstrucionístas, principalmente porque nosso amigo está apenas começando neste caminho e deve ser orientado e não afrontado com palavras acirradas! Palavras assim fazem com que a Discórdia, o Medo, e a Violência (divindades) surjam em meio aos homens...
Contenha seu íntimo belaz (guerreiro), e serremos as destras (apertemos as mãos), com dons de fraterna cooperação!

Abraços

Tiago Schiavon

Masculino Número de Mensagens : 3
Localização : Paraná
Data de inscrição : 09/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem  Alexandra Sáb Jan 10, 2009 4:33 pm

Falou bem, Tiago S.

Estava comentando sobre isso ontem com uma amiga celta. Apesar de os helênicos terem uma religião mais urbana do que rural; em se tratando de uma união de politeístas, eu ainda acho válido nos identificarmos como pagãos (no sentido de não-cristãos), pois senão chamaríamos os cristãos de monoteístas e isso é só uma característica de religião deles e não a sua denominação. Comentei por causa do blog que ela, eu e outros colaboramos, sobre a educação das crianças dentro das crenças politeístas (qualquer panteão que seja), o "Crianças Pagãs" - http://criancapaga.blogspot.com.

E, sim, vamos tentar manter por aqui o princípio da Xenia (amizade convidativa, hospitalidade, proteção e reciprocidade) tão característico da nossa ética.

Falando em Xenia, aproveito para dizer que viajo hoje até o dia 31 e poderei demorar um pouco para responder aqui no fórum. Abraços...
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Claro q tenho vei :D

Mensagem  Pedro Breck Seg Jan 19, 2009 9:44 pm

o meu msn é: breckenfest@hotmail.com
e claro, todos podem me adicionar tb, não só Thiago, eu iria adorar conhecer a todos. ^^
Pedro Breck
Pedro Breck

Masculino Número de Mensagens : 3
Emprego/lazer : Jornalista e estudante.
Data de inscrição : 24/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentação Empty Re: Apresentação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos