Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Clarificação das Linhas de Base para Discussão"

Ir para baixo

"Clarificação das Linhas de Base para Discussão" Empty "Clarificação das Linhas de Base para Discussão"

Mensagem  Alexandra Seg Out 06, 2008 12:32 am

Como parece que, por sincronicidade, o fórum americano vem enfrentando algo parecido o que tivemos aqui ultimamente, vou aproveitar para traduzir o pronunciamento do Tim e nos posicionar da mesma forma:

"Eu presumia, baseado no último grande debate sobre o que é o que não é o Helenismo, e no anúncio subseqüente do fórum há vários meses atrás, que havia uma compreensão das intenções e propósitos deste website. Eu estava errado. Estou escrevendo esta declaração para clarificar melhor as linhas de base deste website e algumas das definições aceitas que usamos.

Este website está de acordo com o Supremo Conselho dos Gentis Helenos, que declara que 'nós não nos esforçamos por uma volta superficial aos modos antigos, mas - pelo contrário - pelo retorno de um tipo diferente de pessoa, o homem Helênico, que será governado por valores humanísticos, como primeiro expressamos e demonstramos por nossos ancestrais. Um tipo de homem que fará a jornada do caminho da virtude'. O Helenismo (no sentido da religião moderna) é uma tradição de reverência e honra aos deuses gregos em uma maneira tradicional ao reproduzir os ideais e valores gregos, da prática do ritual ao desenvolvimento pessoal. Esta definição não torna o Helenismo exclusivamente Reconstrucionista, mas exclui aqueles que não são helênicos por natureza.

Nós também concordamos que o Esoterismo, a Nova Era e o Neopaganismo são uma distração a esse objetivo estabelecido, não têm conexão real com a religião helênica, e geralmente parecem ser 'inspirados pelo cristianismo'. Nós descobrimos que nosso grupo (Hellenic_Recons do Yahoo Group) faz a melhor declaração relativa a essa posição dentro da descrição, e abraçamos essa posição também.

Rejeitamos o oculto e as crenças e práticas 'mágicas' e, em vez disso, abraçamos uma dedicação de todo o coração aos deuses da Hélade e uma disposição/desejo de viver nossas vidas de acordo com os princípios da piedade, da tradição, e da honra. Isso impede qualquer aliança com o cristianismo, a magia, o ocultismo, o 'neo-paganismo' (como relacionado à Wicca e suas ramificações), 'mágica cerimonial', 'bruxaria', hermetismo e 'teurgia'.

Pagãos ecléticos que são verdadeiramente interessados na religião helênica e que desejam aderir aos propósitos desta lista são bem-vindos. Todos são livres para postar nos tópicos (on-topic), mas reivindicações ou ideologias absurdas serão criticadas. Qualquer membro que insistir em discutir mágica ou ocultismo será pedido a levar o assunto para fora (pois será considerado off-topic). Debate e discussões saudáveis são encorajados, mas incendiários e baderneiros serão removidos. Mantenha-se no assunto do fórum, não envie spam, aja razoavelmente/racionalmente, respeitosamente e inteligentemente.

Para acrescentar, como ponto de clarificação, este site define mágica como uma forma de ritualismo baseado em conceitos irreligiosos de causalidade, independente se envolvem ou não superstição, pseudo-ciência ou o uso de lógica vaga. Esse atos são vistos como predominantemente não-éticos e práticas injustas que procuram poder ou riqueza através da manipulação do 'sobrenatural'. A mágica claramente não tem lugar em qualquer prática baseada na - ou inspirada pela - antiga religião grega.

Este site recebe de bom grado todos os amigos, convidados, e aqueles que querem informações sobre a tradição helênica, mas não daremos proeminência e peso igual a 'reinvidicações e ideologias absurdas' e reservamos o direito de fazer avaliações e criticar baseado no mérito de uma opinião fundamentada. Nós nos reservamos o direito de trancar qualquer tópico, apagar qualquer postagem e banir qualquer usuário que fugir do assunto de uma forma que conflite com nossos objetivos apresentados, que promova informação falsa ou mal-conduzida, ou que tente promover livros e websites que intencionalmente entrem em conflito com o nosso propósito."

( Timothy Alexander, em Hellenismos.us )

O ideal era não termos que nos repetir, mas enfim, aí está. Ao menos vemos que não é só aqui que isso acontece.

Eirene (paz)...
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos