Duvidas e Hera e Dioniso

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Duvidas e Hera e Dioniso

Mensagem  Elidia Martins em Sab Nov 22, 2008 10:15 am

Oi, pessoal.

Eu tenho algumas dúvidas que eu espero que vcs venham me elucidar.

A primeira é referente a Hera e Dioníso, li a pouco que as pessoas que cultuavam Dioniso e as que cultuavam Hera não se bicavam de modo algum. Eram cultos estritamente separados, havia um local que citou o artigo que estava lendo a respeito (e que eu não me lembro de cabeça agora, mas acredito que seja em Atenas) em que cultuavam Hera e Dioniso no mesmo lugar, mas a briga e rivalidade era tanta, que sacerdotisas de Hera e as sacerdotisas de Dioniso sequer se olhavam, não se gostavam, tinha certa rivalidade. Hoje em dia, isso ainda deve ser levado em conta para quem está praticando o Reconstrucionismo Helênico? Não devendo cultuar Hera e Dioniso ao mesmo tempo, ou no mesmo lugar? Faço essa pergunta porque gosto de ambos e não sei como devo proceder em caso de preces e cultos. Question

Outra questão que eu gostaria que falassem mais a respeito e me indicassem livros, artigos ou qualquer coisa que o valha é o caso de sonhos dentro do Reconstrucionismo Helênico. (Desculpa se eu estiver fazendo perguntas tolas, mas ainda não estudei o suficiente a respeito disso). No "paganismo nórdico" (desculpem a comparação), uma das formas de contato com os deuses e também as "profecias" vinham de técnicas como Seidr, Spá e sonhos. Seidr e Spá se assemelha muito com a prática de xamanismo e transe. Porém, dão grande enfase aos sonhos porque era um meio de comunicação dos deuses. Como são vistos os sonhos dentro do Helenismo?

Gostaria de saber também se há algum tipo de necessidade de se cultuar um deus/deusa em particular, como um deus patrono, por exemplo? E se há, gostaria de saber qual seria a forma mais correta usada para se definir qual deus a ser cultuado? Experiências pessoais aqui seria muito bem vinda. Acho complicado ter de escolher um entre tantos deuses que eu gosto, porém dias atrás eu sonhei com Apolo, praia, mar e Golfinhos e fiquei maravilhada com o sonho, mas não sei se eu poderia identificar isso como algum tipo de proximidade com o Deus e também não sei se os sonhos são relevantes dentro desse culto, como são em outros.

Acho que por enquanto é só!
cyclops

Beijos
Elidia Martins

Feminino Número de Mensagens : 35

Ver perfil do usuário http://www.pitonisadefebo.blogspot.com

Re: Duvidas e Hera e Dioniso

Mensagem  Thiago Oliveira em Sab Nov 22, 2008 5:15 pm

[Hera e Dioniso] Não sei onde você esteve lendo, mas devemos considerar que religião e mitologia são coisas distintas, apesar de fazerem parte de algo maior: a cultura helênica. Na mitologia, Hera e Dioniso são rivais , de fato, dado que Dioniso é filho de relações incestuosas de Zeus , Seu pai, com a mortal (?) princesa tebana Semele. Mas a própria mitologia é controversa; há outras versões de mitos que narram que Dioniso é filho de Perséphone, unida à Zeus em forma de serpente, e outras dizem que Ele é filho de Réia... qual versão está certa ? TODAS! A questão do mito é que ele é usado como símbolo, e como tal, toma a forma que seja necessária para que o simbolismo (aquilo que se quer explicar) seja captado. A religião se utiliza dos mitos, mas não é nos mitos que ela tem sua essência. O próprio Walter BUrkert afirma que muitos dos ritos religiosos que têm algum mito relacionado a ele são mais antigos que os próprio ritos. Se havia rivalidade, é pouco provável que chegasse ao nível de "não olharem-se nos olhos", posto que a religião cívica helênica não abarca uma atitude tão... verdadeiramente egoísta por parte de sues eunucos e arkontes baisleus. Ao menos é assim que penso. Quanto a adotarmos uma atitude de desrepeito para com nossos irmãos helenos, só porque os antigos, supostamente o faziam, creio que seja desnecessário enquanto reconstrucionistas.

[sobre os sonhos] A interpretação dos sonhos é uma forma oracular muito antiga e usada na Héllade. Para se ter mais instruções e informações te recomento o artigo publicado lá no site do hellenion que vou mandar logo mais abaixo, mas o texto está em inglês. Agora... o sonho é uma forma corrente de contato com o mundo divino sim, é uma das mais diversas possibilidades de contato. O Platão dizia que os dois momentos em que os deues estão mais presentes e juntos aos homens são : o banquete e a "divinação", ou seja, o uso dos oráculos; mas devemos considerar a epifania como a mais explêndida forma de contado dos deuses conosco.

[deuses patronos] No helenismo também há o culto aos deuses patronos sim. Mas não existem formas fixas e ..dogmáticas de determinar-se os deuses patronos, como existe na leitura de búzios da umbanda e condomblé , por exemplo. Geralmente acontece mais da relação estabelecida entre o heleno e esse deus. Uma rellação de respeito, identificação e admiração pelo Deus. Pode-se ter um par.. um trio...dois ou três pares ou trios... rsrsr é do tipo da coisa que acontece, os deuses nos acompanham e surgem no caminho. Não tem segredo.

http://duttond.topcities.com/Hellenotamiai/duttond/csp_divination_w.html
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante

Ver perfil do usuário http://ta-hiera.blogspot.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: