Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chloris

2 participantes

Ir para baixo

Chloris Empty Chloris

Mensagem  Antônio Dom Abr 05, 2009 12:05 pm

Outrora, era eu Chloris ; agora , porém, me chamo Flora. É assim que o meu nome, tirado do grego, se corrompeu no idioma latino; era eu Chloris, ninfa destes venturosos campos onde outrora os homens passaram deliciosos dias. Quanto às minhas feições , teria que sacrificar a modéstia para pintá-las, mas valeram a minha mãe, por genrro, um deus.Era um dia de primavera; errava sozinha; Zéfiro , de repente, me vê; eu me afasto, ele me segue e não tarda em dar-me o nome de esposa. No meio dos campos de que meu esposo me dotou há um fecundo jardim; um sopro puro o acaricia, e límpidas águas o regam . meu esposo semeou-o com as mais lindas flores e disse-me: Deusa, reina para sempre entre estas flores. Sou eu quem preside aos seus matizes diversos, pois outrora o vasto universo apresentava apenas uma cor uniforme .

Ovídio
La Mythologie Dans L’Art Ancien Et Moderne
René Ménard
Editora Opus
Mitologia Greco-Romana
Volume 1 pag 297.
Antônio
Antônio

Masculino Número de Mensagens : 109
Localização : São Paulo SP
Data de inscrição : 30/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Chloris Empty Re: Chloris

Mensagem  Alexandra Qua Abr 08, 2009 5:12 pm

Bonito, mas cuide em observar que Ovídio é uma fonte romana, tanto que no texto ele menciona Chloris (grega) virando Flora (romana).
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos