Minha arte devocional

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Minha arte devocional

Mensagem  filhotedelua em Sex Ago 07, 2009 3:16 am

Eu estou aprendendo a não odiar tudo que faço. Aprendi, a duras penas, que mesmo aquilo que não tem grande valor artítico pode ter valor como ato de devoção. Então, tomando coragem, rs, vou colocar algumas das coisas que já fiz aqui.

(clique na imagem para ampliar)

este foi uma oferta para Dionisio. Fiz o quadro durante a Anthesteria, como parte das atividades do festival. Foi fortemente baseado em um sonho que tive alguns dias antes

Mais um dos quadros dionisíacos (siiim, Ele é minha motivação maior para pintar), o primeiro de uma série sobre Ariadne e Dionísio...

Prometheus

E um esboço que ainda vai virar tela, a pítia.

filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206

Ver perfil do usuário

Re: Minha arte devocional

Mensagem  Thiago Oliveira em Sex Ago 07, 2009 4:01 pm

Sarah, seu trabalhos não são ruins, pelo contrário, são até bons demais. Tecnicamente falando há expressão, uma msitura de expressionismo e surrealismo, talvez. O Que falta nos seu trabalho talvez seja um estudo maior da cor, mas isso se resolve com a prática e com o estudo. Mas além do valor cultual e simbólico, tem valor artístico sim, não sei se comercial porque não é propriamente a minha área.

Deixa te msn por MP e a gente pode conversar mais e melhor.
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante

Ver perfil do usuário http://ta-hiera.blogspot.com

Mensagem  filhotedelua em Sab Ago 08, 2009 1:15 am

meu problema com cor é que tenho a mania de trabalhar com a tinta que etiver a mão, e ai acaba tendo umas coisas bem complicadas...rs
dá para perceber que no Prometheu eu estava com uma gama decente de material e deu para trabalhar bem a cor.

e vou te passar o msn sim. é sempre bom mais helenos no msn =)
filhotedelua

Ver perfil do usuário

Mensagem  Thiago Oliveira em Sab Ago 08, 2009 9:36 am

kkkkkkkkkk
Quando me refiro à trabalhar a cor não falo especificamente de material ou nuance.. é o trabalho de preparar a situação pra que a cor se adeque à ela, e vice versa; O material de fato, nem sempre favorece, mas isso é o de menos.. talvez na falta do que fazer eu já fiz experimento com vários tipos de pigmentos em vários tipos de supefície... cafeína, mate, chocolate, carvão, colorífico, extrato de hortelã.. rsrs e uma coisa eu te digo.. uma cor nunca se repete quando bem trabalhada, e é isso que confere um caráter único ao seu trabalho. Não sou um exímio pintor.. mas eu tento fazer bem as coisas a que me dedico.
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante

Ver perfil do usuário http://ta-hiera.blogspot.com

Mensagem  Alexandra em Sab Ago 08, 2009 8:59 pm

Beibe, não vou julgar teu trabalho, porque pra mim tudo o que é pros deuses e não coloca elementos estranhos (tipo colocarem um Hermes com abóboras de Halloween que vi e me deu arrepios) é lindo. Ele é expressão do que vem de vc, então é bem feito, belo, válido, útil e uma boa homenagem às deidades. Mas vou falar sobre isso de você achar ruim o que faz...

O mundo moderno prega que a gente não deve se gabar de si próprio, ficar se auto-exaltando, que deveríamos ser humildes e blablabla (coisa de judaico-cristão que espera ter uma vida miserável de pecador arrependido para só ser feliz depois da morte); mas na Antiguidade não era assim. Pelo contrário, essa 'jactância' servia para animar, motivar, lembrar quem somos (na época o guerreiro se acreditava ser genealogicamente descendente direto de algum herói que por sua vez era descendente dos deuses e tal), confiar na nossa capacidade, mostrar aos deuses algo do qual eles se orgulhem. Então era comum ver alguém dizendo que lutava com o que viesse, que não havia ninguém como ele etc. Claro que seria antipático dizer "olhem como sou o máximo como pintora", mas também não precisa desprezar seu próprio trabalho, principalmente quando ele parece ter finalidades devocionais. Pense um pouco: se você os fez para agradar aos deuses ou a partir de sonhos (como o ofiotauro) é porque você fez o seu melhor ou porque era assim que ele deveria ser representado. O resultado esperado provavelmente foi alcançado, mesmo que ele lhe pareça estranho ou insuficiente. A gente nunca acha que está bom, até porque é difícil representar na limitação de um 2D e dentro da dimensão de uma tela/papel/etc algo que para nós é tão maior, tão mais significativo, ou que até visualizamos inteiro e em movimento em um sonho.

Então nada de desânimo, continua fazendo arte que você já a faz muito bem, e acredite você mesma nisso. Nem que seja pela velha história do pensamento positivo que hoje virou "o segredo": dizendo/repetindo tanto que você pinta otimamente, você acaba pintando mesmo, rsrsrs!

Wink
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes

Ver perfil do usuário

Mensagem  carlos em Dom Ago 08, 2010 8:40 pm

eu adorei, ficou mesmo lindo.
carlos

Masculino Número de Mensagens : 205

Ver perfil do usuário

Mensagem  Duggan em Dom Set 05, 2010 3:16 am

Bem, no meu caso não fiz uma "arte devocional" propriamente dita, se bem que acho que até posso considerar assim, se isso puder ser classificado como arte, claro. hehehe
Na verdade tenho duas intenções para esta postagem. A primeira é acompanhar a Sarah na coragem de publicar coisas que nem achamos assim tão "artisticamente corretas", e a segunda é aproveitar a proximidade da próxima noumenia e incentivar o povo a usar a criatividade e a imaginação pra fazer "coisinhas" para enriquecer os rituais.
Este é um kathiskos que fiz aqui pra casa. Não é nenhuma obra prima, mas tem todo o meu carinho, respeito e devoção.

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

Bem, pra quem interessar, este pequeno vaso pode ser encontrado em qualquer casa de artigos religiosos mista, ou em casas de umbanda mesmo. Usei canetas de escrever em CD para fazer os desenhos. É meio complicado, porque desliza bastante sobre o esmalte da peça, e as vezes escapa de forma incorrigível, mas se tiver paciência, o resultado pode ser incrível.
Erroso!
Duggan

Masculino Número de Mensagens : 121
Emprego/lazer : Publicitário/tatuador

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jota Aktaios em Dom Set 05, 2010 10:46 am

Gente, eu invejo muito esse povo tocado pelas artes do desenho! Eu não tenho o mínimo dom pra fazer quadros como a sarah ou um kathiskos como o do Duggan! Dizem que eu tenho a mão muito pesada pra desenho. Mas jah fiz algumas coisas artesanais e ficou legal.

Parabéns meninos! Ótimas artes!!!
Jota Aktaios

Masculino Número de Mensagens : 190
Emprego/lazer : Letras, artes e cultura

Ver perfil do usuário http://aktaios.blogspot.com

Mensagem  Alexandra em Dom Set 05, 2010 2:08 pm

Duggan, posso botar seu kathiskos junto à imagem dos nossos no site - http://sites.google.com/site/helenismo/Home/festivais/agathos-daimon ?
Alexandra
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem  filhotedelua em Seg Set 06, 2010 12:57 am

Adorei! Ficou muito bom. (eu ia colocar uns palavrões para dizer o quanto achei bom,mas tou tentando ser web-educada)

Eu fiz umas experiências com mini ânforas dessas. Mas eram de barro mesmo,então eu passei uma base de tinta esmalte branca. Fica mais áspero e não escorrega muito.

(aliás, lojas de artigos religiosos tem tanto material que se adapta pro nosso culto... o pessoal da loja que frequento já se acostumou comigo indo lá todo mês fazer compras)
filhotedelua

Ver perfil do usuário

Mensagem  Alexandra em Seg Set 06, 2010 1:16 am

Pois é, eu fiquei centrada em seguir a sugestão da Hellenion de como fazer o kathiskos (com um vidrinho qualquer enrolado em fita amarela e uma serpente) que nem pensei em fazer arte desenhada em um recipiente de verdade. Mas se considerarmos Anticleides, ela tem mesmo duas asas e não menciona uma obrigação de ser transparente para ver o conteúdo, como adotamos.

Eu só teria dúvida de usar uma ânfora dessa porque não me parece que ela vede bem (e o kathiskos precisa vedar porque comida guardada por um mês estraga e chama bicho)...
scratch
Alexandra
Administrador
Administrador

Ver perfil do usuário

Mensagem  Duggan em Seg Set 06, 2010 1:20 am

Valeu, gente! Fico muito feliz que tenham gostado.
Jota, vc não precisa necessariamente saber desenhar...uma folha de estêncil e um desodorante em barra podem fazer verdadeiros milagres...hehehehe basta decalcar um desenho que vc queira sobre uma folha de estêncil e trasferí-lo para onde vc quer usando o desodorante em barra (no caso de uma superfície que não seja de papel, claro). Aí é só usar a criatividade.
E Alex, é claro que pode usar as fotos para o site. Para mim seria uma honra!
Abraços!
Duggan

Ver perfil do usuário

Mensagem  Duggan em Seg Set 06, 2010 1:20 am

Alex, realmente não veda bem, mas nada que fita adesiva transparente não resolva.
Duggan

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: