Algumas dúvidas a serem esclarecidas...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Algumas dúvidas a serem esclarecidas...

Mensagem  Vorena Varnel em Seg Maio 03, 2010 7:29 pm

Retornei a este forum a pouco tempo e devo dizer que estou muito empenhada em meus estudos sobre a religiosidade helênica. Durante muito tempo fui "pagã", não necessáriamente wicca, pois acho que ela tem quase nada para me oferecer. Meu culto sempre foi muito esporádico e até um pouco espalhado, estudando uma coisinha aqui e outra ali, mas sendo fiel a Hécate como minha única Deusa. Mas de um tempo pra cá tenho sentido essa minha forma de culto meio irresponsavel, vazia e um tanto cansativa. Fazendo uma breve investigação "astral", se é que me entendem, vi que estava faltando mil coisas e outras duas mil que eu fazia sem a menor necessidade. Shocked Então fui pesquizar e cheguei, graças a Ela, até vcs (novamente). Mas é claro, assim como todo novato, tenho algumas dúvidas e gostaria que vcs me ajudassem nisso.

1° Tenho que prestar culto a todos os Deuses ou somente os Deuses que eu me preferir? Neutral
2° Mesmo eu gostando mais de um Deus que de outro antes de qualquer celebração pra ele primeiro tenho que prestar homenagens a Zeus?
3° Não entendi bem sobre os sacrificios. Afinal há matança ou não? confused
4° Vi vários tipos de altares, tanto aqui no forum como no site, são todos realmente lindos e inspiradores! mas gostaria de saber que tipo de altar fica dentro de casa e qual fica do lado de fora? o que fica do lado de fora tem que ficar na entrada ou em qualquer outra área aberta da casa?

Acho que por enquanto é só... outras virão, claro, mas no momento preciso que me expliquem estas. Wink

Beijo a todos!!! Very Happy

Vorena Varnel

Feminino Número de Mensagens : 40
Emprego/lazer : Me atualizando...

Ver perfil do usuário

Re: Algumas dúvidas a serem esclarecidas...

Mensagem  Thiago Oliveira em Seg Maio 03, 2010 10:12 pm

Vorema, vamos lá...

1° Tenho que prestar culto a todos os Deuses ou somente os Deuses que eu me preferir?
Você não precisa prestar culto a todos os deuses, o que é algo que às vezes torna-se dificultoso, talvez até impossível, até porque somos humanos e inevitavelmente temos mais afinidades com alguns deuses do que com outros. Então é o seguinte, somos pan-helênicos, o que implica dizer que em geral respeitamos todos os deuses, inclusive em práticas de culto, mas que não necessariamente temos a mesma afinidade com todos. Você pode fazer culto apenas às divindades que preferir, como acontecia em muitas polieis antigas, mas semre que puder, faça algo para um deus não tão próximo, seja por necessidade/desejo/intuição, ou devido aos festivais do calendário.

2° Mesmo eu gostando mais de um Deus que de outro antes de qualquer celebração pra ele primeiro tenho que prestar homenagens a Zeus?
GEralmente a primeira oferta e hino da celebrãção não é para Zeus, e sim para Héstia, o que consiste numa etiqueta ritual, já que sem Héstia não há tradição, ou continuidade do núcleo familiar/tradicional. Sendo assim, o comum é que o primeiro seja pra Ela. E isso não desonra qualquer deus que o valha. Seguido a isso você faz as honras aos deuses da celebração. Porém em casos mais simples, como uma libação per si, isso não há.

Ah! Só mais uma coisa, como disse num dos itens acima, não há respostas prontas sempre; há referênocias, e com base nessas referências vc pode elaborar releituras que sejam mais coerentes com suas possibilidades e modo de vida.

Espero ter ajduado, e qualquer coisa, estaremos por aqui.
3° Não entendi bem sobre os sacrificios. Afinal há matança ou não? confused

Quanto aos sacrifícios não há consenso. Algumas pessoas o praticam, outras não. Acredito que é mais uma questão de ideologia e economia. Na antiguidade mesmo havia gente que não concordava com o sacrifício de sangue. Mas talvez a forma mais prática de entendê-lo seja ressignificando o que é o sacrifício. Na antiguidade quando esses ritos começam a ser instituidos, era-se sacrificado animais porque isso era o que havia de mais valioso para aquelas pessoas. Mas e hoje, onde vc pode comprar um pedaço de carne e sacrificar, será que esse pedaço de carne é realmente o que há de mais valioso ? Enfim.. é algo que precisa ser discutido; e não há respostas prontas.

4° Vi vários tipos de altares, tanto aqui no forum como no site, são todos realmente lindos e inspiradores! mas gostaria de saber que tipo de altar fica dentro de casa e qual fica do lado de fora? o que fica do lado de fora tem que ficar na entrada ou em qualquer outra área aberta da casa?

Aqui é mais uma questão de escolha e de possibilidades, Varona. Eu por exemplo, se pudesse teria todos os meus altares no lado de fora, mas por questões de espaço e privacidade isso nem sempre acontece. Hoje, como na antiguidade, muitos têm em casa os altares principais, em geral dedicados aos protetores da família e dos deuses patronos. Os altares domésticos na antiguidade ficavam dentro de casa, devido ao fogo. Mas nos templos era comum que fosse externo (ou não). Então eu acho que é mais uma questão de desejo e possibilidade, e talvez um pouco de coerência. Eu ficaria muito desconfortável em fazer um altar pra Deméter, por exemplo, na minha estante de metal no quarto, onde fica o de Hermes e Dioniso. Então, se você quiser/puder dizer para quem pretende montar os altares, talvez seja mais fácil orientar nessa questão.

Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante

Ver perfil do usuário http://ta-hiera.blogspot.com

Mensagem  Alexandra em Ter Maio 04, 2010 1:21 am

1° Tenho que prestar culto a todos os Deuses ou somente os Deuses que eu me preferir?

Você pode ter deuses patronos, mas te aconselho a investigar também como os outros deuses agem, porque muitas vezes temos preconceitos que não se confirmam e que impedem que sejamos conduzidos pelo "caminho sagrado" (pra citar os órficos) de forma mais plena, além do que é comum descobrirmos que Eles têm um domínio na nossa vida que nem sabíamos que era atribuído a Eles.

Outra coisa são os daimones (espíritos) e deidades menores. É bom lembrar delas onde elas regem. A natureza existe por causa dessas deidades e daimones. Por exemplo, eu costumo dizer que não é o caso de as ninfas existirem por causa das árvores, mas sim de as árvores crescerem porque são preenchidas com o poder divino das ninfas. Então deveríamos cultuá-las, porque precisamos da natureza para viver.

Não, primeiro você tem que consagrar o fogo do altar a Héstia, é por ela que se começa e termina, e é a ela que se oferece o primeiro e o último. É nesse fogo que você irá acender o incenso que por ventura usar à deidade do rito, assim como o ramo que levará o fogo a purificar a água, tornando-a lustral (khernips).

3° Não entendi bem sobre os sacrificios. Afinal há matança ou não?

Seria inviável no mundo moderno fazermos sacrifício animal, ainda mais em apartamento. Um dos motivos de os antigos fazerem sacrifício animal é pela fumaça que subia aos céus, com o cheiro da carne, e com a qual depois se banqueteava do que sobrava. Mas há outras maneiras de agradar aos deuses sem precisar "fazer churrasco". Por exemplo, em vez de matar um porco (animal sagrado a Deméter) e jogar seu sangue no mar pra deusa, pode-se cozinhar milho (vegetal sagrado a ela) e jogar a água do cozimento. O importante é mostrar que você se lembrou dEles, de quais coisas os agradam, e que lhes ofereceu algo de qualidade, bom, cheiroso, gostoso, que inclusive você mesma gostaria de ganhar/receber etc.

Antigamente, pela mesma questão da fumaça de sacrifício, era comum altares ao ar livre. Hoje, um politeísta helênico deve ter ao menos um altar central em seu lar. Teoricamente, a lareira ou a cozinha pode ser de Héstia (com o altar ao Agathos Daimon perto do dela), uma pilha de pedras (herma) na entrada de casa seria de Hermes, uma encruzilhada no chão de terra seria de Hécate, uma pedra apontada para cima (sol) era usada nos altares de Apolo, o altar de Zeus poderia ser em um lugar onde caiu um raio, deuses aquáticos teriam altar perto da água corrente etc. Mas, na prática, acabamos por preferir nos virar com o que temos, porque o mais importante é a prática constante diante desses altares, e não um rito magnificamente elaborado (desses que demoram tanto para montar o altar que ele acaba sendo usado só esporadicamente).
Além disso, os deuses têm aspectos diferentes em seus epítetos. Quando eu era psicóloga, eu tinha um quadro de Hermes de mais de um metro no meu consultório, por ele ser patrono dos terapeutas. Portanto, não teria a ver eu colocar uma pilha de pedras para cultuá-lo como patrono dos viajantes. Poseidon, por exemplo, além de deus do mar, dos terremotos etc, também rege os cavalos, então não estaria errado fazer-lhe ofertas num haras em vez de numa praia. E por aí vai.

Wink

Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes

Ver perfil do usuário

Imensamente Agradecida

Mensagem  Vorena Varnel em Ter Maio 04, 2010 9:02 am

Vcs são ótimos. Estou adorando aprender com vcs. Muito obrigada pelas explicações, foram de grande ajuda. Eu estava bem preocupada em relação ao altar, é a primeira coisa que me preocupo, mas agora já está tudo esclarecido. Beijo a todos!!! Very Happy

Vorena Varnel

Feminino Número de Mensagens : 40
Emprego/lazer : Me atualizando...

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: