Começando...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Começando...

Mensagem  Hoplita em Dom Maio 23, 2010 4:56 pm

Para que eu possa honrar os Deuses em rituais, festivais, libações e etc, é preciso algum tipo de iniciação ou auto-iniciação, ou basta que eu seguindo minha intuição, estudos, no meu ritmo vá montando o meu altar, celebrando as datas e aperfeiçoando e adaptando para minha realidade?

Creio que a segunda opção seja a mais viável para a realidade do RH no Brasil, isto é, um grupo pequeno, disperso num grande território e sem possibilidades, ainda, de constituir sacerdócio, ritos coletivos, escolas de formação,...

No site do RHB tem um texto "Para Quem está Começando" http://sites.google.com/site/helenismo/Home/o-que-e/para-quem-esta-comecando , com dicas muito boas como: começar cultivando a gratidão ao divino por tudo e daí estudar e ir se aprofundando... Particularmente tenho seguido isso (mesmo antes de ler este texto) e é muito bom!

Talvez, seria legal que cada um de nós contasse como começou nesse caminho do RH, quais motivos, quais eras as práticas e crenças anteriores.

OBS: se vcs já fizeram isso em algum outro tópico, perdoem-me a reincidência no assunto.

Grato

Hoplita

Masculino Número de Mensagens : 12

Ver perfil do usuário

Re: Começando...

Mensagem  Thiago Oliveira em Dom Maio 23, 2010 8:54 pm

Não, acredito que não debatemos essas questões, ao menos não aqui. Debatemos porque estamos aqui, qual a nossa visão sobre o movimento e tal.. mas porque e como chegamos não discutimos não.

Não saberia dizer com relação aos outros, por motivos óbvios, mas no meu caso eu não compartilho de uma idéia muito repetida nesse meio pagão e reconstrucionista que é a história de que já se nasceu nesse meio. Sem dúvida, desde pequeno cultivei orientações diferentes, mas isso por questões pessoais e subjetivas mesmo. Quando eu fui acordar pra realidades consciente do Helenismo foi aos 11 anos, nas aulas de história... de alguma forma os deuses gregos se mostraram pra mim como sempre vivos, forças comum e que sempre estavam presentes, até nas ações mais ínfimas... para os meus colegas era difícil recordar nas discussões, atividades e brincadeiras os nomes dos deuses e qual sua função neste mundo, mas pra mim era alg tão natural que fluia... talvez fosse aqui que eu comecei a primeira parte do meu caminho até aqui. Depois disso eu comecei a me desenvolver, criar opinião e pensamentos próprios e comecei a estudar Ocultismo, em especial Cabala Hermética... e como muitas fontes desse tema se referem ao Helenismo, eu fui cada vez mais me aproximando e me afirmando enquanto politeísta helênico. Mas foi na Haloá de 2005 que eu realmente me aceitei como reconstrucionista. Acho que sempre fui ao criança muito abusadinha e tal.. então não há lugar mais adequado pra uma pessoa que gosta das coisas como essas (supostamente pelo menos) deveriam ser do que no Reconstrucionismo. Nâo se trata de ser melhor ou mais chato, mas de ser o caminho certo pra mim. E quando eu comecei a me envolver e me relacionar de forma totalmente aberta com este universo foi que eu realmetne me fiz como pessoa. É isso que me liberta, e é por isso que estou aqui.

bem.. é isso. =D
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante

Ver perfil do usuário http://ta-hiera.blogspot.com

Mensagem  Jota Aktaios em Qua Maio 26, 2010 12:20 am

Oi Hoplita,
Assim como você já dei uma rodada no meio pagão. Comecei com a Wicca que foi me empurrando pro Druidismo, mas no fim acabei vendo que a coisa estava, para mim, um pouco além de rituais sazonais, outros mundos e coisas do tipo. Daí a dois anos atrás "me tornei" (se é que é possível dizer assim) politeísta Helênico. Passei um tempo com práticas particulares e com o tempo comecei a sentir que faltava ampliar o "processo". Já mantinha contato com o pessoal aqui do fórum quando resolvi passar a conhecer mais e a praticar o Recon.

Particularmente o Recon/Politeísmo Helênico me trouxeram a tona valores que sempre tive dentro de mim como princípios de honra, valores sociais e pessoais, respeito e interação entre o todo sem dicotomias e maniqueísmos. Enfim... só pôs pra fora algo que estava alojado em mim.

Alguns aspectos ainda são complicados de lidar, mais especificamente quanto a ritualistica e adaptações de tempo e espaço, mas com o andar da carruagem a coisa vai acontecendo. Como tenho essa parte deficiente, por hora, foco mais nas coisas do cotidiano como agradecimentos, preces e algumas oferendas rotineiras. E sinceramente, isso faz muita diferença.

Enfim, isso é um pouquinho de mim rss
Jota Aktaios

Masculino Número de Mensagens : 190
Emprego/lazer : Letras, artes e cultura

Ver perfil do usuário http://aktaios.blogspot.com

Mensagem  Hoplita em Qua Maio 26, 2010 9:15 pm

É ótimo quando a gente se "encontra" no caminho que atende aos nossos anseios e necessidades, não é?

Quanto a prática, acredito que a convivência com outras pessoas nos ajudaria muito, para fortalecer a vontade e criar laços de vivência, amizade pessoal. Para quem já está no caminho a mais tempo, é mais "fácil" pois, a pessoa já encorporou as práticas no cotidiano e está tudo mais sedimentado.

Hoplita

Masculino Número de Mensagens : 12

Ver perfil do usuário

Mensagem  filhotedelua em Qua Maio 26, 2010 9:46 pm

Eu cheguei no reconstrucionismo porque sou uma nerd. Laughing

Eu nasci em família católica, e desde criança fui apaixonada pelos deuses gregos. Eu não sabia que eles ainda eram cultuados, então vivenciava o que podia dos valores helênicos. Era fanática por Filipe e Alexandre da Macedônia, e via a mim como uma ursa de Ártemis (meu jogo de faz de conta favorito era o de que eu era uma ninfa no cortejo da deusa). Na adolescência descobri a wicca, mas não me identificava com os dogmas wiccanos, sou politeista demais. Fui praticando e minhas práicas foram cada vez mais tomando outros rumos. Conheci a stregheria (que encaro como um caminho de prática mágica, que independe de religião - se podem existir streghes católicas, porque não uma recon?) Sempre fui influenciada pelas religiões orientais. Dionísio e Hécate se fizeram muito presentes na minha vida durante a adolescência e pós adolescência. E ai eu fui cada vez mais me tornando politeísta helênica.
Já fazia uns anos que estava me dedicando aos deuses helenos, mas minha sede de melhorar e conhecer mais acabaram me levando ao reconstrucionismo, primeiro como complemento das minhas práticas, depois em celebrações eventuais, introduzindo elementos no meu culto, até que eu realmente mergulhei nesse caminho quando meu grupo de práticas (que era eclético, digamos) se dissolveu.
Já que era pra voar solo, que fosse nesse vôo, de embarcar de vez no reconstrucionismo.
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206

Ver perfil do usuário

Mensagem  Jota Aktaios em Qua Maio 26, 2010 11:48 pm

filhotedelua escreveu:... Na adolescência descobri a wicca, mas não me identificava com os dogmas wiccanos, sou politeista demais.

É Sah, esse foi o mesmo motivo que me fez sair da Wicca. Na época eu cultuava uma única deusa Celta e nutria carinho por outras divindades do panteão, dái em determinado momento me recusei a "diminuir" a divindade a um "mero arquétipo" de uma divindade multifacetada e multicultura, digamos até ligeiramente sem identidade própria. Dessa rebelião interna é que passei super rápido pelo druidismo e caí no politeísmo.
Jota Aktaios

Masculino Número de Mensagens : 190
Emprego/lazer : Letras, artes e cultura

Ver perfil do usuário http://aktaios.blogspot.com

Mensagem  Alexandra em Qui Maio 27, 2010 10:28 am

filhotedelua escreveu:mas minha sede de melhorar e conhecer mais acabaram me levando ao reconstrucionismo, primeiro como complemento das minhas práticas, depois em celebrações eventuais, introduzindo elementos no meu culto, até que eu realmente mergulhei nesse caminho quando meu grupo de práticas (que era eclético, digamos) se dissolveu.
Já que era pra voar solo, que fosse nesse vôo, de embarcar de vez no reconstrucionismo.

Gostei de saber disso. E, como diria a Gabrielle pra Xena, "você não está sozinha", rsrsrs!
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: