Hécate

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Hécate

Mensagem  Denise D. em Sab Jul 17, 2010 5:46 pm

Boa Tarde,

Já ouvi algumas pessoas comentarem que dia 13 de agosto é sagrado a Hécate. Pesquisei em alguns sites, livros e, ou não existe informação nenhuma sobre isso, ou não citam as fontes de referência. Minha dúvida é: esse é um festival antigo ou moderno, qual a origem dele?
avatar
Denise D.

Feminino Número de Mensagens : 20
Data de inscrição : 02/12/2008

Ver perfil do usuário http://lunaspeculum.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Hécate

Mensagem  Alexandra em Sab Jul 17, 2010 11:51 pm

Acredito que isso vem da superstição de agosto ser mês de 'desgosto, azar, bruxas soltas, ventanias e cachorros loucos'. E o número 13 também, então junta os dois e fica a deusa das "bruxas" e das cadelas como sendo "padroeira" desse dia.

Parece-me que isso tudo começou lá pelo século XVI, quando católicos massacraram protestantes em agosto de 1572, na Noite de São Bartolomeu, santo que foi também esfolado vivo e crucificado de cabeça para baixo num dia de agosto. Quanto ao 13, diz-se que é porque tinham 13 na mesa da ceia de Jesus onde começou toda a saga de morte dele e por isso não se podem sentar treze pessoas à mesa, por esse número pressagiar infelicidades. O folclorista Câmara Cascudo diz que no dia 13 estão “desaconselhadas formalmente reuniões, jornadas, festas, casamentos, noivados, batizados, compromissos”.

A associação de bruxas com coisas ruins deve ter sido a responsável por inventarem essa data para Hécate... Até porque na Antiguidade não havia "13 de agosto", o calendário era diferente: os meses tinham outro nome e as datas não eram fixas (as mesmas) a cada ano.

avatar
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum