Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre as cores dos Deuses

5 participantes

Ir para baixo

Sobre as cores dos Deuses Empty Sobre as cores dos Deuses

Mensagem  Dionizio123 Ter Dez 28, 2010 2:07 am

Ola, tudo bem para todos?Bem estou aqui abrindo este tópico sobre uma grande dúvida simbólica, as cores dos deuses alguém poderia me dizer quais são estas?

Porque já me disseram que para Poseídon, o verde também o representava. Já que o Deus está ligado a terremotos!E azul marinho também.

Para Afrodite o Rosa, vermelho e branco.
Héstia vermelho, branco.
E por ai vai, acredito que as cores tem um grande valor sobre rituais e gostaria de tirar estás duvidas.
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre as cores dos Deuses Empty Re: Sobre as cores dos Deuses

Mensagem  Alexandra Ter Dez 28, 2010 1:44 pm

Dionizio123 escreveu:Ola, tudo bem para todos?Bem estou aqui abrindo este tópico sobre uma grande dúvida simbólica, as cores dos deuses alguém poderia me dizer quais são estas? ... acredito que as cores tem um grande valor sobre rituais e gostaria de tirar estás duvidas.
Da próxima vez, vá primeiro ao nosso site e - por exemplo - digite "cores" no campo de "Pesquisar site", você vai descobrir que o que você procura está lá. Para facilitar ainda mais sua vida, elas estão aqui: http://sites.google.com/site/helenismo/Home/tabelas (na coluna escrito 'Cores') e aqui: http://sites.google.com/site/helenismo/Home/ortopraxia/cores-da-diadema (no caso do uso na diadema).

Dionizio123 escreveu:Porque já me disseram que para Poseídon, o verde também o representava. Já que o Deus está ligado a terremotos!E azul marinho também. Para Afrodite o Rosa, vermelho e branco. Héstia vermelho, branco.
Tome muito cuidado com esse "já me disseram", porque esses "chutes" muitas vezes não acertam o gol. Primeiro porque a Afrodite do mar tem cor azul, e não rosa (as pessoas acham que é rosa porque supõe que rosa é a cor do amor - e o vermelho cor da paixão - aí associam a deusa do amor a ela, e não tem a ver, até porque o amor de Afrodite é mais apaixonado do que puro, e o rosa só foi associado a coisas femininas na década de 30 do século XX, antes disso ele era uma cor energética). E Héstia é virgem, não combina botar vermelho-paixão para uma virgem, sua cor é o branco. Enfim, as cores estão lá no site.

Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre as cores dos Deuses Empty Sobre as cores dos Deuses

Mensagem  Helder Costa Ter Dez 28, 2010 7:02 pm

Estive a ver no site, e algumas fazem sentido, mas outras não, por exemplo:

A cor de Artemis é o verde, mas porquê? Faria mais sentido se fosse o prateado, já que ela é a deusa da lua, e o prateado tambem pode dar uma idea de pureza, ja que artemis é uma das eternas virgens.

Gostava de ter a vossa opinião.
Helder Costa
Helder Costa

Masculino Número de Mensagens : 25
Localização : Braga \ Portugal
Data de inscrição : 08/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre as cores dos Deuses Empty Re: Sobre as cores dos Deuses

Mensagem  Jota Aktaios Ter Dez 28, 2010 8:12 pm

Oi Helder,
Me adiantando à Alex, acontece o seguinte as tabelas formuladas no site são baseadas em referências clássicas e/ou históricas. Não li todas elas, mas falando do Verde por exemplo, vejo como cabível partindo do princípio que Ártemis antes de ser uma deusa lunar é também uma deusa da natureza e das matas. Não que o prata não caiba, mas dentro dos contextos pesquisados não há nenhuma referência à essa cor, entende?

Espero ter ajudado Wink
Jota Aktaios
Jota Aktaios

Masculino Número de Mensagens : 190
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Letras, artes e cultura
Data de inscrição : 23/05/2010

http://aktaios.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre as cores dos Deuses Empty Re: Sobre as cores dos Deuses

Mensagem  Alexandra Qua Dez 29, 2010 1:36 am

Helder Costa escreveu:A cor de Artemis é o verde, mas porquê? Faria mais sentido se fosse o prateado, já que ela é a deusa da lua, e o prateado tambem pode dar uma idea de pureza, ja que artemis é uma das eternas virgens.
O verde é pelas matas, como deusa da natureza, e se for considerar a pureza a cor seria branco. Agora vou te responder com relação ao motivo de não ser prateado, pois há controvérsias quanto a isso:

As pessoas acham que o arco de Ártemis é prateado pela associação com a LUA, mas os poetas gregos antigos não concordavam com isso. Homero, Heródoto, Ovídio e Hesíodo diziam que o arco dela era dourado, e Calímaco era o único que falava que era prateado. O Hino Homérico 27 a Ártemis tem um trecho que diz: "sobre as colinas sombrias e picos com muito vento ela toma seu arco dourado", ela inclusive tem o epíteto de Kryselakatos (de setas douradas) e Heródoto a chama de Artemis Khrysaor (das armas douradas). Hesíodo diz que "Afrodite nunca domou no amor Ártemis, a caçadora com setas de ouro" (Para Afrodite II). Além disso, Nonnos menciona o cervo/veado de chifres dourados que é sagrado a Ártemis, Apolodorus também o menciona, e Píndaro fala da "corça dos chifres dourados" consagrada a Ártemis, então é possível que o seu arco em forma de chifre seja dourado por conta disso, já que Ovídio (Metamorfoses 1.693) escreve sobre o "arco de chifre" dela. O próprio Calímaco se mostra indeciso, já que em um trecho do Hino 3 a Ártemis diz "douradas eram tuas armas e dourado é teu cinto" e em outro trecho do mesmo hino diz "e com que frequência, deusa, fizestes testes com teu arco prateado?".

Da mesma forma, normalmente as pessoas pensam em Apolo como tendo o arco dourado pela associação com o SOL, mas ele tem o epíteto de Apollon Argyrotoxos ('arcoargênteo', do arco prateado) no Hino Homérico 9 a Ártemis, embora também apareça como Khrysaor (das armas douradas), também em Homero. Porém, Khrysaor se referia mais a um tipo de espada ou bastão do que a um arco. O único lugar que fala que a corda do arco dele (e não o arco) era dourada é em uma peça de teatro de Ésquilo, chamada Eumênides, trecho 179 e seguintes: "Saia do meu profético santuário, para que não sejas atingido por uma cobra alada resplandescente atirada de uma corda dourada de arco".

Portanto, meninos, o que por vezes aparenta "fazer sentido" em alguns casos é só falta de pesquisa.
Wink
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre as cores dos Deuses Empty Sobre as cores dos Deuses

Mensagem  Helder Costa Qua Dez 29, 2010 9:37 am

muito obrigado ao dois pelo esclarecimento.
Helder Costa
Helder Costa

Masculino Número de Mensagens : 25
Localização : Braga \ Portugal
Data de inscrição : 08/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre as cores dos Deuses Empty Re: Sobre as cores dos Deuses

Mensagem  Dionizio123 Ter Jan 11, 2011 3:16 am

Bem, perdoe a minha ignorância quanto as cores porque nos meus estudos o rosa e o vermelho era associado a Afrodite mas, como você está dizendo e realmente postou fontes vou passar a usar o azul para ela e muito obrigado por me facilitar a vida!Pois olho o site praticamente todo dia e não tinha visto está parte assim, passarei a velo com mais atenção.

Bem o fato da cor prateada a Artemis realmente muitos livros de bruxaria e wicca colocam como representação a está Deusa a cor prata pelo fator de associarem a lua, mas, pelo que estudei e com minhas interpretações de vários livros que tenho está, seria tipo a representação de Selene a Deusa lua na terra posso está enganado mas, foi o que deu a entender pois, Artemis foi sempre a Deusa protetora dos animais, caça e Natureza!
Sobre Héstia muito obrigado por ter me tirado essa duvida porque sempre pensei que por ela ser pura sua vela seria branca porém, por seu elemento ter haver com o fogo leva consideração do vermelho.
Enfim muito obrigado Alex.

Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre as cores dos Deuses Empty Re: Sobre as cores dos Deuses

Mensagem  Dionizio123 Ter Jan 11, 2011 3:58 am

Mais uma duvida porque a cor da Deusa Demeter é amarela?Ela não está associada a agricultura não?A vegetação?Então logo não seria o verde!
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre as cores dos Deuses Empty Re: Sobre as cores dos Deuses

Mensagem  Alexandra Ter Jan 11, 2011 12:27 pm

Dionizio123 escreveu:Mais uma duvida porque a cor da Deusa Demeter é amarela?Ela não está associada a agricultura não?A vegetação?Então logo não seria o verde!
Porque ela é a senhora dos trigais, e os campos de trigo são amarelos.
A vegetação verde em si lembra mais a mata virgem (de Ártemis) do que os frutos da terra (agricultura de Deméter).
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre as cores dos Deuses Empty Re: Sobre as cores dos Deuses

Mensagem  Jota Aktaios Ter Jan 11, 2011 4:01 pm

Oi Dionizio123,
Eu já fui da Wicca e entendo um tanto as suas dúvidas. Sabe-se lá pq autores como Claudiney Prieto, Scott Cunningham e afins associam determinadas cores a X deuses, infelizmente eles não citam suas fontes e fica tudo meio "É assim pq sempre foi". Inclusive esse foi um dos motivos que me fizeram sair da Wicca, as discordâncias históricas sobre N aspectos da prática e culto. Tem linhas que misturam xamanismo com bruxaria. Alta Magia ( que é basicamente a Wicca em si) com Celtismo... Enfim... Como diz a Eddie Van Feu: "Uma verdadeira salada mística", que não me agrada nem um pouco, mas cada um cada um.

Se me permite, proponho um exercício pra você. Não sei se você é Reconstrucionista ou apenas Politeísta Helênico, mas no caso de ser Recon é interessante pensar numa linha, digamos, Hegeliana de tese, antitese e síntese, ou seja, o que é, de onde veio e por quê é assim? Isso é um processo de estudo histórico e nos faz além de aprender muito, pq acabamos precisando recorrer à fontes mais profundas do que só os "livros de receita", e também a fixar melhor, afinal, aquilo que é engolido sem ser bem mastigado, literalmente, vira caca!
Jota Aktaios
Jota Aktaios

Masculino Número de Mensagens : 190
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Letras, artes e cultura
Data de inscrição : 23/05/2010

http://aktaios.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre as cores dos Deuses Empty Re: Sobre as cores dos Deuses

Mensagem  filhotedelua Qua Jan 12, 2011 1:00 am

Sobre o rosa e Afrodite. As pessoas começaram a associar o rosa ao feminino na primeira metade do século vinte. Até então, o azul era uma cor feminina por excelência por estar ligado a coisas vistas como apreciáveis numa mulher. O rosa, sendo um cinza de vermelho, estava ligado a masculinidade, pq o vermelho é uma cor quente, de agitação, movimento.

É interessante pensar que as associações que fazemos com as cores estão ligadas ao momento e lugar e influências outras. Não é algo imutável e parado. Em muitos lugares quando se fala de lua, por exemplo, se diz que ela é amarela (para mim a lua é flicts =P).

filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre as cores dos Deuses Empty Re: Sobre as cores dos Deuses

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos