Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

respostas gerais 2010/2011

Ir para baixo

respostas gerais 2010/2011 Empty respostas gerais 2010/2011

Mensagem  Alexandra Sáb Jan 29, 2011 5:34 pm

Estava fazendo uma limpa na caixa de entrada das Mensagens Privadas para liberar espaço, e encontrei algumas perguntas cujas respostas podem interessar a outros membros do fórum. Não vou colocar o nick/nome de quem perguntou, só as informações:

O que significa Evoé e Io?
EVOÉ e IO são gritos rituais das mênades. Diz-se que Evoe/Evie derivaria de uma fala de Zeus a Dionísio quando este, na pele de um leão, matou um gigante ("muito bem, filho!", que em grego antigo se pronunciava mais ou menos como 'eu uié', daí euié/evié/evoé). O "euoi" (io) pode derivar daí também (γιο = filho) ou de leão (λιον-τάρι).
Alguns estudiosos modernos das religiões em geral, tentando encontrar outras correspondências, acreditam que o famoso “Evoé!” (he vau-hé) era pronunciado tanto na Grécia quanto no Egito, na Índia, na Fenícia, e na Ásia Menor e tratava-se de quatro letras sagradas, Iod-Hê Vau-Hé, a quaternidade do deus, a totalidade do ser, sendo Iod o masculino do espírito e Hê Vau Hé o feminino da natureza. Então, o IO seria só uma parte do EVOÉ. Para eles, das mesmas quatro letras viria Iavé e tantos outros nomes de deus(es).

Como agradar as Eríneas? Qual o horário e os dias? Seria segunda feira? Tenho dúvidas quanto ao que lhes agradaria, por elas serem mais "delicadas", mais melindrosas. O que me orienta?
Os animais sagrados às Erínias são a serpente venenosa, a coruja-do-mato, e a rolinha escura. A árvore é o teixo. Os hinos órficos são o 69 e o 70. O dia é o quinto do mês, e o horário é o do crepúsculo. Para honrá-las sem medo, cabe a você manter seus juramentos, praticar ações justas, e fazer uma purificação no início do rito.

Sabe qual é o nº relacionado a Hera, Hermes e Afrodite?
Teve uma pergunta recentemente na lista 'gringa' sobre o número de Hera e vieram com esta resposta que traduzo pra ti:
De acordo com a "Teologia da Aritmética" (78, página 106, em Waterfield, 1988), os pitagóricos chamavam o número 9 de Hera "porque a esfera do ar cai abaixo dele (Hera/aer), uma vez que esta esfera é a nona sobre o outro oito; e irmã-consorte de Zeus por causa de seu pareamento com a mônada" (isto é, como começo e fim da sequência numérica).
Com relação aos outros deuses, o dia de Hermes e Afrodite era o 4º do mês helênico, embora o festival da Aphrodisia fosse no 5º dia do mês de Hekatombaion (então eu consideraria 4 para Hermes e 5 para Afrodite).

Oie, eu queria perguntar com que idade Hera era representada, poderia me dizer? E, em uma passagem da Ilíada, Homero se refere a ela como "Hera dos olhos de bezerro" - o que isso quer dizer exatamente?
A estátua de Policletus a representa como uma mulher majestosa de idade madura, com lindo rosto, olhos largos e grandes, e uma expressão grave que demanda reverência. Também era representada como gentil, alegre e serena, mas sempre linda, e com dignidade e majestade.
Hera é chamada de "Bo-opis" (que pode ser traduzido como "olhos de boi" ou "rosto de boi/vaca/bezerro") por vários motivos:
# Ela teria nascido na Euboea - um lugar famoso pela criação de gado;
# seu culto no Chipre usava máscaras de vaca feitas de crânios de vaca;
# os gregos achavam a vaca um animal de rosto bonito - com olhos castanhos escuros e largos e de cílios grandes;
# Zeus era associado ao touro (que foi como ele seduziu Europa) e Hera era sua consorte; e
# sua sacerdotisa Io era uma novilha picada por um moscardo.


Última edição por Alexandra em Dom Fev 13, 2011 10:42 pm, editado 1 vez(es)
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

respostas gerais 2010/2011 Empty Re: respostas gerais 2010/2011

Mensagem  Alexandra Dom Fev 13, 2011 10:39 pm

Desculpe, mas é que eu não sei mesmo como fazer. Meu aniversário estão chegando e não sei como faço algum rito ou festa, para honrar meus Deuses. Sabe, eu penso em ofertar o primeiro pedaço do bolo para Eles, mas fora isso... Sabe, eu queria honrá-los mais!
O bolo em si é de Ártemis (por isso é redondo como a lua e doce como o mel), as velas você faz um pedido apagando-as porque a prece sobe com a fumaça (semelhante ao que fazemos com o incenso e a queima de ofertas), o primeiro pedaço você oferece a Héstia e faz uma libação ao Agathos Daimon. Podes oferecer algo para Apolo também, pela saúde de ter vivido mais um ano e para que Ele ilumine seu novo ano. Em termos de compromisso social, podes dar um presente a quem precisa, fazer alguma doação ou trabalho voluntário, ou ao menos uma boa ação, em retribuição ao que recebeste durante mais este ano que passou.
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

respostas gerais 2010/2011 Empty Re: respostas gerais 2010/2011

Mensagem  Alexandra Dom Fev 20, 2011 2:01 am

Assistindo aquele documentário do History Chanel “Confronto dos deuses”, cujo episodio falava de Hades, formulei um sentimento q se transformou em uma duvida. Onde teve duas passagens do documentário que juntas formaram a minha esta minha duvida. Uma, contava q após a queda dos titãs, Zeus, Poseidon e Hades tiraram na sorte quem governaria o submundo. A outra passagem dizia que os gregos antigos, tinham medo e evitavam coisas relacionadas a Hades por ele simbolizar a morte. Um exemplo foi deles citaram que não existiam templos para Hades na Grécia antiga. Juntando esse dois argumentos formulei uma duvida. Pois pensei “qual será o sentimento de Hades por ser temido e rejeitado pelos humanos? “ , “será que ele é um Deus visto como perverso como mostram as suas versões modernas (muitas vezes o relacionando a imagem cristâ de “Deus e Diabo”, sendo ele o Diabo.)? Eu sei que ele é o Deus do submundo, e que ele representa a morte. Mas será que ele tem culpa disso? Será que por isto, devemos rejeitá-lo e tratarmos ele de uma forma diferente dos demais deuses?? Mas ai me entra outra duvida, que talvez justifique os atos dos antigos gregos. Será que se eu passar a construir templos para ele, fazendo oferendas para ele eu estarei atraindo a “morte” para perto de mim??? Não sei se consegui me expressar de forma clara, mas espero que a base da minha "dúvida" eu tenha conseguido transmitir. E me corrija caso eu tenha emitido alguma informação errada. Obrigado...
Bom, vamos lá... Aquela série do THC é carregada de preconceitos, tanto que você viu que todos os episódios (acho que só não o do minotauro e o da medusa, se não me engano) terminaram com uma afirmação de que os deuses se tornaram "desnecessários" e foram "substituídos" pelo deus cristão. Quanto ao medo da morte, isso é algo que quase todo mundo tem, porque é natural temermos o desconhecido e ninguém sabe o que acontece após morrermos. Se não existiam templos para Hades, era inclusive porque - como deus do submundo - as ofertas a ele eram vertidas em buracos na terra, e não erguendo-se colunas ao céu ou defronte ao mar. Mas existia culto a Hades nos funerais e na necromancia. Pausânias (em Descrição da Grécia) diz que no santuário das Erínias em Atenas existiam imagens de Hades, no templo da estrada de Micenas a Argos havia imagens de madeira de Hades, no templo de Artemis em Troizenos tinha um altar a Ele, no altar de Apolo na Lakedaimonia havia representações de Hades; e outro escritor - Strabo (em Geografia) também lista vários lugares onde havia o culto a Ele. Então não se preocupe, mesmo porque os deuses não "precisam" de culto a ponto de se "sentirem rejeitados" - quem mais perde ao deixar de desenvolver um relacionamento com Eles somos nós. A morte é parte da vida e não há por que temê-la. Sócrates já dizia que não existe motivo para ter medo, porque ou não existe nada depois da morte (e não sentiremos) ou vamos todos pro mesmo lugar (e encontraremos pessoas queridas). Hades era também o deus das riquezas (Plouton), então cultuá-lo pode inclusive trazer esse lado frutífero/próspero dele a você.
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

respostas gerais 2010/2011 Empty Re: respostas gerais 2010/2011

Mensagem  Alexandra Dom Set 11, 2011 5:03 pm

Alguém me consegue dar uma resposta sucinta da diferença entre Apollo e Helios. São a mesma coisa ou entidades diferentes?
Walter Burkert diz que eles são equivalentes, mas em Homero Apolo é claramente diferente de Hélio, já que o arco de Apolo é prateado (e não dourado) e sem enfeites solares, e Apolo é um deus que distribui pragas. A primeira identificação de Apolo com Hélio foi em Eurípides, na peça Faetonte, quando a mãe de Faetonte lamenta que Hélio tenha destruído seu filho, chamando-o aí também de Apolo (o "destruidor"). Na época helenística, Apolo era conectado ao sol nos cultos por conta de seu epíteto Febo ("brilhante"), emprestado de Hélio. A identificação dos dois passou a aparecer em Parmênides, Empédocles, Plutarco e outros, além dos textos órficos. (No fundo, foi a partir do século V ou IV AEC que começaram a associar Apolo com o sol por conta do contato de Alexandre com o oriente e a 'moda' de uma religião 'astral', que fez escolherem um deus 'sensual' e 'estiloso' para representar o astro-rei, e acabou sobrando para Apolo.) Mesmo assim, nenhum grego descreveu Apolo conduzindo a carruagem do sol, só poetas latinos o fizeram. Portanto, para nós, é Hélio quem dirige a carruagem do sol pelo céu todos os dias, foi Hélio que lá de cima testemunhou Hades raptando Perséfone etc. Apolo não é o sol, afinal como o sol poderia ser mandado à Terra para pastorear em Tróia ou servir o Rei Admeto, deixando o céu sem sol por dois anos? Como ele poderia se retirar para os Hiperbóreos ou sair por aí perseguindo Dafne? Enfim, Apolo pode até ter sido 'eleito' como um deus solar, mas o deus-sol 'per se' é Hélio.
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

respostas gerais 2010/2011 Empty Re: respostas gerais 2010/2011

Mensagem  Alexandra Qui Out 27, 2011 4:54 pm

Boa tarde pessoal, estava pensando sobre o assunto ontem e fiquei com uma dúvida: Qual era o pensamento dos antigos gregos, dos helenistas em relação ao suicídio? Por exemplo: alguma religião cristã, não sei qual, diz que o suicídio seria pecado.

Depende: o martírio/sacrifício pela família, pátria, sociedade, princípios religiosos, amor altruísta, era louvável e celebrado anualmente; mas o suicídio impulsivo não era bem visto, era considerado "uma forma pervertida de amor próprio". Para Platão, o suicídio era apropriar-se antecipadamente de uma decisão dos deuses. Aristóteles também rejeitava o suicídio como uma injustiça com a sociedade/comunidade, mas permitia o auto-sacrifício pelo bem do país. Estóicos e epicuristas eram igualmente contra o suicídio, só o justificando quando a dor física fosse insuportável - uma espécie de eutanásia. Se considerarmos o mito em que os seres humanos foram criados da vileza dos titãs unida à divindade de Dionísio por eles digerido, atentar contra a vida seria atentar contra essa centelha divina em nós. Provavelmente foi isso que levou os cristãos a considerarem o corpo como "templo do espírito santo", pois o suicídio só virou algo totalmente condenável pelo cristianismo - que o classificou como um trabalho do demônio - durante o Concílio de Arles no ano 492.
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

respostas gerais 2010/2011 Empty Re: respostas gerais 2010/2011

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos