Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Invocação

5 participantes

Ir para baixo

Invocação Empty Invocação

Mensagem  A.Henrique Sex Mar 04, 2011 9:01 pm

Qual o problema com a palavra "invocação"? De "invocar" os Deuses?
A.Henrique
A.Henrique

Masculino Número de Mensagens : 182
Localização : RS
Emprego/lazer : Educador/Escritor
Data de inscrição : 17/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Invocação Empty Re: Invocação

Mensagem  Jota Aktaios Sáb Mar 05, 2011 12:31 am

Oi Henrique,
Eu considero dois problemas com essa palavra: invocar.

Num primeiro sentido invocar lembra de deixá-lo irritados, e não é esse nosso objetivo.
O significado ritual esotérico de invocar não funciona na forma de um convite para que eles participem, mas sim como se fosse uma ordem nossa a eles, por esse motivo usamos mais o "convidar", eles prestam atenção no que fazemos pra eles SE quiserem.
Jota Aktaios
Jota Aktaios

Masculino Número de Mensagens : 190
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Letras, artes e cultura
Data de inscrição : 23/05/2010

http://aktaios.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Invocação Empty Re: Invocação

Mensagem  Alexandra Sáb Mar 05, 2011 12:48 am

Na magia, normalmente se "invoca" uma entidade sobrenatural para ela fazer algum "serviço" pra você. Não "usamos" os deuses assim. Mesmo eles não sendo onipresentes, eles vêm simplesmente por chamá-los - por isso os hinos homéricos começam por "eu canto a [nome-da-deidade]...".

Inclusive acho que tanto invocar (que vem do latim "invocare - implorar a proteção ou o auxílio, fazer súplicas, chamar em seu socorro, rogar, suplicar" e parece uma coisa desesperada que não é a postura do valor/heroísmo helênico) quanto evocar (que também vem do latim e significa "fazer aparecer, chamando por meio de esconjuros, invocações ou exorcismos") não combina muito com o que fazemos.
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Invocação Empty Re: Invocação

Mensagem  A.Henrique Sáb Mar 05, 2011 8:55 pm

Ok, entendido! obrigado/a Very Happy sunny
A.Henrique
A.Henrique

Masculino Número de Mensagens : 182
Localização : RS
Emprego/lazer : Educador/Escritor
Data de inscrição : 17/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Invocação Empty Re: Invocação

Mensagem  Juno Einnalian Qui Mar 10, 2011 2:37 pm

Jota Olliveira escreveu:O significado ritual esotérico de invocar não funciona na forma de um convite para que eles participem, mas sim como se fosse uma ordem nossa a eles, por esse motivo usamos mais o "convidar", eles prestam atenção no que fazemos pra eles SE quiserem.

Interessante observar, mesmo não sendo o foco do fórum, que mesmo na Wicca e em algumas tradições do paganismo, usar "invocação" é desrespeitoso tanto para os deuses quanto para os elementais. Pois dá uma sensação de controle, como o Jota disse, como se nós pudessemos mandar em algum ser, ainda mais em um deus. Quem usa isso, normalmente, são magos e pessoas que tem uma relação manipuladora com os seres. O que pessoalmente não sou muito a favor.

Juno Einnalian

Feminino Número de Mensagens : 32
Localização : Vale do Paraíba
Emprego/lazer : Assistente de Arte/ Webdesigner
Data de inscrição : 03/02/2011

http://sementesdaroma.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Invocação Empty Re: Invocação

Mensagem  A.Henrique Dom Mar 13, 2011 11:48 am

Olha, até ponto em que estudei a Wicca, e não foi pouco tempo, o que mais se ve é "invocar" qualquer entidade.Alias, praticamente "evocam", até porque pra eles os deuses são literalmente monstrinhos de Rpg, usam e abusam. A carga de magia cerimonial estragou muitou a Wicca.
A.Henrique
A.Henrique

Masculino Número de Mensagens : 182
Localização : RS
Emprego/lazer : Educador/Escritor
Data de inscrição : 17/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Invocação Empty Re: Invocação

Mensagem  carlos Dom Mar 13, 2011 4:14 pm

http://sites.google.com/site/helenismo/Home/ortopraxia/ritual-individual

Nesta pagina do site usa-se o termo "invocação dos deuses", é melhor editá-la então, né?
carlos
carlos

Masculino Número de Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Invocação Empty Re: Invocação

Mensagem  Alexandra Dom Mar 13, 2011 10:03 pm

carlos escreveu:http://sites.google.com/site/helenismo/Home/ortopraxia/ritual-individual
Nesta pagina do site usa-se o termo "invocação dos deuses", é melhor editá-la então, né?
Nessa página a invocação está no sentido de chamá-los/convidá-los, tanto que em seguida a ela (ao lado do título do item) está descrito exatamente do que se trata essa parte da cerimônia. Posso até editar se te incomoda e se sempre a gente tem que explicar as coisas minimamente para se fazer entender. Mas cuidado, Carlos, com essa aparente arrogância de querer corrigir tudo, isso pode caracterizar um orgulho de hybris.
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Invocação Empty Re: Invocação

Mensagem  Juno Einnalian Seg Mar 14, 2011 9:28 am

A.Henrique escreveu:Olha, até ponto em que estudei a Wicca, e não foi pouco tempo, o que mais se ve é "invocar" qualquer entidade.Alias, praticamente "evocam", até porque pra eles os deuses são literalmente monstrinhos de Rpg, usam e abusam. A carga de magia cerimonial estragou muitou a Wicca.

Moço, quando falo Wicca, falo da tradicional, não dos praticantes ecléticos ou tradições mais alteradas. Os que eu conheço (ênfase para "EU CONHEÇO") que usam como RPG (e infelizmente são muitos), são os que deturpam as práticas e são a base para criação de estereótipos e piadas. Mas acho que aqui não é o melhor lugar para discutir isso, né? Se quiser continuar por PM, fique a vontade. =]

Juno Einnalian

Feminino Número de Mensagens : 32
Localização : Vale do Paraíba
Emprego/lazer : Assistente de Arte/ Webdesigner
Data de inscrição : 03/02/2011

http://sementesdaroma.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Invocação Empty Re: Invocação

Mensagem  carlos Seg Mar 14, 2011 1:46 pm

Alexandra escreveu:
carlos escreveu:http://sites.google.com/site/helenismo/Home/ortopraxia/ritual-individual
Nesta pagina do site usa-se o termo "invocação dos deuses", é melhor editá-la então, né?
Nessa página a invocação está no sentido de chamá-los/convidá-los, tanto que em seguida a ela (ao lado do título do item) está descrito exatamente do que se trata essa parte da cerimônia. Posso até editar se te incomoda e se sempre a gente tem que explicar as coisas minimamente para se fazer entender. Mas cuidado, Carlos, com essa aparente arrogância de querer corrigir tudo, isso pode caracterizar um orgulho de hybris.

Não me incomoda não. Simplesmente associei, desculpe-me.
carlos
carlos

Masculino Número de Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Invocação Empty Re: Invocação

Mensagem  A.Henrique Ter Mar 15, 2011 10:44 am

PM? Question
A.Henrique
A.Henrique

Masculino Número de Mensagens : 182
Localização : RS
Emprego/lazer : Educador/Escritor
Data de inscrição : 17/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Invocação Empty Re: Invocação

Mensagem  Juno Einnalian Ter Mar 15, 2011 10:46 am

A.Henrique escreveu:PM? Question

Mensagem privada, Embarassed. Desculpe, rs... é meio automático, pior que isso ai já foi correção, eu ia colocar DM dai lembrei que isso é do Twitter.

Juno Einnalian

Feminino Número de Mensagens : 32
Localização : Vale do Paraíba
Emprego/lazer : Assistente de Arte/ Webdesigner
Data de inscrição : 03/02/2011

http://sementesdaroma.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Invocação Empty Re: Invocação

Mensagem  A.Henrique Ter Mar 15, 2011 10:54 am

Ah bom"rsrsrsrsrs Então vai lá na Pm que já deixei um recado!rsrsrs
A.Henrique
A.Henrique

Masculino Número de Mensagens : 182
Localização : RS
Emprego/lazer : Educador/Escritor
Data de inscrição : 17/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Invocação Empty Re: Invocação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos