No prelo: Novo lançamento de Giuliana Ragusa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

No prelo: Novo lançamento de Giuliana Ragusa

Mensagem  Jota Aktaios em Sab Mar 05, 2011 4:27 am

Foi lançado nesse mês o novo livro da Profa. Dra. Giuliana Ragusa sobre Afrodite na lírica de Safo e Alceu.

Um pouco sobre a autora:
é Bacharel em Letras/Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1999). Na mesma instituição obteve os diplomas de Mestre em Letras (Letras Clássicas - 2003) e Doutora em Letras (Letras Clássicas - 2008). Ingressou na carreira docente na área de Língua e Literatura Grega no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP em janeiro de 2004, como Professora Assistente. Desde dezembro de 2008, passou a atuar como Professora Doutora; e desde maio de 2009 integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas (DLCV-FFLCH-USP). Foi bolsista da Fapesp durante o Mestrado (2001-2003). No Doutorado (2004-2008), realizou estágio de pesquisa no exterior (University of Wisconsin, Madison, USA, 09/2006-03/2007) com bolsa da Capes ("Bolsa Sanduíche" PDEE). É autora de artigos publicados em periódicos especializados e do livro "Fragmentos de uma deusa: a representação de Afrodite na lírica de Safo , resultante de sua dissertação de mestrado, publicado em 2005 pela Editora da Unicamp, com apoio da Fapesp ("Auxílio à Publicação"). Tal livro recebeu em 2006 o Prêmio Jabuti (2o. lugar, Teoria/Crítica Literária). Resulta de sua tese de doutoramento, que recebeu "Menção Honrosa" no Prêmio Capes de Teses 2009, o seu segundo livro, "Lira, mito e erotismo: Afrodite na poesia mélica grega arcaica", publicado na Editora da Unicamp (2010), com apoio da Fapesp ("Auxílio à Publicação"). Neste trabalho, que dá sequência àquele sobre Safo, são estudados e traduzidos fragmentos de Álcman, Alceu, Estesícoro, Íbico e Anacreonte. Seus trabalhos têm enfatizado o estudo e a tradução da poesia mélica grega arcaica; projetos futuros devem incluir, além da mélica tardo-arcaica (Simônides, Píndaro e Baquílides), também a poesia elegíaca arcaica de Mimnermo, Sólon e Anacreonte, sempre em busca da imagem de Afrodite, e, através dela, da reflexão sobre a representação dos deuses, dos mitos, da beleza e da paixão erótica, e de facetas menos evidentes da divina personagem.

Segue o link da livraria cultura do livro: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=22446625&sid=8978118911331664256788746

Sinopse:
Esta obra abrange outra etapa dos estudos sobre a representação de Afrodite na lírica ou mélica grega arcaica. A autora volta-se aos poetas Álcman, Alceu, Estesícoro, Íbico e Anacreonte, ativos entre os séculos VII e VI a.C. e analisa essa deusa em suas expressões.

Quem comprar e ler, dê a opinião por aqui cheers
avatar
Jota Aktaios

Masculino Número de Mensagens : 190
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Letras, artes e cultura
Data de inscrição : 23/05/2010

Ver perfil do usuário http://aktaios.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum