Atlântida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Atlântida

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves em Qua Mar 16, 2011 10:13 pm

As cenas dantescas que venho assitindo desde sexta-feira na TV japonesa NHK, mostrando comunidades inteiras sendo varridas e engolidas pelo tsunami me convidam a refletir sobre a narrativa platônica da submersão da Atlântida que, na minha visão é uma bricolagem mítico-filosófica urdida por Platão para ilustrar suas teses de filosofia moral e política. Para ele a Atenas Pré-Histórica triunfante de uma terrível guerra contra os Atlantes é um modelo da sociedade ideal e pefeita, ao passo que a Atlântida se contrapõe a ela como um exemplo de sociedade perversa ou anti-sociedade. Culpados de "hybris", de orgulho desmedido, os Atlantes perecem com sua ilha, precipitados pelos deuses nas profundezas do Oceano. Hoje, a tragédia do Japão em seu tríplice aspecto - terremoto, tsunami e ameaça nuclear - nos convida a fazer um questionamento profundo do próprio modelo de nossa civilização prometéica e fáustica, alicerçada numa confiança excessiva na Ciência e Tecnologia. Como a Atlântida de Platão, nossa civilização padece de "hybris", acha-se capaz de dominar a Natureza e explorá-la à vontade em seu benefício. Acontece, porém, que tecnocratas e cientístas não são deuses, longe disso!
A dolorosa lição da catástrofe japonesa, tal como o mito da Atlântida, nos exorta a nos despirmos de nosso orgulho desmedido e de nossa arrogância sem limites e a nostornarmos mais humildes e reverentes em relação à Grande Mãe Natureza que nos vivifica.

Referências bibliográficas:

Pierre Vidal-Naquet - "L'Atlantide - Petite histoire d'un mythe platonicien", Paris, Les Belles Lettres, 2005.

Bernard Sergent - "L'Atlantide et la Mythologie Grecque", Collection Kubaba, Paris, L'Harmattan, Paris, 2006.

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atlântida

Mensagem  Alexandra em Qua Mar 16, 2011 10:53 pm

Anteontem saiu uma notícia sobre os estudos de descoberta de Atlântida, justamente por conta dessa questão do tsunami. Está em inglês, se alguém estiver com tempo (e tiver habilidade) para traduzir, eis o link:
http://www.msnbc.msn.com/id/42072469/ns/technology_and_science-science/

Quanto a hybris, é válido considerá-la em termos de baixar a nossa bola e refletir, mas o que não podemos é julgar o Japão como se eles merecessem um desastre por terem 'se afastado de deus' ou estarem 'em pecado' - que é o que infelizmente tenho escutado de alguns cristãos sobre um aviso que Maria teria dado há algumas décadas durante uma aparição e ao qual os japoneses não teriam atendido e gerou o tsunami atual. Isso não caberia a nós dizer, só podemos olhar para nossas próprias ações e pensar em um jeito de contribuir para a evolução espiritual da humanidade.

_________________
http://sites.google.com/site/helenismo/
avatar
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atlântida

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves em Qua Mar 16, 2011 11:20 pm

Quanto a hybris, é válido considerá-la em termos de baixar a nossa bola e refletir, mas o que não podemos é julgar o Japão como se eles merecessem um desastre por terem 'se afastado de deus' ou estarem 'em pecado' - que é o que infelizmente tenho escutado de alguns cristãos sobre um aviso que Maria teria dado há algumas décadas durante uma aparição e ao qual os japoneses não teriam atendido e gerou o tsunami atual. Isso não caberia a nós dizer, só podemos olhar para nossas próprias ações e pensar em um jeito de contribuir para a evolução espiritual da humanidade.[/quote]


Catástrofes naturais sempre provocam uma verdadeira explosão de delírios profético-religiosos. Aliás, circula pela Web todo um festival de sandices a proclamar que o Japão está sendo castigado pelo deus judeu-cristão por ser pagão, ateu, budista, etc., etc. Por outro lado, quando falo em "hybris", não é ao Japão em si que me refiro, mas à toda nossa civilização moderna que qualifico como prometéica e fáustica, inspirando-me em Goethe e Spengler. O que ocorre com o Japão, na minha visão, é apenas um sinal de algo muito maior, um indício de que algo vai muito mal - muito mal mesmo! -no nosso mundo moderno como um todo.


Última edição por Ricardo Mário Gonçalves em Qui Mar 17, 2011 8:30 am, editado 1 vez(es)

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atlântida

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves em Qui Mar 17, 2011 8:24 am

[quote="Alexandra"]Anteontem saiu uma notícia sobre os estudos de descoberta de Atlântida, justamente por conta dessa questão do tsunami. Está em inglês, se alguém estiver com tempo (e tiver habilidade) para traduzir, eis o link:
http://www.msnbc.msn.com/id/42072469/ns/technology_and_science-science/



Essa notícia saiu resumida em português no "Terra Notícas" dias atrás. Cheguei a postar um comentário à mesma. Descobrir uma cidade submersa na Espanha do Sul não significa necessàriamente descobrir a Atlântida. Outras hipóteses têm sido levantadas a respeito da Atlântida, como a do arqueólogo grego Marinatos que identificou a Atlântida com a ilha grega de Santorin (Thera) qu submergiu parcialmente devido a uma grande erupção vulcânica no segundo milênio antes da Era Vulgar. Sobrevoei Santorin anos atrás e devo dizer que ainda hoje o espetáculo é impressionante. É possível ver claramente que a ilha, que na sua conformação atual tem a forma aproximada de uma meia lua, nada mais é do que uma parte da borda da cratera do vulcão submergido. Os arqueólogos descobriram ruínas pré-helênicas no local.
Não descarto a possibilidade de Platão ter se inspirado em relatos orais ou escritos sobre antigas catástrofes ao urdir sua narrativa sobre a Atlântida. Entretanto, na minha visão, esse seria apena um dos múltiplos componentes de um complexo processo de bricolagem através do qual o filósofo lançou mão de vários fragmentos de discursos para compor uma narração cujo objetivo maior era ilustrar uma verdade filosófica, e não expor fatos históricos. Tal é a opinião que eu endosso, emitida por vários helenistas franceses como Vidal-Naquet e Bernard Sergent.

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atlântida

Mensagem  Juno Einnalian em Qui Mar 17, 2011 10:03 am

Eu concordo com o Ricardo. A humanidade está achando que consegue controlar tudo, destrói as fontes naturais achando que pode recriar qualquer coisa em laboratório. Não vejo nenhuma catástrofe como um castigo, vejo apenas a natureza sendo a natureza, se destruindo e se reconstruindo. Mas nossas ações interferem na forma dessa destruição, quanto mais alteramos a Terra, mais forte são essas catástrofes. O que ainda não vejo como castigo, apenas como ação e reação. E também acredito que, se é para culpar alguém, o aconteceu no Japão é culpa do mundo inteiro, vivemos em um organismo vivo, o que fazemos aqui interfere lá. Quem garante que o terremoto nessa proporção não foi ocasionado pela retirada de petróleo em algum outro ponto do planeta*?
Os deuses são a natureza, e eles justos, fazem o que tem de fazer. Acredito que estejam procurando o equílibrio que nós estamos tirando da natureza. Também acho que catástrofes naturais são isso: naturais, o que muda com nossa interferência é a proporção. E o que muda com nossa hybris, é a falta de preparo e de respeito.

Lembrei de um anúncio da agência DDB Brasil para o WWF (aparentemente eles a agência fez porque quis, não foi aprovado pelo WWF), que foi bastante polêmico e a maioria achou de mal gosto. Eu achei bem realista: http://comunicadores.info/2009/09/01/wwf-brasil-tsunami-vs-11-de-setembro/


*Opinião apenas, não tenho base científica para tal afirmação.


Juno Einnalian

Feminino Número de Mensagens : 32
Localização : Vale do Paraíba
Emprego/lazer : Assistente de Arte/ Webdesigner
Data de inscrição : 03/02/2011

Ver perfil do usuário http://sementesdaroma.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atlântida

Mensagem  Alexandra em Qui Mar 17, 2011 12:06 pm

Ricardo Mário escreveu:Outras hipóteses têm sido levantadas a respeito da Atlântida, como a do arqueólogo grego Marinatos que identificou a Atlântida com a ilha grega de Santorin (Thera)
Sim, até os portugueses têm teoria achando que Atlantis teria sido ali nos Açores. O documentário que passou há alguns anos na TV a cabo acho que era dessas pesquisas perto de Santorini. O que eu quis trazer é que essas discussões retornaram por conta do tsunami atual.

Juno Einnalian escreveu:Eu concordo com o Ricardo. A humanidade está achando que consegue controlar tudo, destrói as fontes naturais achando que pode recriar qualquer coisa em laboratório. Não vejo nenhuma catástrofe como um castigo, vejo apenas a natureza sendo a natureza, se destruindo e se reconstruindo. Mas nossas ações interferem na forma dessa destruição, quanto mais alteramos a Terra, mais forte são essas catástrofes. O que ainda não vejo como castigo, apenas como ação e reação. E também acredito que, se é para culpar alguém, o aconteceu no Japão é culpa do mundo inteiro, vivemos em um organismo vivo, o que fazemos aqui interfere lá.
Mas nisso eu concordei com vocês, não é "castigo aos japoneses", é consequência da responsabilidade do mundo inteiro! Algumas tradições já diziam que o planeta não é só etéreo-físico, ele tem um corpo astral/emocional, um corpo mental/inteligência e uma tríade.

Se formos ver a mitologia (tanto a de Hesíodo quanto a órfica), ela bate com a formação físico-geológica da Terra. Lembro-me de ter lido que a gigantomachia e a titanomachia coincidiriam com períodos de grandes tremores catastróficos na estrutura do planeta.

Juno Einnalian escreveu:Lembrei de um anúncio da agência DDB Brasil para o WWF
Muito bom o vídeo! Gostei.

_________________
http://sites.google.com/site/helenismo/
avatar
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atlântida

Mensagem  Evandro em Qui Mar 17, 2011 12:29 pm

Acredito que o mais importante é a humanidade dar uma desacelerada no consumo. Não precisamos de 20 pares de sapatos ou trocar de celular todo mês, jogar fora um equipamento apenas por um mal funcionamento, precisamos ter a consciência da manutenção, da reciclagem. A busca de novas tecnologias é muito importante, temos que saber usa-las. O Homem cria ferramentas e a ferramenta muda o Homem.

Evandro

Masculino Número de Mensagens : 24
Localização : São José do Rio Preto - SP
Emprego/lazer : Administrador / Jogar Tenis
Data de inscrição : 15/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Atlântida

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum