Sincretismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sincretismo

Mensagem  Denilson em Qui Mar 17, 2011 8:03 pm

Oi!
Desculpe-me se postei no lugar errado, mas não encaixei o tópico em nenhum outro lugar.
Então eu tenho uma duvidas em relação ao sincretismo.
1)Ele pode ser feito?
2)Os Deuses se ofendem com isso?
O real motivo do post é que eu o Willbert e o Ayslan montamos um altar para Héstia ,enquanto comprávamos coisas pra esse altar achamos uma imagem de nossa senhora que na nossa opinião se parecia muito com Héstia,então compramos e colocamos no altar.Daí surgiu a dúvida se realmente fizemos algo errado.

Aí em embaixo está a imagem citada:
obs:Nós modificamos a imagem a pouco tempo colocando nela o nome de Héstia.

Caso a imagem não apareça aqui está o link que postei na comunidade com imagens de alguns altares(incluido o de Héstia lógico):

[url=http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=4246325&tid=5490030500066251787]
Denilson

Masculino Número de Mensagens : 35

Ver perfil do usuário

Re: Sincretismo

Mensagem  carlos em Qui Mar 17, 2011 8:25 pm

nossa, parece msm, não tem problema não, nas dicas de altares a Álex até sugeriu usar algo parecido.

Álex escreveu:# Disfarçado: Muitos de nós (que convivemos com pessoas de outras religiões em casa e que não aceitariam nossas práticas) costumamos ter altares que pareçam artes ornamentais (uma das vantagens do panteão grego também, visto que as estatuetas são mais vistas como exemplo de beleza estética do que - por exemplo - os deuses 'zooantropomórficos' egípcios dos quais os leigos às vezes têm medo). Se você acha que o argumento de "isso é arte" não vai 'colar' com seus familiares ou colegas de quarto, coisas que aparentemente sejam das religiões deles também servem. Por exemplo, alguns símbolos antigos foram adaptados ao cristianismo (vide a cruz celta, o gnomo que virou símbolo de St.Patrick, o carvalho nórdico que virou pinheiro de Natal...), a deusa celta Brígida virou Santa Brigite, o Sigurd nórdico com o dragão e o Belerofonte grego com a Quimera viraram São Jorge, a imagem de São Longuinho se parece muito com as de Cronos, tanto os budistas como nós também temos contas de oração que se parecem com o terço ou o rosário, entre outras coisas. Então, acrescente velas a isso e, em vez de usar tais elementos para preces cristãs, você terá um altar para meditação, cantos e preces helênicas.

http://sites.google.com/site/helenismo/Home/projetos/sugestoes-e-ideias-para-altar-santuario
carlos

Masculino Número de Mensagens : 205

Ver perfil do usuário

Mensagem  Alexandra em Qui Mar 17, 2011 9:17 pm

Pois é, no fundo foram eles que roubaram de nós antes... rsrs

Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes

Ver perfil do usuário

Mensagem  Thiago Oliveira em Qui Mar 17, 2011 9:19 pm

[sobre o sincretismo]

Dentro do politeísmo reconstucionista a orientação é que não haja sincretismo, a não ser o caso do sincretismo histórico, por exemplo, se vc cultua os deuses gregos, mas referente ao período alexandrino, onde há a mescla entre deuses gregos e egípcios de fato institucionalizada. Mas, tratando-se do Hellenismos, onde o período de tempo é anterior a isso, não há isso não. Entre as explicações e propósitos para o Reconstrucionismo há esse "cláusula" de que prestamos culto às divindades do panteão helênico no período compreendido entre a idade homérica e o ano da morte de Alexandre, em 323.

[sobre a imagem]

Já sobre a imagem, tenho a teoria de que o que faz a imagem representar um deus não é a imagem por si,. mas a ideia que ela pode nos transmitir, evidente que há critério, todavia não é a santa que faz com que o gesso seja uma iamgem dela, e sim quem a entende como tal. Se essa imagem pra você, parece com Héstia e vocês querem usá-la, acredito que desde que modificações sejam feitas, sem problema. Exemplo: a postura das santas catálicas geralmente é rebaixada e condecendente... jás as gregas tentam ser pra frente e austeras... os braços de Héstia são geralmente pra cima, como que dando ou recebendo, muitas santas católicas os têm no coração, coom se resguardando.... Evidente que no caso de uma estátua em gesso isso se torna um tanto difícil, mas são apenas algumas constatações... veja o que você pode fazer.

Enfim, espero ter ajudado.
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante

Ver perfil do usuário http://ta-hiera.blogspot.com

Mensagem  Denilson em Qui Mar 17, 2011 9:50 pm

Obrigado a todos pelas respostas!

O problema é que a imagem é de louça e o maximo que conseguimos fazer foi escrever o nome de Héstia.
Quanto a representação muito parecida,até por que a imagem é do sagrado coração de maria.E coração lembra? Héstia.
Iremos tentar modificar o coração da imagem para que pareça menos cristão.
E espero que a minha imagem seja válida.
Denilson

Ver perfil do usuário

Mensagem  Thiago Oliveira em Sex Mar 18, 2011 10:00 am

Vê se algum de vocês que é habilidoso consegue transformar o coração em fogo...
Thiago Oliveira

Mensagem  Juno Einnalian em Sex Mar 18, 2011 10:01 am

Moço, não consegui ver a imagem no Orkut. Pq será? =[

Juno Einnalian

Feminino Número de Mensagens : 32
Emprego/lazer : Assistente de Arte/ Webdesigner

Ver perfil do usuário http://sementesdaroma.blogspot.com/

Mensagem  Thiago Oliveira em Sex Mar 18, 2011 10:27 am

Então entra lá na comunidade do RHB no Orkut e vê o tópico 'Mostre seus altares' na lista do fórum lá!
Thiago Oliveira

Mensagem  Denilson em Sex Mar 18, 2011 10:50 am

Vamos tentar,até por que o coração da imagem já tem fogo,então é só modificar um pouco...
Denilson

Ver perfil do usuário

Mensagem  Juno Einnalian em Sex Mar 18, 2011 11:02 am

Thiago Oliveira escreveu:Então entra lá na comunidade do RHB no Orkut e vê o tópico 'Mostre seus altares' na lista do fórum lá!

É essa aqui? http://migre.me/44isu*
Brigada, Thiago!
Vi o gato na imagem e fui pesquisar, não sabia da ligação de Héstia com eles, se bem que não sei nada de Héstia. Mas tenho uma admiração sempre que leio sobre.

Mas dai me toquei de uma coisa, acabei de ganhar uma imagem de gato (tava na minha mesa aqui do trabalho quando cheguei, presente pela minha formatura), o que não é estranho já que todos sabem da minha paixão por gatos. Mas olhei para ele e pensei que ficaria lindo em um altar, acho que vai pro de Héstia então. [Não acrescenta nada a discussão, só para compartilhar msm... rs)

*Não consegui colocar o link como html, como é mto grande, usei o encurtador.

Juno Einnalian

Feminino Número de Mensagens : 32
Emprego/lazer : Assistente de Arte/ Webdesigner

Ver perfil do usuário http://sementesdaroma.blogspot.com/

Mensagem  Denilson em Sex Mar 18, 2011 11:42 am

É essa sim juno. Sobre o gato,eu vi aqui mesmo falando sobre a possivel ligação recente dele com Héstia,segue o link aqui em baixo:
http://helenismo.forumeiros.com/t217-hestia
Denilson

Ver perfil do usuário

Gatos

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves em Sex Mar 18, 2011 1:07 pm

Vi o gato na imagem e fui pesquisar, não sabia da ligação de Héstia com eles, se bem que não sei nada de Héstia. Mas tenho uma admiração sempre que leio sobre.

Mas dai me toquei de uma coisa, acabei de ganhar uma imagem de gato (tava na minha mesa aqui do trabalho quando cheguei, presente pela minha formatura), o que não é estranho já que todos sabem da minha paixão por gatos. Mas olhei para ele e pensei que ficaria lindo em um altar, acho que vai pro de Héstia então.
[/quote]

Vejo com prazer que estou diante de alguém que, como eu, pertence à Nobre Confraria dos Cultores de Gatos.
Bastet faz parte da lista das divinades de muinha eleição.

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Emprego/lazer : Historiador

Ver perfil do usuário

Mensagem  Duggan em Sex Mar 18, 2011 5:49 pm

Pois então somos em maior número...em casa, temos 4 gatos...mais precisamente uma anciã de 16 aninhos, uma donzela de 3, e dois jovenzinhos de 2 anos. Não temos mais por falta de acomodações mesmo...
P.S.: Todos dormem conosco na cama, e o Vlad faz questão que seja entre minha esposa e eu com a cabeça recostada no travesseiro dela. hehehe
P.S.2: Quando ainda era um iniciado germânico (não que tenha deixado de ser, uma vez que iniciação não se perde), prestava culto a Mardoll (Freyja), que é também a Senhora dos gatos, e por quem tenho ainda grande amor e admiração. Creio que Ela tenha entendido que não há mais como cultuá-la. Afinal, sei bem onde é o meu lar. Mas, vez ou outra, posso visitá-la, como quem visita uma tia que mora longe, por exemplo...hehehe
Duggan

Masculino Número de Mensagens : 121
Emprego/lazer : Publicitário/tatuador

Ver perfil do usuário

Mensagem  Diego Calazans em Sex Mar 18, 2011 8:04 pm

Bom saber que há tantos helenos ailurófilos.
Aqui no apê são sete gatos, todos devidamente adotados, vacinados e esterelizados.
Eu e minha senhora, que também é politeísta, fazemos trabalho voluntário junto a um grupo que cuida de gatos que foram abandonados no campus da universidade em que estudamos.
Temos planos de um dia comprarmos um sítio e fazer dele um santuário para gatos, com o nome de "Lar de Bastet".
fiquei feliz em saber que a deusa Héstia também está ligada aos gatos.
Diego Calazans

Masculino Número de Mensagens : 15
Emprego/lazer : Sociologia - Poesia - Música

Ver perfil do usuário

Mensagem  Alexandra em Sab Mar 19, 2011 1:34 am

Se vocês lerem direito o tópico citado, a gente está CONJETURANDO (talvez por algum U.P.G.) com base em DEDUÇÕES e RELAÇÕES (animal do lar) de se poder associar gatos com Héstia, mas - como bem falou o Ricardo naquele tópico - na literatura clássica os gatos estão ligados apenas ao Egito! Não há nenhuma fonte antiga que relacione os gatos com Héstia. Que fique então bem claro que o uso de imagens deles no altar é acréscimo pessoal do dono do mesmo. Não que você não possa usar, mas avise que fui inclusão sua, e não uma reconstrução.

Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes

Ver perfil do usuário

Mensagem  Denilson em Sab Mar 19, 2011 1:56 pm

Eu achei que tinha dito isso,mas claro nós que optamos a por o gato no altar.. é lógico que sabemos que não existe uma ligação historica entre Héstia e os gatos.Acreditado que na visão moderna podemos sim incluir o gato no altar...
Denilson

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: