Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bíblia Da Mitologia Grega

3 participantes

Ir para baixo

Bíblia Da Mitologia Grega  Empty Bíblia Da Mitologia Grega

Mensagem  lunovox Qua maio 04, 2011 12:05 pm

Estava procurando estatuetas gregas no mercado livre e encontrei este livro em PDF e gostaria de saber a opinião de vocês a respeito dele.
lunovox
lunovox

Masculino Número de Mensagens : 43
Localização : Campinas - SP
Emprego/lazer : --- / ---
Data de inscrição : 27/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Bíblia Da Mitologia Grega  Empty Re: Bíblia Da Mitologia Grega

Mensagem  Thiago Oliveira Qua maio 04, 2011 7:57 pm

Luno, olha só.. não dá pra analisar o conteúdo porque o livro só aparece em propaganda, não há textos, todavia

1 - O Hellenismos e todo politeísmo helênico, acredito eu, no geral não é dogmático, sendo assim, não há livros dizendo o que se deve fazer ou não fazer e por quais motivos isso é ou não aceito. Em geral esse princípios são regidos pela racionalidade, afinal, essa é uma religião da razão, da relação humano-divino com bases no heroísmo e não uma religião de fé, baseado na submissão do homem em relação ao divino, como pressupõe o cristianismo por exemplo.

2 - Mesmo sendo termo "bíblia" referente a um conjunto de bíblias, acredito que um mitólogo de credibilidade certamente não usasse o termo pela valor social que lhe é atribuído.

3 - É muito complicado você falar em uma coleção única de mitos gregos como algo estável; os gregos tinham muitos mitos... alguns mais outros menos conhecidos e para ambos estes grupos haviam diversas versões em muitos casos... sendo esse por melhor que fosse, esse livro certamente incorreria no erro de apresentar como única uma versão que não necessariamente o é.

E pra terminar, 4 - acho dispendioso gastar R$4,99 (por mais que sejam 4,99) em um livro cujas possíveis fontes podem ser encontradas gratuitamente na internet, ainda mais quando ela apresenta os problemas que eu citei acima.

Bem acho que é isso; acho que os colegas mais antigos irão concordar com os pontos levantado; espero ter ajudado!
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bíblia Da Mitologia Grega  Empty Re: Bíblia Da Mitologia Grega

Mensagem  Jota Aktaios Qui maio 05, 2011 1:22 am

Luno,
1) Reitero o que o Thiago mencionou;
2) Pela descrição do produto, que eu li, o livro seria na verdade não uma bíblia DE mitologia grega MAS a "Biblia Sagrada Segundo a Mitologia Grega"... sendo assim, creio que esse "segundo a mitologia grega" seria uma análise (ou tentativa de) encontrar a mitologia grega dentro da bíblia cristã.

3) Reitero, de novo, o que o Thiago falou E em especial o fato de gastar R$4,99 nisso, sendo isso algo que não sabemos quem escreveu, de onde veio e nem se credibilidade tem Wink rss
Jota Aktaios
Jota Aktaios

Masculino Número de Mensagens : 190
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Letras, artes e cultura
Data de inscrição : 23/05/2010

http://aktaios.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bíblia Da Mitologia Grega  Empty Re: Bíblia Da Mitologia Grega

Mensagem  lunovox Qui maio 05, 2011 12:24 pm

Dois pontos de vista interessantes.
lunovox
lunovox

Masculino Número de Mensagens : 43
Localização : Campinas - SP
Emprego/lazer : --- / ---
Data de inscrição : 27/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Bíblia Da Mitologia Grega  Empty Re: Bíblia Da Mitologia Grega

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos