Oferta de frutos...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Oferta de frutos...

Mensagem  leo em Seg Jun 13, 2011 8:13 pm

Essa semana, ofereci uma maçã a Afrodite, canela a Eros e uvas a Dionisio...queria saber se posso comer a maçã depois de oferecer..
Se fazemos jejum, e ficamos sem comer pelos deuses, podemos comer pelos deuses? rabbit
Eu ja vi algo parecido no culto a Lilith, que depois de oferecer a agua com essencia de rosas e a maçã, os sacerdotes comiam e bebiam dizendo:"eu como este fruto da libertação e bebo da agua sagrada em honra a nossa deusa!"
avatar
leo

Masculino Número de Mensagens : 7
Localização : Sâo Paulo
Emprego/lazer : Estudante
Data de inscrição : 12/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Oferta de frutos...

Mensagem  Thiago Oliveira em Ter Jun 14, 2011 7:02 pm

Leo,

algumas considerações antes de lhe responder.

1° - O jejum não é uma prática comum na religião helênica; ele acontece sim, mas em momentos muito especiais (como grandes crises na polieis, seca, guerras e coisas do gênero) e em cultos bem limitados e característicos, muitas vezes ligados à Mistérios, como por exemplo alguns cultos de Deméter e um ou dois dos seus festivais (penso logo na Thesmofória). Mas via de regra, não é comum.

2° - Lilith não é grega e não tem influências gregas; Se ela chegou à Grécia politeísta clássica foi bem tarde, após o período alexandrino. Possivelmente o que você leu sobre o culto de Lilith e esse jejum seja uma coisa criada ou adaptada por cultuadores d'Ela atualmente e não necessariamente uma fonte histórica que diga que isso de fato acontecia (o que não diminui a "validade" do rito/fala).


Agora voltando à sua questão... no Hellenismos temos os Symposiuns, ou Banquetes, que são momentos em que o que se é ofertado é partilhado com os Deuses, até porque esse é o momento por excelência de troca e convivência com Eles. Então, tradicionalmente, o que acontece durante o Symposium é a partilhada entre mortais (e a comunidade se une para isso) daquilo que foi ofertado/sacrificado aos deuses. No caso da oferta dos primeiros frutos isso não acontece porque em tese, os primeiros são ofertados aos deuses e todo o resto da colheita é dos humanos...

Espero ter respondido sua pergunta. Quaisquer dúvidas, I'm here.
avatar
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

Ver perfil do usuário http://ta-hiera.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum