Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

novo aqui

+2
carlos
lucas prado
6 participantes

Ir para baixo

novo aqui Empty novo aqui

Mensagem  lucas prado Sáb Jun 25, 2011 3:22 pm

olá, meu nome é lucas prado de almeida,tenho 21 anos,curso faculdade de artes cenicas(teatro),e a um ano me encantei pelo helenismo, eu queria entrar pra religião,mas tbm vi uma coisa nesse forum, não tem umas questoes que eu vivo pensando: depois de tantos seculos, lendas sobre eles na atualidade não tem, mas isso nao significa q eles tenham parado suas atividades, logo, sera entao q eles continuam tendo filhos com mortais?se nao, por que nao? e tbm de nascer novos deuses?acho meio sem noçao nao ocorrer assas coisas mais sendo que eles nao pararaiam com velhos habitos assim do nada...
e li sobre a névoa(em um dos livros de homero) que tolda a visao dos mortais sobre como as coisas realmente sao, porem q algumas pessoas podem conseguir ver atraves dela, nao seria possivel isso mesmo?sao tantas perguntas, mas eu gostaria de entender melhor isso!
bjs

lucas prado

Masculino Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

novo aqui Empty Re: novo aqui

Mensagem  carlos Sáb Jun 25, 2011 7:30 pm

Algumas das suas dúvidas foram respondidas nesse tópico aqui: https://helenismo.forumeiros.com/t777-outros-deuses?highlight=Novos+deuses
carlos
carlos

Masculino Número de Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

novo aqui Empty Re: novo aqui

Mensagem  lucas prado Sáb Jun 25, 2011 9:44 pm

mas o problema nao é esse!!!!o problema é como vamos saber se tem novos deuses na atualidade e tbm se os deuses ainda tem tem filhos com humanos(semideuses)???no meu ver axo sim q existem, mas queria saber quanto a possibilidade disse de acordo com voces,e a questaoda nevoa ao foi respondida.
abrçs

lucas prado

Masculino Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

novo aqui Empty Névoa

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves Sáb Jun 25, 2011 10:25 pm

A questão fundamental é a névoa que tolda nosso olhar. Mas lembre-se: por mais espessa que seja a névoa, uma parte da luz solar consegue atravessá-la e chega até nós.

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

novo aqui Empty Re: novo aqui

Mensagem  carlos Sáb Jun 25, 2011 11:15 pm

lucas prado escreveu:mas o problema nao é esse!!!!o problema é como vamos saber se tem novos deuses na atualidade e tbm se os deuses ainda tem tem filhos com humanos(semideuses)???no meu ver axo sim q existem, mas queria saber quanto a possibilidade disse de acordo com voces,e a questaoda nevoa ao foi respondida.
abrçs

Thiago Oliveira escreveu:1 - Se há novos deuses, posteriores, há sim. mas não são os deuses "gregos" que nos reportamos no culto politeísta helênico. Há os alexandrinos que cultuam os deuses gregos num período após o nosso, o período da influência egípcia. Há os que fazem um culto pré-helênico, outros exclusivamente cretense (ou o que eles acreditam ser isso). A questão que se coloca é quais os limites pra sua prática (limites cronológicos, pois o culto mudou ao longo do tempo, da mesma forma que agora muda)

provavelmente existem sim novos deuses e semi-deuses, mas é como o Th disse, não fazem parte do período helênico que está proposto no culto politeísta helênico, como ele disse, o que muda é a cronologia cultual aderida.
carlos
carlos

Masculino Número de Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

novo aqui Empty Re: novo aqui

Mensagem  lucas prado Dom Jun 26, 2011 2:01 pm

ta,mas se existe semideuses eles nao deveriam ser reconhecidos como tais por nos?????senao a maioria com certeza sera taxada de maluco,e entao, sobre a nevoa?vcs areditam????e toda akela historia sobre driades,satiros,ninfas,montros,ate mesmo na atualidade????quero a opiniao de vcs

lucas prado

Masculino Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

novo aqui Empty Re: novo aqui

Mensagem  marcofratello Ter Jun 28, 2011 1:09 am

Agora me veio uma dúvida: Será que existindo algum semideus atual, esse mesmo o saberia?
marcofratello
marcofratello

Masculino Número de Mensagens : 9
Localização : Natal/RN
Data de inscrição : 20/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

novo aqui Empty Re: novo aqui

Mensagem  A.Henrique S.R Ter Jun 28, 2011 2:18 pm

Sobre as ninfas ,satiros e companhia , creio que sejam nomes gregos para espiritos da natureza que esta em todo lugar.Enquanto houver natureza, haverá seus espiritos, e os chamaremos pelos nomes helenicos.

Sobre semi-deuses na atualidade, de repente algum Oraculo responda sobre isso, pois tirar no palitinho não ajuda muito. E de qualquer forma só seria cultuado após a morte do mesmo. Ou coloquemos na internet a pergunta: "Quem transou com um deus(A) nos ultimos cinquenta anos e gerou um filho dele(a)?" é uma das alternativas.hehe

A questão da nevoa é bem intrigante, lembra a nevoa magica dos celtas. Mas pode ser tambem uma figura de linguagem que Hesiodo usou pra dizer que são espiritos invisiveis ao olhar comum.

A.Henrique S.R
A.Henrique S.R

Masculino Número de Mensagens : 66
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

novo aqui Empty Re: novo aqui

Mensagem  Jota Aktaios Ter Jun 28, 2011 5:47 pm

Eu não ia me posicionar quanto a isso, mas ok...
Eu sinceramente nunca parei pra me perguntar sobre isso, mas considerando que estamos numa comunidade cristã há 2 milênios e que as referencias aos cultos de deuses antigos seja toda baseada na antiguidade clássica, acho difícil termos um referencial de algo "contemporaneo" e mesmo assim acho que isso em mente é relativamente esotérico (no sentido mesmo de precisar fazer parte de algo que tire " a nevoa " de diante dos nossos olhos). Apesar de saber que as pessoas vão falar que eu andei lendo muito Percy Jackson, eu acho que se existem heróis modernos esses são amplamente reconhecidos, tanto os bons quanto os vís, pois, partindo do principio de que o herói se dedica a um ideal universal de bem (ou mesmo que como Hércules, tenha iniciado por um motivo pessoal, mas tenha acabado ajudando sua comunidade) e que por isso sofre e dedica sua vida ao cumprimento desse ideal, não acho inválido dizermos que Madre Tereza, Ghandi e cia sejam possíveis "filhos de deuses"/"heróis" modernos e tals. Mas fica a icognita.

Por outro lado, mais científico, partindo do princípio de que os deuses são as próprias forças naturais às quais foram incorporadas e associados valores sociais vigentes à epoca, todos esses fênomenos já foram nomeados pelos antigos. Se chove, é Zeus quem chove. Se há sol, é Hélios/Apollo quem brilha no céu, se há tsunami é Poseidon Treme-Terra que age e daí por diante. Não achemos que os deuses estavam dissociados da natureza. Dessa forma, acredito eu, seja desnecessário o surgimento de novos deuses. Sem observarmos um "catálogo" de deuses, daimons e heróis, todos os princípios naturais, psicologicos e afins, estão lá. Não é a toa que a própria psicologia, dentre outras ciencias, faz uso das figuras antigas para formular suas teorias e teses.
Jota Aktaios
Jota Aktaios

Masculino Número de Mensagens : 190
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Letras, artes e cultura
Data de inscrição : 23/05/2010

http://aktaios.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

novo aqui Empty Re: novo aqui

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos