Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A respeito dos dogmas e práticas

5 participantes

Ir para baixo

A respeito dos dogmas e práticas Empty A respeito dos dogmas e práticas

Mensagem  Stephanos Qua Set 14, 2011 1:25 pm

Gostaria de saber, daqueles que já são reconstrucionistas há algum tempo, se vocês encaram como um problema para aquele que é reconstrucionista, a prática de algumas libações ou oferendas/homenagens a deuses não pertencentes ao panteão grego.

Eu passei um tempo estudando e participando de outras práticas e grupos e não me sinto confortável em simplismente abraçar as práticas helenistas e deixar de agradecer, sempre que eu puder, aos deuses de outros panteões que me ajudaram e se comunicaram de alguma forma comigo. Logo, é importante para mim saber qual é a conduta de um reconstrucionista em relação a isso e também em relação a práticas que não seriam originariamente gregas, como o contato e práticas de defesa energética utilizando o que é chamado de "animal guardião" ou "animal totem".

Desde já, agradeço a atenção.
Stephanos
Stephanos

Masculino Número de Mensagens : 29
Localização : Rio de Janeiro, Brasil
Emprego/lazer : instrutor de ensino da língua inglesa
Data de inscrição : 14/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A respeito dos dogmas e práticas Empty Re: A respeito dos dogmas e práticas

Mensagem  Diego Vilaça Qua Set 14, 2011 9:03 pm

Stephanos, acho q esse artigo irá tirar algumas das suas dúvidas! Very Happy

https://sites.google.com/site/helenismo/Home/artigos/a-tolerancia-religiosa-na-grecia-antiga
Diego Vilaça
Diego Vilaça

Masculino Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 12/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A respeito dos dogmas e práticas Empty Re: A respeito dos dogmas e práticas

Mensagem  Stephanos Qua Set 14, 2011 11:34 pm

Obrigado! Very Happy
Stephanos
Stephanos

Masculino Número de Mensagens : 29
Localização : Rio de Janeiro, Brasil
Emprego/lazer : instrutor de ensino da língua inglesa
Data de inscrição : 14/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A respeito dos dogmas e práticas Empty Re: A respeito dos dogmas e práticas

Mensagem  Jota Aktaios Qui Set 15, 2011 12:12 am

Oi Stephanos,
Sou recon há uns 3 anos e desde que vim pro Helenismo sinceramente nunca mais senti necessidade e male mal a presença de deuses de outros panteões na minha vida, mas entendo sua situação, pq no começo sempre dá essa estranheza mesmo - que não estou dizendo que deve passar e os outros deuses devem ser deixados de lado, apenas para mim foi assim.

Quanto a posição do Helenismo, não, não há problemas em cultuar deuses de outros panteões, DESDE QUE não haja "mistureba" das práticas. Com isso quero dizer que, por exemplo, não cabe por exemplo numa Diasia - festival em honra a Zeus - resolver prestar culto à Anubis, e assim por diante. Nos Estados Unidos há diversas pessoas que são Helenistas, Bruxas, Xamanicas e afins mas que deixam suas praticas restritas aos seus contextos culturais. Isso é plenamente plausível, é respeitoso! Imagina, vc, no aniversário da sua mãe, resolver comemorar o casamento da sua melhor amiga... Não cabe, é desrespeitoso aos dois, mas vc pode, sim, ir em duas festas diferentes no mesmo dia Wink

Espero que tenha ajudado =D
Jota Aktaios
Jota Aktaios

Masculino Número de Mensagens : 190
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Letras, artes e cultura
Data de inscrição : 23/05/2010

http://aktaios.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

A respeito dos dogmas e práticas Empty Dogmas e Práticas

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves Qui Set 15, 2011 12:54 pm

Esclareço que eu, como budista, presto reverência a divindades helênicas, romanas e budistas, na qualidade de guardiãs do Dharma (Lei Budista), mantendo, é claro, cada coisa no seu devido lugar, sem promover "misturebas" indigestas.

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A respeito dos dogmas e práticas Empty Re: A respeito dos dogmas e práticas

Mensagem  Stephanos Qui Set 15, 2011 5:08 pm

Ajudaram e muito!

Agradeço mais uma vez pelo esclarecimento!
Stephanos
Stephanos

Masculino Número de Mensagens : 29
Localização : Rio de Janeiro, Brasil
Emprego/lazer : instrutor de ensino da língua inglesa
Data de inscrição : 14/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A respeito dos dogmas e práticas Empty Re: A respeito dos dogmas e práticas

Mensagem  Duggan Seg Set 26, 2011 2:10 pm

Bom, deixo minhas vivências tb como exemplo. Eu sou bruxo há muitos anos e me mantenho em minhas práticas. A diferença hoje é que há mais ou menos 5 anos estou buscando exclusivamente a prática da bruxaria e da feitiçaria nos moldes helênicos, mas já prestei muitas reverências a outros Deuses (principalmente os germânicos) e tb nunca achei justo com Eles simplesmente abandoná-los. Por esta razão, vez ou outra "vou visitá-los" e presto algumas honras, afinal, se sou o que sou hj, foi com a ajuda também deles.
Minha esposa tb é bruxa e promove junto comigo este resgate da bruxaria helênica, mas ela sempre foi muito devotada à Durga e Lakshmi ( O Jota não me deixa mentir...hehehe), que são Deusas indianas. Tanto que assim que entras na minha casa, depois, claro, de passar pela Hekataia do lado de fora da porta, vc encontra nas paredes de frente dois quadros de mais de um metro de altura com seus respectivos altares, sendo um para Durga (com Shiva, Ganesha e Hanuman) e um para Lakshmi (com Vishnu) onde minha esposa presta suas homenágens e faz suas orações à Elas. Vez ou outra eu me junto a ela, como será em breve no Durga Puja, por exemplo. Mas nunca em hipótese alguma misturamos as estações e mesmo mantendo altares para os dois panteões na mesma casa ainda temos o cuidado de sempre deixá-los em comodos diferentes e nunca fazermos ritos simultâneos. O altar dela para Durga inclusive fica fechado com uma cortina que só é aberta na hora de adorar a Deusa ou para algum rito específico. Isso, para nós, nunca foi um problema. Muito pelo contrário, pois é uma delícia sabermos que somos ouvidos e visitados por todos estes Deuses. É como uma grande família. Vivemos com nossos pais, esposas/maridos, filhos, mas sempre é uma alegria ser visitado por aqueles primos de 3º grau que moram em outro país. hehehe
Só te aconselho que sejas sempre muito prudente e que não misture as bolas. Você tem que saber onde é a sua casa. Visite os outros de coração aberto mas sempre volte pra sua casa. Wink
Duggan
Duggan

Masculino Número de Mensagens : 120
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Publicitário/tatuador
Data de inscrição : 30/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A respeito dos dogmas e práticas Empty Re: A respeito dos dogmas e práticas

Mensagem  Stephanos Ter Set 27, 2011 5:34 pm

Obrigado pelo conselho, Duggan! Smile
Stephanos
Stephanos

Masculino Número de Mensagens : 29
Localização : Rio de Janeiro, Brasil
Emprego/lazer : instrutor de ensino da língua inglesa
Data de inscrição : 14/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A respeito dos dogmas e práticas Empty Re: A respeito dos dogmas e práticas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos