Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Academia Apolínea?

+5
Gabriel Fortunato
Diego Vilaça
diego d.
Dionizio123
Pedro Reis
9 participantes

Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Academia Apolínea?

Mensagem  Pedro Reis Dom Nov 20, 2011 10:40 pm

[i]Sonhei uma vez que estava em um lugar estranho, não reconheci muito o local, não era de aparência grega, parecia mais... 2011

Eu havia chegado em uma espécie de escola, lá haviam vários meninos como eu e bla bla, teve até um que eu pensei ''nossa, esse daí foltou muitas aulas e agora apareceu?'' Detalhe, no sonho eu o conhecia, mas na vida real... num fazia nem ideia
Até que eu vi em uma espécie de suporte, semelhante a uma escada com 3 degraus... vários arco e flechas. Entre eles, estava MEU arco e flecha indígena que eu comprei na rua...
Lembro de tentar usa-lo para atirar alguma flecha e
O Arco se partiu ao meio ._.

Ouvi alguém dizer: ''Esse arco aí não presta''
Meio óbvio...

Dai uma mão ao meu lado, apontou para outro arco, na ponta da estante em forma de degrau e vi um arco bem semelhante ao de Apolo, de acordo com uma imagem que vi. Ele não se quebrou...
Dai me lembro de atirar na barriga de um gordinho, que estava pegando seu arco
enfim, muito estranho... e.e'

Apolo está fazendo uma academia para arqueiros?


Pedro Reis

Masculino Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Dionizio123 Dom Nov 27, 2011 1:31 am

Olha posso esta enganada, mas acho que Apolo quis mostrar que gosta de você. O arco é um dos símbolos dele, e acho que ele é seu patrono. Mas procure consultar oráculos para saber.

Alguém com alguma opinião diferente?

Se ele for que bom ^~ pq ele é um Deus super legal. cheers bounce
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  diego d. Sex Dez 02, 2011 9:22 pm

como assim consultar oraculos?? da p fazer?..explica direito por favorr.. brigadooo
diego d.
diego d.

Masculino Número de Mensagens : 37
Localização : rj
Data de inscrição : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Diego Vilaça Sáb Dez 03, 2011 11:22 am

Diego D., vc pode consultar os Mantis do RHB (só ver aqui: Mantikoi - RHB).
A presença de oráculos no meio pagão (no sentido de religiões não-messiânicas) é mto comum. O tarot e as runas, por exemplo, são exemplos de oráculos mto utilizados para consultar os Deuses.
Diego Vilaça
Diego Vilaça

Masculino Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 12/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Diego Vilaça Sáb Dez 03, 2011 12:58 pm

E tbm tem a presença de oráculos nas religiões afro-brasileiras, como a presença dos búzios no Candomblé. Smile
Diego Vilaça
Diego Vilaça

Masculino Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 12/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Gabriel Fortunato Sáb Dez 03, 2011 1:03 pm

Além de Quiromancia, que eu pratico. E até Bibliomancia, que é muuuuito simples. Very Happy
Gabriel Fortunato
Gabriel Fortunato

Masculino Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 19/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Pedro Reis Dom Dez 04, 2011 2:11 am

aaa agora entendi
Bibliomancia é ótimo, começei a fazer e recebi respostas Mucho LOKAS LOL
Passei a ver a Biblia com outros olhos por que, desculpe a rigidez, esses crentes e evangelicos, me fazem ter uma pessima concepção da biblia, por que usam as palavra de Deus, mas muitas vezes sem saber o real significado das coisas, negam coisas que há na bíblia, desacreditando em uma coisa que dizem acreditar profundamente.

Depois do teste da Bibliomancia, descobri que, além de mágico,é um item profético poderoso :3
E sim, Apolo é meu padrinho... li um texto dizendo que ele era uma das formas de Arcanjo Miguel e esse é um Anjo BEM presente na minha vida,eu sabia que ambos tinham uma conexão mas sem certeza, dai foi só comprar um livro lá... e vi essa informação.

Pedro Reis

Masculino Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Alexandra Dom Dez 04, 2011 11:39 am

Pedro, você confundiu as coisas e parece meio perdido aqui no grupo...
Primeiro porque 'biblio' vem do grego, significa livro, quando o Fortunato se referiu a bibliomancia ele quis dizer usar livros como forma de oráculo, e não "a bíblia", até porque a Bíblia condena qualquer forma de mancia/oráculo.
Segundo porque você fala em "palavra de Deus", aqui nós acreditamos em vários deuses e não temos um 'livro de instruções' e sim princípios éticos e virtudes que embasam nossas ações.
Terceiro pelo sincretismo que você faz entre um deus grego e um anjo hebraico, coisa que não precisamos, inclusive porque não há necessidade de transformar um deus tão perfeito e múltiplo em um simples arcanjo que na maioria das vezes só segue ordens.
E quarto porque tens que tomar cuidado com isso de "li um texto" de "um livro lá", existe muita coisa por aí que não vale muito a pena ler.

No mais, quanto a seu sonho, talvez seja hora de você quebrar certas coisas às quais você ainda se apega ("o MEU arco") e que são muito frágeis (como essas crenças sem ciência nem razão, que não fazem muito sentido) e passar a usar coisas mais sólidas (como acreditar na ciência dos deuses, que é mais antiga e mais duradoura); até porque 'academia' é um sinônimo para universidade, um lugar de estudo, de sabedoria, de iluminação e razão, relacionados a Apolo.
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Pedro Reis Dom Dez 04, 2011 12:23 pm

Ai que legal obrigado :3

Mas por incrível que pareca, o lance da bíblia da certo o.O
Bom, eu não sei, ambos deram sinal ''Apolo e Miguel'' e eu não vi ele se transforma um em outro então,certamente, não posso afirmar com convicção
Realmente, esse desapego ta acontecendo em minha vida.

Sobre os deuses, eu acredito em uma forma diferente... Pra mim, existem vários deuses, não só de nossa mitologia mas de outras, e no fim, são governados por um ser supremo, que as vezes toma até forma nas Histórias como Zeus, Odin etc...

Ja tive muitos contatos com muitas coisas, e acredito em todas elas, sou tão cabeça aberta que pode até ser perigoso, como você mesma disse, ''ler um livro'' ''um negócio que li ali'' , Sem contar que sou meio sedento de conhecimento.

Sou mais ligado as práticas Xamânicas, e meu objetivo no fórum, é mais para auto descoberta, como Apolo, e como outro deus, que anda fazendo algum tipo de conexão comigo, através, até mesmo, dos animais, bem comum no xamânismo.

Já sonhei com Golfinhos e Ratos, símbolos de Apolo, pelo que pude ver em vários cantos. E adorei essa sua dica, vai em ajudar a manter a linha, por mais que eu seja mente aberta, sou pé no chão, por que só acredito quando tenho contatos oníricos, ou quando passa um ''flash'' e eu vejo... mas essa parte vai mais pro caso de ''acreditar na existância'', enfim, são muitas coisas xD

Li que os gregos evitam xamanismo, em um livro ''ai'' mas não consigo imaginar NADA separado. Consegui ver resultado misturando Wicca e Helenismo, consegui ver resultado juntando ''Xamanismo e helenismo''. Uma vez estava caminhando e me perguntei, se eu deveria deixar a wicca pra praticar o helenismo, e uma voz, bem comum, me disse ''Ambas devem andar juntas'', e assim faço desde então.

Pedro Reis

Masculino Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Gabriel Fortunato Dom Dez 04, 2011 1:08 pm

Os gregos evitam o Xamanismo? Nunca ouvi falar.
Eu sei que eles não curtiam muito a Bruxaria e etc.
Gabriel Fortunato
Gabriel Fortunato

Masculino Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 19/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Alexandra Dom Dez 04, 2011 4:11 pm

Acreditar em vários deuses com um deus supremo se chama 'henoteísmo'. Difere do monoteísmo por este ser 'mono' (único) e do politeísmo por este ser 'poli' (muitos), enquanto 'heno' (um) é um maior que os outros. Esse termo foi cunhado há alguns séculos por um estudioso do hinduísmo, que vê como os deuses hindus (principalmente no vaishnavismo) são emanações de um deus supremo (como Krishna ou Brahma).

Os gregos não eram contra xamanismo, mas o reconstrucionismo é meio averso à wicca sim (no site tem as várias razões para a diferença entre ambos: http://sites.google.com/site/helenismo/Home/o-que-e/diferencas-entre-a-wicca-e-o-helenismo). Talvez você se encaixe mais no ecletismo helênico no que no reconstrucionismo.

Se você ler em inglês, tem um artigo fácil de acessar na internet sobre o xamanismo grego antigo: http://pt.scribd.com/doc/97225/Ancient-Greek-Shamanism-

E cuidado mesmo com isso de acreditar em tudo o que lê, é preciso filtrar o que presta.
Abraços...
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  diego d. Seg Dez 05, 2011 1:03 am

obrigadoo..peskisarei
diego d.
diego d.

Masculino Número de Mensagens : 37
Localização : rj
Data de inscrição : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Isa Seg Dez 05, 2011 6:00 pm

Eu também relaciono muito o xamanismo com o helenismo, minha madrinha é Atena e meu animal do poder é a coruja. Acho que os dois são muito parecidos, quanto a presença de um deus supremo e não acredito...

Isa

Feminino Número de Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Gabriel Fortunato Seg Dez 05, 2011 7:32 pm

Eu também Isa!
Meu animal é a Onça Pintada, e o deus que mais cultuo é Dionísio. Very Happy
Gabriel Fortunato
Gabriel Fortunato

Masculino Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 19/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Pedro Reis Ter Dez 06, 2011 4:11 pm

AA ótimo então, me sinto no lugar certo
se bem que, eu gosto da wicca mais para o lado do bem estar... técnicas de cura e etc...
Mas a magia Celta, a principal religião modernizada pela Wicca, não me e muito chamativa, como disse, meu lance é Xamânismo.

Mas gostei do Helenismo ... bastante

Pedro Reis

Masculino Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Pedro Reis Ter Dez 06, 2011 4:20 pm

Aa, e muito obrigado pelo texto, sim leio em inglês.

Sobre meus animais, Já sonhei com muitos, Leão, Pantera, Tigre principalmente. O Leão é o de Apolo, Pantera e Tigre Dionísio.
Outro, bem curioso, é o Guaxinim, que tem poder de mãos de cura, Eu tenho tais poderes e eles tem uma eficiência bem grande! Quando coloco o Louro nos rituais de cura, a coisa aumenta drasticamente.

Gosto muito do Dionísio, realmente, é um deus fantástico que me fez sair um pouco mais da rigidez do cotidiano e viver o gozo da vida, o prazer de viver...
E o lado negro de Dionísio me fascina de alguma forma...

Afrodite tbm é muito amorosa...
Gosto muito de Animais, e as vezes penso em Ártemis quando vejo um cachorro na rua por exemplo. Parece até que ela quer que eu tome uma ''Atitude'' e ajude, Saio de perto com o coração partido, por que as vezes não tenho condições...

Ares, outro deus que aparentou já ter aparecido nos sonhos, e desde então, muitos amigos sonham comigo lutando contra monstros horripilantes, eu mesmo ja sonhei com tal situação...
Etc... são muitas coisas legais... Meu sonho e se tornar independente e fazer meus cultos, odeio depender da família nesse lance religioso.

Pedro Reis

Masculino Número de Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Fábio Aquiles Ter maio 12, 2015 11:07 pm

Sei que provavelmente ninguém verá ou responderá depois de mim neste post esquecido, mas gostei da discussão.

Eu particularmente entendo que mesmo quem não se identifique como um reconstrucionista helênico pode aprender bastante coisa com o Helenismo. Eu mesmo sou ateu que adota o paganismo de forma simbólica (o conhecido paganismo secular) e minha maior inclinação (praticamente 100%) é pelo Helenismo, desde que me entendo por gente.

Outro ponto que me chamou a atenção para entrar aqui foi ter mencionado Apolo no título, já que ele é meu patrono também. I love you

Enfim, muito boa mesmo essa discussão.
Fábio Aquiles
Fábio Aquiles

Masculino Número de Mensagens : 51
Localização : Salvador-BA
Data de inscrição : 08/05/2014

http://homotheosis.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Fábio Aquiles Ter maio 12, 2015 11:21 pm

*eu realmente sinto falta de um botão de "editar" aqui para não ter que criar um novo post para complementar o anterior e evitar flood, mas vamos lá*

Pedro Reis, no seu último post você disse que sonhou com leão e o associa a Apolo também. Pode me dizer de onde (talvez alguma fonte) que relacione esse felino ao deus?

Eu sei que na astrologia o signo de Leão é regido pelo Sol (astro de Apolo), mas na mitologia eu só sei que o leão é associado a Héracles, a Selene (a Lua), a até a Hera. Veja o primeiro trabalho de Héracles, o do Leão de Nemeia, para saber mais. cat
Fábio Aquiles
Fábio Aquiles

Masculino Número de Mensagens : 51
Localização : Salvador-BA
Data de inscrição : 08/05/2014

http://homotheosis.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Nicodemos Qua maio 13, 2015 10:37 pm

O Leão é o animal de Cibele, as imagens de Cibele costumavam retratar um ou dois leões ao lado da Deusa.  

Cibele é uma deusa que foi muito cultuada na Lídia, na Frígia, e demais regiões da Anatólia Ocidental, região onde também ficava Tróia, reino que teve a predileção de Apolo na guerra contra os Gregos.  Talvez daí a relação entre Apolo e os leões.

Cibele era cultuada pelos Hititas.  Os Hititas esculpiram uma imensa imagem de Cibele entalhada numa montanha na Lídia, o Monte Sípilo.


Estátua de Cibele na Lídia:

http://www.turkcebilgi.com/uploads/media/resim/statueofkybele_mountsipylus_manisaturkey.jpg
Nicodemos
Nicodemos

Masculino Número de Mensagens : 33
Localização : -
Emprego/lazer : -
Data de inscrição : 27/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Fábio Aquiles Qui maio 14, 2015 12:48 am

Isso, tinha me esquecido dela.

Eu havia me lembrado que as diversas Mães-Terra e Mães Natureza da mitologia grega (e de mitologias ligadas a ela) costumam ser representadas por leões, como Cibele, Gaia, Ártemis...
Fábio Aquiles
Fábio Aquiles

Masculino Número de Mensagens : 51
Localização : Salvador-BA
Data de inscrição : 08/05/2014

http://homotheosis.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Fábio Aquiles Qui maio 14, 2015 12:49 am

Isso, tinha me esquecido dela.

Eu havia me lembrado que as diversas Mães-Terra e Mães Natureza da mitologia grega (e de mitologias ligadas a ela) costumam ser representadas por leões, como Cibele, Gaia, Ártemis...
Fábio Aquiles
Fábio Aquiles

Masculino Número de Mensagens : 51
Localização : Salvador-BA
Data de inscrição : 08/05/2014

http://homotheosis.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Academia Apolínea? Empty Re: Academia Apolínea?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos