Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jesus foi um semideus?

2 participantes

Ir para baixo

Jesus foi um semideus? Empty Jesus foi um semideus?

Mensagem  Isa Seg Dez 05, 2011 6:21 pm

Oi pessoal,
eu estive pensando se Jesus de Nazaré não era filho de algum deus, como Zeus, pois ele ficou tão famoso no mundo que é difícil pensar que ele era uma pessoa comum, sua história diz que foi concebido imaculadamente e ele fazia umas magias.

Ele tem uma relação com o helenismo? Dizem que tem uma relação com Dionísio, é verdade?

Isa

Feminino Número de Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Jesus foi um semideus? Empty Re: Jesus foi um semideus?

Mensagem  Thiago Oliveira Dom maio 27, 2012 10:22 pm

Isa,

vamos por partes. 1 - A religião comparada pode ser um elemento benéfico, mas nem tudo se presta a comparações. Comparar também implica reconhecer limites, problemáticas e fronteiras,e é daqui que eu parto para responder sua questão. Antes, eu acho que não caberia comparar Jesus com qualquer outro deus, não só porque não é uma realidade ou possibilidade que nos caiba ou interesse, mas também porque o tema está relacionado com um sistema de crença totalmente distinto do nosso. Há pesquisadores que veem as mitologias (e nisso, a cristã também) como tendo em elos em comum, ou como eles chamam, troncos, que se relacionam a origens desses povos criadores dessas mitologias. No caso ocidental, o principal tronco é o indo-europeu. Partindo de uma leitura literária, os mitos antes de mais nada são o que Somers e Gibson chamam de narrativas públicas, ou seja, grandes histórias que rompem com a fronteira do particular, do ontológico e fazem parte do patrimônio de uma comunidade. É o caso não só dos mitos gregos, mas também do mito de Jesus.

Se Jesus é um semideus, eu acredito que não, tendo em vista que ele não se insere no sistema de crenças grego, que reconhece essa categoria. Ele é, tão somente para os que creem nele, o filho de deus. Para nós, ele só é Jesus. ponto. Não tem qualquer outra significância que não essa.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos