SEXUALIDADE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

SEXUALIDADE

Mensagem  TALLES MARTINS em Sab Dez 31, 2011 3:21 am

EU NOTO QUE MUITAS RELIGIÕES VEEM O HOMOSEXUALISMO E O BISSEXUALISMO ALGO QUE SEJA CONSIDERADO UMA DOENÇA, E COMO SOU UM NOVATO NESTA CULTURA EU TENTEI ACHAR EM LIVROS E ELES NUNCA FALAM SE A CULTURA HELENICA ACHA ALGO DE ERRADO NISSO?POIS NÃO QUERO PRATICAR UMA RELIGIÃO QUE COLOQUE A MINHA OPÇÃO SEXUAL NO MESMO NIVEL QUE UM ASSASSINATO SÓ POR EU SENTIR ATRAÇÃO POR UMA PESSOAS DO MESMO SEXO. DESDE JÁ AGRADEÇO.
OBS: SOU BISSEXUAL, MAS NAMORO UM HOMEM POR ISSO A PERGUNTA.

TALLES MARTINS

Masculino Número de Mensagens : 1
Localização : CAXIAS DO SUL RS
Emprego/lazer : RECEPCIONISTA
Data de inscrição : 31/12/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Homoerotismo na Cultura Clássica

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves em Seg Jan 02, 2012 4:25 pm

TALLES MARTINS escreveu:EU NOTO QUE MUITAS RELIGIÕES VEEM O HOMOSEXUALISMO E O BISSEXUALISMO ALGO QUE SEJA CONSIDERADO UMA DOENÇA, E COMO SOU UM NOVATO NESTA CULTURA EU TENTEI ACHAR EM LIVROS E ELES NUNCA FALAM SE A CULTURA HELENICA ACHA ALGO DE ERRADO NISSO?POIS NÃO QUERO PRATICAR UMA RELIGIÃO QUE COLOQUE A MINHA OPÇÃO SEXUAL NO MESMO NIVEL QUE UM ASSASSINATO SÓ POR EU SENTIR ATRAÇÃO POR UMA PESSOAS DO MESMO SEXO. DESDE JÁ AGRADEÇO.
OBS: SOU BISSEXUAL, MAS NAMORO UM HOMEM POR ISSO A PERGUNTA.

Caro Amigo Talles,

Dou-lhe uma resposta não como representante oficial do Reconstrucionismo Helênico - pos não o sou! - mas apenas como um Historiador da Antiguidade e das Religiões:

Apenas as religiões monoteístas nascidas no Oriente Médio - Judaísmo , Cristianismo e Islam - nutrem uma postura preconceituosa frente ao homoerotismo e opções sexuais congêneres. Nada disso ocorre nas velhas religiões étnicas politeístas e nas sociedades em que as mesma floresciam. Na sociedade helênica, por exemplo, encontramos o homoerotismo ligado até mesmo ao processo educativo (paideia). O adolescente do sexo masculino (eromenos) era educado e preparado para a vida adulta por um homem mais velho que lhe servia de preceptor (erastes) com o qual eventualmente mantinha um relacionamento homoerótico. No "Banquete" de Platão é sugerida uma relação desse gênero entre Sócrates e o jovem aristocrata ateniense Alcebíades.Não faltam na Mitologia Grega narrativas de aventuras homoeróticas dos deuses (por exemplo, Zeus e Ganimedes, Apolo e Jacinto). Se você quiser se aprofundar no estudo dessa questão, posso lhe indicar uma bibliografia especializada, é só me solicitar.

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SEXUALIDADE

Mensagem  Isa em Seg Jan 09, 2012 6:01 pm

Fique tranquilo, o reconstrucionismo helênico não julga as pessoas pela sexualidade delas.


Última edição por Isa em Sex Jan 13, 2012 11:58 am, editado 1 vez(es)

Isa

Feminino Número de Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SEXUALIDADE

Mensagem  Jota Aktaios em Qui Jan 12, 2012 12:45 am

Talles,
Deixe-me só fazer uma correção de cunho social: você, sendo bissexual ou homo, não deve utilizar os termos terminados em -ISMO; essa terminação tem vínculo a um pensamento dos anos 50/60, em que a sexualidade diferente da heterossexualIDADE era vista como doença psiquiátrica, passível inclusive de tratamento médico. A partir dos anos 70 +/- assumiu-se o uso de termos terminados em -IDADE, como o exemplificado acima.

No mais, não, a homossexualIDADE e bissexualIDADE não eram recriminadas e perseguidas, e menos ainda o são hoje entre nós, helênicos. Apesar de referências literárias/míticas à uma orientação sexual e social mais voltada para a heterossexualidade como padrão, pois - em Hesíodo - o casamento/relação homem-mulher era da natureza humana e era o que garantiria ao homem, camponês e trabalhador, a perpetuação dos bens cultivados na vida, sendo a mulher o meio pelo qual esse(s) herdeiro(s) viria(ão) ao mundo. Mas, em momento algum, isso é uma recriminação à "livre" sexualidade, é apenas uma referência à progressão e manutenção da "raça" (falando em termos Hesiódicos) humana.

RICARDO,
se você puder me passar essa bibliografia, eu adoraria. Até tenho alguns livros sobre o assunto, mas pode ser que você tenha algo a mais a acrescentar (e creio que, de fato, tenha). Obrigado desde já.
avatar
Jota Aktaios

Masculino Número de Mensagens : 190
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Letras, artes e cultura
Data de inscrição : 23/05/2010

Ver perfil do usuário http://aktaios.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SEXUALIDADE

Mensagem  Fábio Aquiles em Sab Maio 10, 2014 2:30 pm

Olá!

Eu sei que já faz mais de 2 anos que deixaram este tópico, mas me interessei pelo que era falado e, se ainda interessar alguém, eu gostaria de participar.

Antes de tudo, mesmo sendo um novato que entrou aqui nesta semana, creio que posso pedir a Talles para postar suas mensagens sem precisar deixar o caps lock travado. Segundo a etiqueta da internet, isso soa como gritos e não é bem educado. Só um toque, tá?

Segundo, além de endossar a explicação de Jota sobre usar os termos homossexualidade e bissexualidade em vez de homossexualismo e bissexualismo, gostaria de acrescentar que nada disso é "opção" sexual, porque ninguém opta por ser homo, bi ou hétero. A gente apenas é, podendo isso mudar ou não ao longo da vida de modo natural. Portanto, a expressão certa é "orientação sexual".

E, pra finalizar (ao menos por agora), tenho um blog que objetiva reunir o quanto de contos mitológicos homoafetivos de todo o mundo eu conseguir encontrar. Ainda falta MUITA coisa, mas estou seguindo com as atualizações sempre que posso. E, é claro, a mitologia grega está mais do que presente. Não é uma pesquisa profunda, é apenas uma catalogação dos mitos, inclusive muitos ainda "vivos" nos nossos dias, mas que pode ser um ponto para se começar pesquisas mais aprofundadas. (Obs.: Tentei postar o link, mas a página não permitiu. Mas é só procurar no google "Homotheosis Fabinho" que você encontrará)

Até mais a tod@s.
avatar
Fábio Aquiles

Masculino Número de Mensagens : 51
Localização : Salvador-BA
Data de inscrição : 08/05/2014

Ver perfil do usuário http://homotheosis.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SEXUALIDADE

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum