Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que retornamos ao helenismo e por que um dia o deixamos?

2 participantes

Ir para baixo

Por que retornamos ao helenismo e por que um dia o deixamos? Empty Por que retornamos ao helenismo e por que um dia o deixamos?

Mensagem  Alexandra Sex Ago 22, 2008 2:00 pm

O Sannion, um helênico alexandrino (que mistura Grécia com Egito), respondeu recentemente a uma pergunta sobre o motivo de, depois de 2 mil anos de monoteísmo, os deuses decidirem se re-afirmar, e ele disse que - para responder isso - primeiro tínhamos que nos perguntar por que eles deixaram tal coisa acontecer antes. Continuo traduzindo nas suas palavras:

"Há várias razões para o cristianismo ter conquistado uma ascendência. Uma delas é que os séculos II a IV desta era foram uma época de transição radical, quando todas as instituições políticas, sociais, econômicas e espirituais do império foram desafiadas e vistas como insuficientes. O cristianismo provinha uma alternativa a isso, e oferecia às pessoas algo parecido com autoridade e estabilidade em épocas profundamente incertas. (Épocas as quais se parecem com a que nos encontramos hoje.)

Mas a Grécia e Roma tinham passado por revoltas radicais antes disso - em alguns casos promovendo transformações ainda maiores - então qual foi a diferença desta vez?

Honestamente, acho que Tertuliano estava certo quando afirmou que era o sangue dos mártires que fez a Igreja prosperar. Mas acho que ele errou foi no porquê disso.

A religião sempre teve um forte componente social atrelado a ela. É algo que une a comunidade através de experiências e crenças compartilhadas. É também, de alguma forma, um contrato social, onde a comunidade entra em uma barganha com os deuses. No final concordamos em ser fiéis a certas leis, para honrar os ancestrais e suas tradições, e para desempenhar as cerimônias religiosas apropriadas. Em troca, os deuses concederão proteção para a comunidade, sucesso, e abundância de terras, rebanhos e filhos. Isso é verdadeiro na religião grega, romana e egípcia - mas também o era no antigo judaísmo.

Agora, quando o cristianismo entrou em cena, ele foi percebido como uma contra-cultura. Os cristãos não desejavam reconhecer os deuses ancestrais e viraram as costas para as tradições da antiguidade que mantiveram o estado seguro por incontáveis milênios. Desnecessário dizer, isso provocou uma grande preocupação entre os romanos, que procuraram erradicar a "superstição perigosa e perniciosa". Enquanto isso pode ter parecido uma coisa sensível na época, percepções posteriores mostram que foi a abordagem errada. Por quê? Porque a aderência religiosa não é algo que possa ser forçado (obrigado, compelido). O amor aos deuses deve brotar no seio de sua própria concordância, livremente concedido. Os deuses nunca exigiram tais honras compulsórias. Na verdade, quando se olha para trás, nos mitos, toda hora que alguém é morto por instituir o culto de novos deuses, os deuses punem a comunidade até que emendas sejam feitas e o culto a aquele deus seja admitido/incorporado. (Veja os relatos da recepção de Dionísio, Magna Mater ou Serapis, se tiver dúvidas.) Platão disse que o ciúme/inveja fica de fora do coro divino - e acredito que esse seja um princípio fundamental da nossa fé. Nossos deuses não são ciumentos. E acho que se ofendiam grandemente em ver pessoas torturadas e mortas no nome deles. Eis o porquê de o tumulto que sobreveio ao império romano não ter se dispersado com o derramamento de sangue cristão. As pragas, as penúrias, a derrota militar e o caos social que esses massacres organizados procuravam terminar, apenas se intensificavam à medida que as perseguições aumentavam. Era como se cada gota do sangue do mártir deixassem os deuses mais zangados e os afastasse mais e mais. Eles sentiam que seus templos tinham sido poluídos, e então eles os deixaram ser destruídos. Os sacerdotes renunciaram às suas obrigações solenes para manter a paz dos deuses, para promover harmonia e felicidade, em vez de participar dessa carnificina, crueldade e ódio - e, conseqüentemente, os deuses virassem suas costas a eles.

O poeta Hesíodo teve uma profecia de uma época de calamidade para a raça humana, quando suas ações iníquas fariam os deuses partirem da terra para o Olimpo:

"E então Aidos e Nêmesis, com suas doces formas enroladas em mantos brancos, partirão da terra de largos caminhos e abandonarão a humanidade para se juntar à companhia dos deuses imortais: e tristezas amargas serão deixadas para os homens mortais, e não haverá ajuda contra o mal." ('Os Trabalhos e os Dias')

Mas não foi só Aidos e Nêmesis que partiram - e sim todos os deuses. Embora, claro, eles não tenham partido todos de uma vez. Alguns se deteram por aqui, ajudando a humanidade, se esforçando para fazê-la ver através da sua cegueira e crueldade. Alguns foram tocados pelo exemplo da verdadeira sabedoria e virtude entre os homens, e continuaram a proteger a Grécia, o Egito, Roma etc, por conta própria, protelando o crepúsculo o quanto podiam. Alguns - Dionísio, Hermes, Pã, Afrodite, entre outros, que nos surgiam repetidamente em escritores mais tardios - permaneceram até depois disso, seu amor pela humanidade era tão grande que eles não poderiam abandoná-la ao sombrio destino que ela amplamente merecia. Portanto, através das eras, a presença deles foi continualmente sentida por certas almas sensíveis e poéticas, que se apegavam aos velhos tempos e honravam os deuses, mesmo que assim arriscassem suas próprias vidas. Eles os cultuavam em segredo, eles escreviam lindos versos cheios de anseios e celebrações pelos deuses e, acima de tudo, eles mantiveram nossa memória viva. Através dos tempos, os deuses observaram e nutriram essas almas sábias e eles falaram delas aos outros deuses que tinham virado seu rosto do mundo, dizendo "Nem tudo está perdido!"

A princípio, os deuses tinham dado a terra aos cristãos, para reprimir os pagãos e fazer emendas pelas vidas perdidas em seu nome. Mas, com o tempo, os cristão se provaram simplesmente tão indignos do mundo quanto os pagãos tinham sido, ou até mais. Pois eles procuraram a completa eliminação dos deuses, a destruição dos lugares lindos de culto, e eles trataram seus companheiros com muito mais crueldade ainda e com maior sede de sangue do que os romanos tinham feito quando estavam no poder.

E, então, os deuses começaram a voltar, e o foco do poder mudou. Só que nesta época seria diferente: nenhum grupo seria assassinado inteiramente. Todos deveriam aprender a viver juntos e compartilhar o poder. O homem deve ser ensinado a ser fiel às virtudes do amor, da comunidade, da justiça, dap iedade, da filantropia etc, e nunca matar ou obrigar seus companheiros a cultuar de uma maneira que não esteja de acordo com seu próprio coração. Quando agimos dessa forma, atraímos os deuses para mais perto do mundo - mas, quando agimos injustamente ou impiamente, nos fechamos à presença deles.

Se eu acredito que essa seja a explicação e causa reais? Não tenho certeza - mas acho que funciona a nível de 'mythos'."

(Sannion - http://sannion.livejournal.com/698421.html - tradução minha.)
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Por que retornamos ao helenismo e por que um dia o deixamos? Empty Nunca deixamos o helenismo ...

Mensagem  Aglaia Seg Abr 13, 2015 4:35 pm

As razões pelas quais o catholicismo foi implementado no mundo greco-romano de modo ao "cristianismo" tornar-se religião oficial do estado romano , tem origens e explicações sociais antropológicas e politicas complexas , mas é fato que o καῖσαρ Theodosivs por decreto imperial tornou o "cristianismo" religião oficial do império romano e tornou ilegais todas as outras práticas religiosas , contudo o dia de Φοίβος Αpolon 25 de Dezembro , solsticio de inverno do hemisferio norte ficou como a data de comemoração do nascimento de Jesus de Nazareth , os santos passaram a ter suas normatizações de culto apos a sua aprovação pelo sínodo da igreja de modo semelhante ao processo de deificação pelo senado romano , e paralelamente à cristianisação dos romanos houve a romanisação do cristianismo que resultou no catholicismo que se fendeu em romano e grego-ortodoxo em 1054 dc . Na Grécia são Demétrio ficou como padroeiro do exército ocupando a função de  Ἄρης , são Nicolau padroeiro dos marinheiros ocupou a de  Ποσειδῶν, e assim por diante , até a ocupação de templos obedeceu uma lógica de associação , o Parthenon da Acrópole de Athenas que era o templo dedicado a virgem Ἀθηνᾶ foi transformado em igrêja e dedicada a virgem Maria , o Erektion (Ἐρέχθιον) construido pelo rei Erekteu dedicado aos tres Chronides Zeus ,Poseidon e Plutão tornou-se igrêja dedicada a santiςςima trindade . O barqueiro Χάρος teve sua função tranferida para o arcanjo Miguel . Mas até na linguagem coloquial do povo uma forma eufêmica de dizer que alguem morreu é : Τον ἐπήρε ὁ Χάρος ... Να musica popular do genero rembétiko temos duas musicas de grande sucesso : Κουβέντα με τον Χάρο (conversa com o Caronte) de 1936  de   Πάνός Τύντας e  Πέντε ἕλληνες στον Ἅδη (cinco gregos no Hades) de Κώστας Μανέσης ε Γιάννης Παπαῒωάνου de 1947 . Penso que apesar do clero grego ortodoxo não ter em suas consciencias grandes crimes contra a humanidade como a santa inquisição e crimes sexuais de pedofilia como seus correspondentes romanos e dos mesmos não aceitarem nenhum tipo de infalibilidade , e não aceitarem a compra de cartas de indulgencia como passaporte para o paraiso , por seu engessamento mental e sua distorsão das ideias de Jesus , afastam as gerações mais recentes da ortodoxia e os arquétipos mitológicos latentes aflóram em um neopaganismo latente do inconsciente coletivo étnico do povo grego , a Iliada e a Odisséia são dois tratados dos arquetipos humanos de comportamento e de suas consequencias , a coragem desmedida e a Filodoxia(apreço pela glória) de Aquiles , levam a morte prematura , assim como prepotência e o autoritarismo de Agamemnon levam ao isolamento e traição . A mente genuinamente grega não pode ser contra Jesus Cristo cuja ética coincide com a socrática mas contra os corretores (padres , pastores , anciãos , partriarcas , papas...) Os seres espirituais que governam o universo com suas respectivas funções  , sob uma hierarquia cosmica são os mesmos , independente da prática religiosa que professemos , os americanos não tem um Deus chamado God , nem os árabes servem a um outro Deus chamado Alah , Yemanjá dos Yorubás e Poseidon dos Hellenos é o mesmo ser espiritual que governa este mesmo elemento sob ordens da suprema governança do universo . O que um grego deve temer é ficar sob a autoridade de qualquer intermediário corrêtor da fé , temo que um Patriarca ecumenico de Constantinopla , um Papa de Roma ou um Arquiereu do Dodecaetismo sejam igualmente perniciosos para livres pensadores .

Aglaia

Feminino Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos