Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gente de São Paulo?

+6
Ricardo Mário Gonçalves
Alexandra
Thiago Oliveira
Luciana Polisel
Jefferson Jorge
Elidia Martins
10 participantes

Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Gente de São Paulo?

Mensagem  Elidia Martins Qua Abr 15, 2009 4:57 am

Oi, pessoal.

Tá, vou contar pra todo mundo porque eu realmente não estou aguentando. Estou engatinhando por este caminho ainda, mas estou doida para poder ter contato com Helenicos Paulistas, por motivos óbvios até. Por isso, não me segurando e não me aguentando (risos), venho criar esse tópico aqui somente para saber se tem pessoas de São Paulo que se simpatizam ou realmente praticam o Helenismo...
Sou a primeira paulista a me apresentar e estou em Santo André, região do ABC Paulista. Mais alguém?

(Alexandra/Thiago se for muito off-topic pode banir o tópico, mas se não for, deixa eu matar minha curiosidade e satisfazer minha vontade).
Elidia Martins
Elidia Martins

Feminino Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 14/10/2008

http://www.pitonisadefebo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty paulista da gema

Mensagem  Jefferson Jorge Qua Abr 15, 2009 11:23 am

sou de sp capital zona norte Jaçanã,,,quem sabe um dia podemos nos falar pessoalmente.... Cool
Jefferson Jorge
Jefferson Jorge

Masculino Número de Mensagens : 54
Localização : São paulo
Emprego/lazer : atendente, aluno de psicologia
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Re: Gente de São Paulo?

Mensagem  Luciana Polisel Qua Abr 15, 2009 4:27 pm

São Paulo, capital!

Smile
Luciana Polisel
Luciana Polisel

Feminino Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Re: Gente de São Paulo?

Mensagem  Thiago Oliveira Qui Abr 16, 2009 3:35 pm

*rindo com a Lili*


Cool
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Re: Gente de São Paulo?

Mensagem  Elidia Martins Sáb Abr 18, 2009 9:30 am

Opa

2 já!

E com o Thiago rindo! Razz

Add no msn: dynha93@hotmail.com

Beijos
Elidia Martins
Elidia Martins

Feminino Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 14/10/2008

http://www.pitonisadefebo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Re: Gente de São Paulo?

Mensagem  Alexandra Seg Abr 20, 2009 7:15 pm

Só estranhei o nome do tópico, já que o "Atenas Brasileira" é título dado a São Luís e (em menor grau) ao Rio de Janeiro, mas não a São Paulo. Posso editar?
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Re: Gente de São Paulo?

Mensagem  Elidia Martins Seg Abr 20, 2009 9:20 pm

Claro que sim, querida...

Mas explique pra mim, porque desconhecia esse termo para São Luiz e Rio...

Beijos
Elidia Martins
Elidia Martins

Feminino Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 14/10/2008

http://www.pitonisadefebo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Re: Gente de São Paulo?

Mensagem  Thiago Oliveira Ter Abr 21, 2009 11:48 am

Acho que se dermos uma volta por São Luís a gente descobre... rsrsrss
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Helenista paulistano

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves Ter Abr 21, 2009 5:37 pm

Elidia Martins escreveu:Oi, pessoal.

Tá, vou contar pra todo mundo porque eu realmente não estou aguentando. Estou engatinhando por este caminho ainda, mas estou doida para poder ter contato com Helenicos Paulistas, por motivos óbvios até. Por isso, não me segurando e não me aguentando (risos), venho criar esse tópico aqui somente para saber se tem pessoas de São Paulo que se simpatizam ou realmente praticam o Helenismo...
Sou a primeira paulista a me apresentar e estou em Santo André, região do ABC Paulista. Mais alguém?

(Alexandra/Thiago se for muito off-topic pode banir o tópico, mas se não for, deixa eu matar minha curiosidade e satisfazer minha vontade).

Não sou exatamente um praticante da velha religião grega, mas estudo e admiro muito a tradição helênica. Sou professor de História das Religiões. Meu helenismo não é o da Grécia Clássica. mas sim o da Antiguidade RomanaTardia, alicerçado filosoficamente no Neoplatonismo e no Neopitagorismo, pleno de influênncias orientais. Sou grande admirador do Imperador Juliano Magno, dito "O Apóstata", que repudiou o cristianosmo e abraçou a causa de restauração do Helenismo (reinou entre 361 e 363). Estou pronto para trocar idéias.

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Re: Gente de São Paulo?

Mensagem  Antônio Ter Abr 21, 2009 9:03 pm

Helenista e Paulistano
jrfuturismo@hotmail.com
pode me add
Antônio
Antônio

Masculino Número de Mensagens : 109
Localização : São Paulo SP
Data de inscrição : 30/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Re: Gente de São Paulo?

Mensagem  Leandro de Souza Sex Abr 24, 2009 7:07 pm

São Paulo é realmente atenas brasileira por consentra o Brasil.Pois Atenas consentrava a Grécia.Miticamente Delfos seria o paço da Grécia caso ela se torna-se um país.Mas Grécia nunca se tornou um país.O que hoje denomina-se Grécia é uma invenção britanica e não a Grécia verdadeira.Sou de Piratininga paço do estado.Minha religião é o Brasil.Das polís helênas adoro Atenas. sunny
Leandro de Souza
Leandro de Souza

Masculino Número de Mensagens : 147
Data de inscrição : 01/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty NEVER ( número 2)

Mensagem  Thiago Oliveira Sex Abr 24, 2009 8:35 pm

Sinceramente, discordo totalmente do Leandro. Primeiro, em um estado globalizado como ocorro em grande parte do mundo hoje todo lugar é um centro que reúne o restante dopaís/mundo. São Paulo não é o único caso. Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba.. todos esses que nós chamamos de "grandes centros urbamnos" têm características comuns. E se engana quem pensa que Atenas era uma concetração da Grécia, e mais ainda quem pensa em Delfos como uma possível capital, caso a Grécia fosse considerada um Estado. Vale lembrar que nenhuma civilização da Antiguidade tinha o que hoje chamamos de "capital". O que ocorria era uma organizaçao similar à grega, como vários distritos. Os Estados Nacionais são coisas muito mais recentes que o Helenismo, dentro do contexto- da história geral do mundo.
Avalie você que, se esses Estados como conhecemos só começaram a surgir no século X ou XII, queiçá na Grécia Antiga, com todo seu ideal de liberdade e autonomia pras Colônias (que até incentivou o Bento Gonçalves, que era amante da HIstória Clássica, a fundar seu ideal de Revolução Farroupilha)... como é que uma civilização tão autera em relação às suas colônias e vilas, como a Grega, proveria um ideal tão... unificado e . (sob meu ponto de vista) besta! PEnso que seria provável, caso não existisssem os valores que nós hoje tentamos reviver, ocorresse algo com há hoje entre as diversas tribos e etnias que foram misturadas durante o período de Tráfico Escravo da África para as Métropoles.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Re: Gente de São Paulo?

Mensagem  Elidia Martins Dom Abr 26, 2009 5:58 pm

Ai gente, acho que essa é uma discussão boba... Usei Atenas somente porque pensei que São Paulo é um lugar que achei semelhante ao que seria Atenas, nada teria a ver, em meu ponto de vista dizer que São Paulo seria uma Esparta Brasileira, o que no caso eu ligaria ao Rio de Janeiro sem qualquer sombra de duvida, devido a não declarada, mas totalmente aparente guerra civil ao qual se encontra, vulgo tráfico x polícia corrupta. Morei no Rio por um ano e embora seja uma terra que eu amo muito, ainda mais os cariocas, ainda vejo que culturalmente São Paulo ainda dá de 10 a zero nela. E também pensei sobre a similaridade por São Paulo também ser, sem sombra de dúvida, o coração financeiro do nosso país e um lugar onde grande parte do nosso país gostaria de trabalhar ou estudar, só isso. Só segui um ponto de vista romântico e meu.
Elidia Martins
Elidia Martins

Feminino Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 14/10/2008

http://www.pitonisadefebo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Ricardo

Mensagem  Elidia Martins Dom Abr 26, 2009 5:59 pm

Oi, Ricardo.

Maravilha, vejo que posso aprender muito com vc ainda assim. Se quiser me add no msn: dynha93@hotmail.com
Porém, se assim o quiser, veja se é bastante paciente, porque normalmente tenho mais perguntas para fazer do que respostas para dar. rsrs

Beijos
Elidia Martins
Elidia Martins

Feminino Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 14/10/2008

http://www.pitonisadefebo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Thiago

Mensagem  Elidia Martins Dom Abr 26, 2009 6:03 pm

Eu adoraria dar uma volta por São Luiz, mas não tenho a menor idéia de como é São Luiz, na verdade eu acho que nem se fala de São Luiz nos noticiários aqui, a não ser que São Luiz tenha algum político envolvido com corrupção. rsrs
Tempos atrás até dizia para as pessoas que Acre na verdade não existe. Não me lembro de nenhuma notícia envolvendo o Acre e nunca conheci ninguém que morava lá! rsrs... Isso que dá vivermos num país tão grande. Mas vc mora em São Luiz? Tenho vontade de ir ao Maranhão para conhecer as Dunas, deve ser bastante bonito mesmo.
Mas, diga pra mim, por que São Luiz seria a "Atenas Brasileira"... Fiquei curiosa agora.

Beijos
Elidia Martins
Elidia Martins

Feminino Número de Mensagens : 35
Data de inscrição : 14/10/2008

http://www.pitonisadefebo.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Re: Gente de São Paulo?

Mensagem  Thiago Oliveira Seg Abr 27, 2009 1:49 pm

Ué.. por aqui São Luís tem aparedcido muito nos notíciários com as enchentes e algumas smenas atrás, quando o Jacson Lago, depois de ter sido deposto, não queria sair do gabinete do Governador... situação lamentável .. rsrs
mas foi isso que a Álex que respondeu quando eu perguntei por que São Luis era a Atenas Brasileira... pergunta pra ele que ela vai ter dizer porque.. rsrs

Ah! Eu tenho um amigo no Acre e ele existe! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Diálogo

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves Seg Abr 27, 2009 11:24 pm

Elidia Martins escreveu:Oi, Ricardo.

Maravilha, vejo que posso aprender muito com vc ainda assim. Se quiser me add no msn: dynha93@hotmail.com
Porém, se assim o quiser, veja se é bastante paciente, porque normalmente tenho mais perguntas para fazer do que respostas para dar. rsrs

Beijos

Olá, Elidia! Não uso msn, mas será um prazer dialogar consigo por aqui mesmo, assim, outros poderão aprender algo conosco.
Beijos!

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Re: Gente de São Paulo?

Mensagem  Leandro de Souza Ter Abr 28, 2009 11:53 am

Maranhão tem o mito de uma serpente dentro da terra,assim como Atenas tem o mito de Um Serpente gerado pelo Fogo concebido,nutrido e parido pela Terra.Parece-me que sua nodestica posição o aproxima de Atenas que está simutaneamente ao oriente e ao norte de aqui.Todavia Piratininga coleciona cousas de todo o Brasil,sem ter sido paço,tal como Atenas.Ambos são litorais.Mas Atenas tinha três estações do anno tal como cá em Piratininga,Maranhão tem apenas uma. sunny
Leandro de Souza
Leandro de Souza

Masculino Número de Mensagens : 147
Data de inscrição : 01/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Re: Gente de São Paulo?

Mensagem  Alexandra Sáb maio 02, 2009 6:14 pm

Elidia Martins escreveu:Eu adoraria dar uma volta por São Luiz, mas não tenho a menor idéia de como é São Luiz, na verdade eu acho que nem se fala de São Luiz nos noticiários aqui, a não ser que São Luiz tenha algum político envolvido com corrupção. rsrs
Tempos atrás até dizia para as pessoas que Acre na verdade não existe. Não me lembro de nenhuma notícia envolvendo o Acre e nunca conheci ninguém que morava lá! rsrs... Isso que dá vivermos num país tão grande. Mas vc mora em São Luiz? Tenho vontade de ir ao Maranhão para conhecer as Dunas, deve ser bastante bonito mesmo.
Mas, diga pra mim, por que São Luiz seria a "Atenas Brasileira"... Fiquei curiosa agora.
Beijos

Historicamente, São Luís é conhecida por Atenas Brasileira porque os jovens daqui na época iam estudar na Europa e voltavam trazendo toda a cultura de lá, então seria uma cidade erudita, como era Atenas antigamente, centro de grandes pensadores. Hoje, além disso, temos o fato de haver uma espécie de templo na praia (depois me peça que eu te mostro uma foto das colunas gregas lá) e de muitos lugares trazerem nomes que remetem a isso, como: salão de beleza Afrodite, motel Eros, livraria Athenas, papelaria Centauro, restaurante de frutos do mar Poseidon, condomínio Zeus, e por aí vai. Até no nome das bandas, você encontra: "As Afrodites" (samba e mpb), "Kimera" (cover de rock e reggae) e "Alcmena" (rock).
Quanto ao Acre, tivemos notícias de lá sim, você não lembra do deputado corrupto (foi no final da década de 90 isso), ou dos fazendeiros em 'guerra'? Eu conheci uma mulher de lá pela internet uma vez, ela tinha fazenda de gado.
Beijos
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Re: Gente de São Paulo?

Mensagem  Alexandra Sáb maio 02, 2009 6:21 pm

Elidia Martins escreveu:E também pensei sobre a similaridade por São Paulo também ser, sem sombra de dúvida, o coração financeiro do nosso país e um lugar onde grande parte do nosso país gostaria de trabalhar ou estudar, só isso. Só segui um ponto de vista romântico e meu.

Em termos de população, dizem que 1/3 dos gregos se situam (ou se situavam) em Atenas, assim como (se não me engano) 1/5 ou 1/7 (de qualquer forma, a maior parte da população) dos brasileiros vive em São Paulo. Mas isso realmente não qualifica uma cidade como correspondente de outra.
Por exemplo, falando de Estados Unidos, São Paulo se assemelha muito a Nova Iorque, assim como Brasília a Washington, mas Brasília também lembra o Egito e uma parte da Alemanha. Nem por isso se entitulam como correspondente a essas, fora que alguns poderiam discordar e apontar outras...

Mas essa realmente é uma discussão periférica, afinal o tópico era para saber quem mora em São Paulo.
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Re: Gente de São Paulo?

Mensagem  Iara Xavier Seg Out 19, 2009 5:21 pm

Olá Elídia,

Moro em SP, capital desde o início deste século(nunca lembro quando cheguei aqui).
Adoraria conhecer helenistas.
E não me importa se SP é a Atenas brasileira, pra mim ela continua a ser Sampa. Está muito bom assim.

Abraços,
iara
Iara Xavier
Iara Xavier

Feminino Número de Mensagens : 3
Emprego/lazer : Educadora/ Estudante
Data de inscrição : 19/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Gente de São Paulo?

Mensagem  lukas alexandre Seg Out 19, 2009 6:36 pm

Khaire sou Lukas,e nasci em Osasco mais esse no me mudei para São Vicente Litoral de sampa,pois sou um praticante sim faço todas a libações Mensais e alguns festivais mais todos sozinho...rsrsrs

mas quem quizer falar comigo me add no msn: lucas.helenista@hotmail.com ou pelo gmail: lucas.servodehadesehera@gmail.com
lukas alexandre
lukas alexandre

Masculino Número de Mensagens : 59
Localização : São Vicente - São Paulo
Emprego/lazer : Web Design.
Data de inscrição : 06/04/2009

http://helenosdolitoralsp.no.comunidades.net

Ir para o topo Ir para baixo

Gente de São Paulo? Empty Re: Gente de São Paulo?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos