Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Agradecimentos e um pedido

2 participantes

Ir para baixo

Agradecimentos e um pedido Empty Agradecimentos e um pedido

Mensagem  Raj Sex Out 02, 2009 11:30 am

Queridos Amigos
Khaire!
Agradeço pelas respostas e traduções. Eu por ter nascido indiano, tive de fazer uma adaptação do Helenismo para mim. Por exemplo, o hino ao sol(Gayatri Mantra) que alguns aqui no Brasil e mesmo hindus falam que é para a Deusa Gayatri, mas na verdade é para o Deus hindu do Sol(Surya). Eu ainda conservo a prática deste hino para louvar o Sol, mas como eu hoje sou helenista, eu faço este hino adaptado para Apolo toda manhã assim que o sol nasce. O Gayatri Mantra na minha língua é assim:
OM
BHUR BHUVAH SVAH
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHEEMAH
DHIYO YO NAHA PRACHODAYAT
Tradução para o Português:
"Eu Saúdo aquele Ser, possuidor da efulgência divina e que é a causa e sustentação de todos os planos da existência.Que minha mente esteja sempre fixa e absorvida Nele e que Ele possa iluminar, purificar e inspirar meu intelecto."
outra tradução possível:
Nós meditamos na glória do Sol;
Aquele que criou o Universo;
Que é digno de adoração;
Que é a corporificação do Conhecimento e da Luz;
Que é o removedor de todos os erros e da ignorância;
Que Ele ilumine nosso intelecto.
Minha adaptação para Apolo na minha língua:
OM
BHUR BHUVAH SVAH
TAT APOLLON VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHEEMAH
DHIYO YO NAHA PRACHODAYAT.
A palavra Mantra, Man(Mente) e tra(libertar) significa em português: Palavra que Liberta a Mente. Mas pode significar também Palavra de Poder, já que um mantra tem um poder sonoro de atrair uma divindade se for um mantra de um Deus hindu, e até agir sobre a matéria(no caso dos mantras dos elementos tais como fogo, água, terra, ar e éter que pedi ao Thiago não querendo dizer que são entidades, mas sim energias espirituais manifestadas materialmente. ex: a água purifica(quando vc toma banho ou lava roupas ou utensílios), o fogo purifica(elimina sustâncias pela combustão) e queima. A terra tem o poder de gerar e de conceder alimento aos seres(frutas, verduras, legumes e etc.), o ar tem o poder de dar a vida(o oxigênio que respiramos e que sem ele a vida humana e de alguns seres é impossível). o éter(a substância energética que dá energia a tudo que é vivo. li numa revista científica que alguns cientistas já descobriram o éter como uma substância sutil que existe junto com o oxigênio e com outras substâncias tais como nitrogênio e outras que formam o ar que respiramos) e que sem ele a vida também não seria possível. Algo que os antigos magos e alquimistas sabiam, mas que usaram termos simplistas por não possuírem a tecnologia que temos atualmente na química para dizer e entender os elementos tal como os entendemos hoje. Eu procuro desmentir algumas bobagens que pessoas que praticam Yoga, Esoterismo, Ocultismo, Neo-paganismo, e até mesmo Yogues indianos que vem para o Brasil e que passam informações distorcidas ou falsas sobre Yoga, Hinduísmo e sobre outras ciências hindus. Muitas dessas pessoas ensinam errado com objetivos de enganar as pessoas para ganhar dinheiro, mas eu estou sempre aqui para defender a verdade, tal como o faço pelo Helenismo quando alguém aqui onde moro ou nos lugares onde vou falam algo errado sobre os gregos ou sobre o Helenismo e eu com o pouquinho que eu sei, procuro mostrar a verdade para que as pessoas não sejam enganadas e para que a justiça seja feita.
Eu gostaria que alguns dos amigos ou o meu amigo Thiago me traduzisse este hino para o grego para eu usar melhor para Apolo. Fica ao critério daquele que puder traduzir para mim escolher uma das duas traduções(e me informar qual das duas traduções em português usou na tradução para o grego para eu me situar) que eu deixei aqui e por favor me informar além da escrita em grego, mostrar com as letras latinas como se pronuncia ok? eu fico muito grato a todos os amigos que puderem me ajudar.
Um grande abraço para todos vocês meus queridos amigos.
Do seu sempre amigo
Raju(Raj)

Raj

Masculino Número de Mensagens : 24
Data de inscrição : 13/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Agradecimentos e um pedido Empty Re: Agradecimentos e um pedido

Mensagem  Thiago Oliveira Sáb Out 03, 2009 12:17 pm

Raj,
quando falei a respeito dos elementos, eu estava me referindo às diferenças de concepção do que seriam os elementos na concepção que temos hoje (onde prevalece a interpretação da Wicca) e a concepção antiga, fazendo referência ao fato de não termos nda tão fixo como eles têm, e os deuses, que na concepção deles são representantes desses elementos, no culto original têm uma função bem mais abrangente e significativa do que eles eventualmente atribuem.

E quanto ao Sol, na verdade Apolo não é o Sol, e sim o deus do ano solar, como aponta Kerényi no seu brilhante ensaio sobre a religião Dionisíaca. O Sol em si, é atributo do deus Hélio, filho de Hiperião e Téia. Também é irmão de Selene, a deusa da Lua, em especial a Lua Cheia, e Eos "de dedos róseos" como diz Homero, a deusa da Aurora, portadora das graças do dia.


Assim como você diz que um mantra funciona bem com um deus hindu, eu acredito que no caso do Hellenismos, os hinos homéricos, délficos ou órficos, enfim.. qualquer dos hinos da época arcaica e clássica, ou então umpoema ou hino pessoal são mais adequados do que uma adaptação de uma tradição religiosa diferente... ao meu ver isso soa como tentar adaptar o "pai nosso" cristão a uma prece a Zeus e Dioniso... Então, supondo que você saiba inglês, já que essa é uma das línguas oficiais na Índia (não sei ao certo se vc nasceu lá, mas como não dominas o português, acredito que sim), vou te mandar um link do Projeto Theoi com o Hino Órfico a Hélio e o Hino Homérico para Hélio Lá também aparecerãos os demais hinos Homoméricos e Órficos bem como outros textos antigos de autores da época arcaica e clássica. MAs em todo caso, vou tentar traduzir o seu texto sim.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos