Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de ritual helênico de culto aos antepassados

2 participantes

Ir para baixo

Pedido de ritual helênico de culto aos antepassados Empty Pedido de ritual helênico de culto aos antepassados

Mensagem  Raj Dom Out 18, 2009 4:57 pm

Queridos Amigos
Khaire e Boa Tarde
Vi que aqui no fórum tem um ritual para consagrar um novo altar e o realizei tal como li. Mas uma coisa eu gostaria de saber: vocês tem algum ritual helênico de adoração aos ancestrais(antepassados)?
Eu gostaria de realizar um ritual desses para os meus ancestrais(antepassados).
Agradeço a ajuda de todos que puderem me ajudar.
Abraços
Raju

Raj

Masculino Número de Mensagens : 24
Data de inscrição : 13/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ritual helênico de culto aos antepassados Empty Re: Pedido de ritual helênico de culto aos antepassados

Mensagem  Thiago Oliveira Dom Out 18, 2009 6:05 pm

Existem festivais em que os antepassados são louvados (Genesia, Epops e Kataklismas por exemplo) mas em geral um festival aos antepassados é feito com o libações e sacrifícios em honra deles. Ou seja, o que muda não é o festival em si, mas quem está sendo honrado e a intensão do festival. Você também pode cirar um memorial em honra deles em casa.. coloca fotos dele e representações do seu Agathos Daimon...
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ritual helênico de culto aos antepassados Empty Culto dos antepassados(pergunta, algo que não expressei bem)

Mensagem  Raj Seg Out 19, 2009 10:32 am

Querido Amigo Thiago
Khaire!
Li sua resposta e entendi. Eu de novo não me expressei direito: eu gostaria de saber como fazer um memorial em honra aos meus antepassados e onde encontrar na internet imagens do agathos daimon para montar o altar tal como vc falou. E gostaria de saber como se faz oritual diário para fazer no memorial para os ancestrais(antepassados).
Agradeço desde já sua ajuda.
Abraços
Raju

Raj

Masculino Número de Mensagens : 24
Data de inscrição : 13/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ritual helênico de culto aos antepassados Empty Re: Pedido de ritual helênico de culto aos antepassados

Mensagem  Thiago Oliveira Seg Out 19, 2009 8:37 pm

Raj, infelizmente o site que ia te mandar com fotos de altares, entre eles um memorial aos antepassados está em reconstrução, mas vou te dar as linhas gerais.

Você deve preparar o local para o monumento. Você pode fazer isso com o ritual de purificação de altar que tem lá na sessão de Ortopraxia. Após isso vc pode confeccionar coisas que te relembrem seus antepassados, isso pode ser coisas de família como jóias, brinquedos, fotos, roupas... cartas, enfim, tudo aquilo que você quiser e que te evoque a lembrança deles. Você pode colocar no centro uma foto de Hera, a deusa da família tammbém. E para o Agathos Daimon vc pode fazer uma máscara, uma representação em forma de serpente, ou um pote com cereais e fechado com lan, como há em muitos fóruns gringos (e no meu altar também). euparticularmente uso para ele uma pintura que fiz, meio que um autoretrato meu e dele juntos. Você pode colocar uma bacia para receber as ofertas e também um jarro com líquidos para libação. E não se pode esquecer de velas. O historiador latino Luciano e Cícero também relatam que uma libação comum nesses ritos era uma mistura de leite com mel, algo comun nos rituais de Dioniso e outros deuses também.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ritual helênico de culto aos antepassados Empty Re: Pedido de ritual helênico de culto aos antepassados

Mensagem  Raj Ter Out 20, 2009 9:09 am

Caro Amigo Thiago
Entendi como fazer o altar. Hera é Deusa da Família, mas existe um Deus ou Deusa específico que rege ou cuida dos Antepassados? se sim, por favor me diga qual é para acrescentar no altar dos antepassados.
Vou ver algo para o Agathos Daimon. O agathos daimon é representado de forma clássica como? quando digito agathos daimon na busca na internet em imagens, aparece uma estátua humana, é esse? ou ele é representado em forma de serpente? me esclareça por favor meu amigo para eu não ficar como se diz aqui no Brasil: boiando! rsss
Agradeço desde já sua atenção e aguardo a resposta aqui.
Abraços nas bênçãos dos Deuses
Raju

Raj

Masculino Número de Mensagens : 24
Data de inscrição : 13/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ritual helênico de culto aos antepassados Empty Re: Pedido de ritual helênico de culto aos antepassados

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos