Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como vocês acreditam ser o pós-morte?

+4
Dionizio123
filhotedelua
Thiago Oliveira
Alexandra
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Convidad Seg Mar 01, 2010 9:19 pm

Acreditam no Hades? Ou em transmigação da alma?
Como é o Hades?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Alexandra Ter Mar 02, 2010 4:53 pm

Eu gosto mais da versão de Platão para o pós-morte do que a versão de Homero e/ou a dos Órficos, mas enfim...
Como é lá? Provavelmente algo semelhante ao que há no site: http://sites.google.com/site/helenismo/Home/ritos-de-passagem/mapa-do-submundo.
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Convidad Ter Mar 02, 2010 5:26 pm

Obrigada, tinha visto o site, mas queria opiniões pessoais.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Thiago Oliveira Qua Mar 03, 2010 9:53 am

Eu particularmente tenho algums idéias que combinam muito com as de Platão também. Não gosto muito da doutrina órfica e vejo as idéas de Homero um tanto .... interminadas. MAs enfim, acredito que você pode agregar concepções pessoias fruto do que você acredita ou do que você vivenciou junto às idéias que lhe são mis simpáticas, é só deixar claro que essas idéias são pontos de vista seus.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  filhotedelua Qua Mar 03, 2010 7:47 pm

minha maior preocupação na vida é viver com intensidade. QUalquer coisa menos moscar entre os asfódelos pela eternidade... iiiiiirc.
Vida morna, pós vida morna, quero não... rs
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Thiago Oliveira Sex Mar 05, 2010 11:35 am

Concordo com a filhote, se você olhar o povo grego verá qe eles adotam uma oidéia meio de explorar a vida mesmo ao seu máximo, uma 'teologia da felicidade'. E mesmo que eles não fizessem isso, acho que é o certo a se fazer. Não lembro quem, mas alguém me disse que um certo autor fala (rsr) que a morte é como você a imagina em vida. Acho que foi você, Alex, lembra disso ?
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Alexandra Sáb Mar 06, 2010 9:50 pm

Thiago Oliveira escreveu:Não lembro quem, mas alguém me disse que um certo autor fala (rsr) que a morte é como você a imagina em vida. Acho que foi você, Alex, lembra disso ?

Sim, eu falei isso, mas não lembro se foi de um autor, é uma ideia que eu tenho desde que vi a Xena procurar a alma da Gabrielle no Hades e no vale das Amazonas e depois anda por outros "aléns" (como o xamânico e até o dos arcanjos), e que pra mim ficou confirmada desde aquele sonho com Zeus acima das nuvens onde eu via vários espaços diferentes (não sei se vc lembra disso, rsrs).

(E note que eu assisti Xena na época da Universal Channel, ainda no final dos anos 90.)
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Thiago Oliveira Sáb Mar 06, 2010 9:53 pm

Claro que eu lembro! E Touro deixa alguma coisa passar em branco ? srs
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Dionizio123 Dom Mar 07, 2010 9:54 pm

È os gregos não acreditavam que voce morria e pronto ?Vc não tem segunda chance ne?tipo rencarnação?
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Convidad Dom Mar 07, 2010 9:59 pm

Dionizio123 escreveu:È os gregos não acreditavam que voce morria e pronto ?Vc não tem segunda chance ne?tipo rencarnação?

Leia lá no site helenismo, fala das várias visões da morte, em umas tem reencarnção, você bebe do rio Lethe para esquecer da vida passada se não me engano.

Você morre, sua alma perdura para mim, e vai pra onde merece ir, Hades ou Campos Elisieos. PARA MIM - MINHA VISÃO

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Dionizio123 Dom Mar 07, 2010 10:05 pm

obrigado
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Alexandra Seg Mar 08, 2010 2:18 pm

Améthysta escreveu:Você morre, sua alma perdura para mim, e vai pra onde merece ir, Hades ou Campos Elisieos.
Se fosse dividir em 2 coisas (visão meio maniqueísta cristã) seria Tártaro e Campos Elísios, afinal ambos passam pelo Hades antes.

Améthysta escreveu:Leia lá no site helenismo, fala das várias visões da morte, em umas tem reencarnção, você bebe do rio Lethe para esquecer da vida passada se não me engano.
Então, o que diz lá é que todos vamos inicialmente para o Hades, passamos pelos bosques até a planície do julgamento, aí sim teria a opção dos Campos Elísios, de ficar perambulando no campo dos asfódelos, de ir ao Lete beber e reencarnar, ou de ser mandado pro Tártaro.
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Thiago Oliveira Ter Mar 09, 2010 4:25 pm

Há também outra versão que diz que as almas mais evoluídas bebem da fonte de Mnemoysine (principalemtne nas versões de Mistério Órficas), mas pessoalmente, eu prefiro não beber nada e ir pros Campos Elísios, porque como diz a Clarice 'ser é um exercicio árduo'. Suponha que já teria trabalhando demais em vida, então.. descanso! Very Happy
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Dionizio123 Ter Mar 09, 2010 7:30 pm

também acho que não beberia do lethe, preferia ficar no campo.Passei a vida que para mim,tem seus momentos de glória, e de lamurias, que não iria sair do elisios nem tão sedo porém, acho rencarnar é algo no qual, nos mesmo decidimos.
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Alexandra Ter Mar 09, 2010 9:35 pm

Thiago Oliveira escreveu:eu prefiro não beber nada e ir pros Campos Elísios, porque como diz a Clarice 'ser é um exercicio árduo'. Suponha que já teria trabalhando demais em vida, então.. descanso! Very Happy

Mas isso as religiões reencarnacionistas todas dizem que não é você que decide. Enquanto você tiver coisa para aprender, você vai ser mandado de volta. Platão também falava que o corpo é a prisão da alma, então - se pudéssemos nunca mais voltar a ele - é óbvio que praticamente TODO MUNDO iria preferir não reencarnar mais.
=P
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Convidad Ter Mar 09, 2010 9:38 pm

sei lá, eu discordo, pensa bem, descansar a eternidade cansa.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  filhotedelua Ter Mar 09, 2010 10:10 pm

minha opinião sobre querer ou não reencarnar é bem simples: eu poso me encharcar de vinho estando do outro lado?
se a resposta for positiva, ótimo. se eu precisar reencarnar pra curtir "simpósios" noturnos com o bando enquanto bebemos um monte, eu volto pra terra rapidinho, hahahahahahahahahaha
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Dionizio123 Sáb Mar 13, 2010 2:32 am

Justamente, é verdade.
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  A.Henrique Ter maio 25, 2010 11:54 am

O conceito de morte que aparece na Odisseia é estranha.Odisseu ve Hercules lá no submundo,mas daí diz que na verdade é um sombra dele,e que ele mesmo estaria no Olimpo com os deuses.Ou eu li errado,ou sei lá...
A.Henrique
A.Henrique

Masculino Número de Mensagens : 182
Localização : RS
Emprego/lazer : Educador/Escritor
Data de inscrição : 17/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Teseu Sáb Ago 14, 2010 8:32 pm

Estou com Platão nessa. Acho podemos até ficar um tempo no bem bom, mas chega uma hora que temos que voltar para aprender mais um cadinho.

Allan Kardec, mesmo sendo fortemente cristão, tem um feeling muito especial em relação à Platão, vide a introdução ao Livro dos Espíritos e outros livros dele. Inclusive o suposto espírito de Platão é um dos instrutores do espiritismo... engraçado né? Aliás, o umbral espírita me parece o Hades e o Tártaro nos níveis menos elevados, e as "colônias espirituais" seria algo como os Campos Elísios, tudo isso com as referências simbólicas do nosso tempo.

Pessoalmente acredito que reencarnamos para resgatar erros e crescer, não sei se essa opinião é majoritária no recon.
O crescimento significa exercício das virtudes e ideais de bom e do belo, e não ligação com maniqueísmo bem e mal judaico-cristão. Seria algo meio estóico.
Teseu
Teseu

Masculino Número de Mensagens : 54
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 11/08/2010

http://www.teseunolabirinto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  filhotedelua Dom Ago 15, 2010 12:05 am

eu odeio o espiritismo de um modo difícil de explicar. Eles tem uma visão preconceituosa, marcada pela visão moralista do séc XIX.
O outro mundo deles parece que foi feito para se parecer com um campo de concentração. Evil or Very Mad
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Teseu Dom Ago 15, 2010 8:40 pm

Filhote de Lua,

Tb não sou amante do espiritismo, se fosse não estaria aqui dando os primeiros passos no recon. Eles realmente são moralistas e eurocêntricos. Eu só citei kardec no que se refere a Platão, eu acho engraçado.

Concordo com vc em relação ao outro mundo concebido por eles. Mas, em algumas obras que "descrevem" outros planos, eu encontro ligeiras semelhanças com nossas referências do pós-morte, só os "cenários" e em parte, não a dinâmica e os princípios que são bem diferentes.

Surprised
Teseu
Teseu

Masculino Número de Mensagens : 54
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 11/08/2010

http://www.teseunolabirinto.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  A.Henrique Dom Ago 15, 2010 8:44 pm

Acredito que depois que vc passar pelos juizes , recebe a devida sentença e a cumpre,vc tem o direito de escolher o que fazer depois.Se vai voltar pra Terra,há centenas de formas em que pode encarnar.Ou então recebe uma tarefa dos Deuses.Mas desconsidero a existencia de "escolinhas espiritas" no Outro lado.A visão evolutiva presente no espiritismo supõe seres inferiores e superiores,o que gera preconceito.Um cachorro não vale menos que um ser humano(a situação do mundo mostra bem isso),por exemplo.Na minha opinião tudo está em seu devido lugar,servindo uma função,apesar de pisarmos na bola de quando em vez e merecermos uma repreensão.
A.Henrique
A.Henrique

Masculino Número de Mensagens : 182
Localização : RS
Emprego/lazer : Educador/Escritor
Data de inscrição : 17/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Diego Calazans Sáb Mar 19, 2011 1:55 am

Curiosamente, pareço ter a visão mais sombria e pessimista aqui. Minha mulher já reclamou dessa minha visão; disse que não tem propósito cultivar tal crença, mas não consigo evitar. Eu imagino que Caronte me levará ao Hades onde minha alma perderá sua identidade até se tornar uma sombra dispersa na multidão de anônimos. Os Campos Elíseos me parece que são reservados aos heróis, àqueles cujo nome será lembrado por éons. Já o Tártaro soube que é para onde se dirigem aqueles a quem os deuses odeiam. No meio termo ficariam aqueles que não são alvo nem do amor nem do ódio dos deuses, aqueles cujo nome não será lembrado nem de modo glorioso nem de modo infame. Não consigo ter uma visão reencarnacionista nem concebo um julgamento baseado nas ações do indivíduo (exceto atos de grandeza que os distingam dos demais e façam seus nomes serem lembrados). Essa é - mais ou menos - minha crença. Mas estou, obviamente, aberto a transformá-la à luz do conhecimento dos antigos.
Diego Calazans
Diego Calazans

Masculino Número de Mensagens : 15
Localização : Aracaju/SE
Emprego/lazer : Sociologia - Poesia - Música
Data de inscrição : 15/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  A.Henrique Seg Mar 21, 2011 10:29 am

Ultimamente tenho entedido o Hades como um reservatorio de memórias...
A.Henrique
A.Henrique

Masculino Número de Mensagens : 182
Localização : RS
Emprego/lazer : Educador/Escritor
Data de inscrição : 17/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como vocês acreditam ser o pós-morte? Empty Re: Como vocês acreditam ser o pós-morte?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos