Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Moiras

5 participantes

Ir para baixo

Moiras Empty Moiras

Mensagem  carlos Qua Set 22, 2010 8:54 pm

As moiras tecem o destino, (de forma bem ampla e subjetiva) mas tecem.

Elas tecem o que elas querem que aconteça ou que elas preveêm que vai acontecer?? scratch
carlos
carlos

Masculino Número de Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Moiras Empty Re: Moiras

Mensagem  Convidad Qui Set 23, 2010 5:31 pm

elas tecem o que vai acontecer, não o que desejam.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Moiras Empty Re: Moiras

Mensagem  carlos Qui Set 23, 2010 9:43 pm

então seria como se elas prevessem o futuro?
carlos
carlos

Masculino Número de Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Moiras Empty Moiras

Mensagem  Dionizio123 Seg Out 04, 2010 11:11 pm

Olha o que eu estudei é que elas sabem de tudo, passado, presente e futuro e também coisas sobre a morte.Dizem que os deuses não podem interferir em seu julgamento o que está escrito, está escrito já que são filhas do caos com a nyx a Deusa da noite. cheers Very Happy
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Moiras Empty Re: Moiras

Mensagem  Convidad Seg Out 04, 2010 11:13 pm

Elas não preveem, elas tecem.
Na verdade isso entra na questão de visão pessoal de destino.
Eu pessoalmente acredito que traçamos parte de nosso destino, mas outra parte não, como a hora de nossa morte, como decidir isso?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Moiras Empty Re: Moiras

Mensagem  Evandro Ter Out 05, 2010 11:43 am

Acredito que o final de nossa história já esteja escrita, cabe a nós escolher o caminho para chegar ao fim, temos o exemplo de Édipo.

Evandro

Masculino Número de Mensagens : 24
Localização : São José do Rio Preto - SP
Emprego/lazer : Administrador / Jogar Tenis
Data de inscrição : 15/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Moiras Empty Re: Moiras

Mensagem  carlos Ter Out 05, 2010 1:42 pm

Entendi

Obrigado! Very Happy obrigado/a
carlos
carlos

Masculino Número de Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Moiras Empty Re: Moiras

Mensagem  Thiago Oliveira Ter Out 05, 2010 8:53 pm

carlos escreveu:As moiras tecem o destino, (de forma bem ampla e subjetiva) mas tecem.

Elas tecem o que elas querem que aconteça ou que elas preveêm que vai acontecer?? scratch

Permitam-me uma breve intevenção...

Antes de mais nada, as Moîra, em certe medida, não tecem o seu desejo, mas apenas o fio da vida. Isso implica em fatos marcados... acontece mais ou menos assim: cada pessoa tem um destino, esse destino é meio que um roteiro do que deve acontecer (vejam bem o verbo, deve, ou seja, uma exigência, um conjunto de possibilidades factuais) porém, essas determinações são gerais e não específicas. Cabe ao homem tomar essas decisões específicas, é por isso que dizemos que o homem é senhor de sua sorte, ou seja, de suas escolhas. Porém, essas escolhas não são livres, pois, mesmo não tecendo o que queremos, são Elas que tecem, e Elas também são suscetíveis de emoções, mas nada é totalmente marcado, tanto é que Elas estão sempre tecendo a tela do destino.

Moiras A-roda

Então seria mais ou menos assim: Eu sei que eu tenho que comer (destino traçado pelas Moîras), mas cabe a mim escolher o que comer: comer carne vermelha ou peixe, hamburger ou sanduíche natural (escolha pessoal, destino traçável)... e isso é meio que um ciclo, sua escolha pessoal gera uma consequência(destino traçado, por você e por suas escolhas, afinal vc é obrogado a comer), que entra no tear das moiras e fica sob a tutela delas, mas ao mesmo tempo, vc pode tomar uma outra escolha (destino traçável) que pode amenizar ou intensificar essa consequência primeira... e assim por diante. Tudo isso pra dizer que as coisas se constroem no agon, o combate, o estado de tensão entre o que vc precisa (Moîra, destino) e o que você quer (escolha).

Espero que tenha ficado claro, mas lembrem-se que essa é uma explicação (especificamente do campo filosófico e religioso), já a mitologia pode dar tantas outras....

Se alguém quiser saber mais, eu recomendo a leitura do capítulo V do livro Os Deuses da Grécia, de Walter Otto.
E também tem um texto bem levinho do nosso amigo português, o MIguel --> Moirai
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Moiras Empty Re: Moiras

Mensagem  Convidad Ter Out 05, 2010 9:02 pm

Obrigada Thiago, muito esclarecedor, ajudou bastante. Very Happy Vou reler o capitulo recomendado.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Moiras Empty Re: Moiras

Mensagem  Alexandra Qua Out 06, 2010 6:07 pm

Este tópico acabou virando uma exposição de compreensões pessoais sobre o tema "destino" (pepromeno), ainda que - claro - compreensões influenciadas/fundamentadas por leituras diversas, que passeiam por várias áreas além daquela da mitologia dos "Destinos" (Moirai).

A minha visão das Moiras e do destino já foi exposta no tópico da entrevista para o Thyrsos, então re-transcrevo a questão aqui:
6) Estamos chegando a uma questão crucial. Você acredita que alguém nasce com um "pepromeno" - destino, que não pode mudar, então ele não pode mudar nem mesmo o caráter, ou você acredita que está em nossas mãos e escolhe fazer o que quisermos disso? Acho que seria algo que dá o curso à evolução humana através dos anos. Você concorda?

Acredito que construímos nossa "tapeçaria" no tear das Moiras junto com Elas e com os outros Deuses. Eles nos apresentam opções, fazemos escolhas, eles mostram as possíveis consequências dessa escolha e então nosso fio se move em direções diferentes e cruza com o fio de outras pessoas, então no final da vida podemos olhar qual desenho/figura foi tecida ali. Também, talvez a Teoria das Cordas (que é um bom nome para isso) da Física Quântica torna possível existir um multiverso, onde cada universo mostra um caminho que não tomamos, tipo, em um desses múltiplos mundos algumas pessoas ainda estão vivas ou coisas assim. Isso é algo que não podemos dizer com certeza, apenas pensar sobre. Eu gosto de pensar que todos têm um "daimon" para realizar, como uma semente que está esperando para se tornar uma árvore. Quando você vai na direção de vê-la crescer, você provavelmente terá muitos "deja-vus" de estar dentro do seu destino, mas você pode escolher não segui-lo e fazer outra coisa da sua vida. Eu tenho visto muitos sinais dos deuses que não podem ser apenas coincidência, talvez seja "sincronicidade", mas eu amo ver como eles têm planos e estão trabalhando conosco e construindo a tapeçaria de nossas vidas junto com nossas vontades.
Com relação à evolução, acho que ela tem um aspecto duplo, por um lado é bom, mas por causa de certas escolhas "erradas" nós perdemos um monte de coisas, e uma delas é a conexão que costumávamos ter com o mundo sagrado e a sabedoria do cosmos.
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Moiras Empty Re: Moiras

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes
» Moiras

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos