Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rock in Rio: o retorno triunfante de Dioniso.

2 participantes

Ir para baixo

Rock in Rio: o retorno triunfante de Dioniso. Empty Rock in Rio: o retorno triunfante de Dioniso.

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves Seg Set 26, 2011 8:29 pm

Ao ver, no Rock in Rio, a mutidão em êxtase, cantando, dançando e vibrando, plenamente irmanada com seus ídolos, recordo-me do sociólogo pós-moderno Michel Maffesoli que, em seu livro "O Retorno de Dioniso", nos dizia que, se a Modernidade se desenrolou sob o signo de Prometeu que desafiou os próprios deuses para proporcionar aos homens o saber tecno-científico, hoje a Pós-Modernidade assiste o retorno triunfante de Dioniso. Repito aqui as belas palavras de Friedrich Nietzsche em "O Nascimento da Tragédia":

"Sim, amigos meus, crêde comigo na vida dionisíaca e no renascimeto da tragédia. O tempo do homem socrático passou: coroai-vos de hera, tomai na mão o tirso e não vos maravilheis se o tigre e a pantera se estirarem acariciantes em vossos joelhos. Agora, ousai ser homens trágicos: pois sereis redimidos. Vós acompanhareis o cortejo dionisíaco desde a Índia até a Grécia! Armai-vos para um duro combate,mas crêde nos milagres de vosso deus"!

É isso que estamos assistindo no Rock in Rio: a volta triunfal de Dioniso. Very Happy

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rock in Rio: o retorno triunfante de Dioniso. Empty Re: Rock in Rio: o retorno triunfante de Dioniso.

Mensagem  Duggan Ter Set 27, 2011 9:23 am

Khaire Bakkhe! IO EVOHE!
Duggan
Duggan

Masculino Número de Mensagens : 120
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Publicitário/tatuador
Data de inscrição : 30/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Rock in Rio: o retorno triunfante de Dioniso. Empty Retificando

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves Ter Set 27, 2011 12:41 pm

Duggan escreveu:Khaire Bakkhe! IO EVOHE!

Desculpem-me, cometi um engano: fui citar Maffesoli de memória e errei o nome do livro que é, na verdade: "A Sombra de Dioniso". Sombra é um conceito junguiano (a Alexandra bem sabe o que estou dizendo!), na Modernidade Dioniso era a sombra reprimida de Prometeu. Agora, na Era Pós-Moderna, temos o "retorno do reprimido", ou seja a volta triunfante de Dioniso!

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rock in Rio: o retorno triunfante de Dioniso. Empty Re: Rock in Rio: o retorno triunfante de Dioniso.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos