Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jesus foi um semideus?

Ir em baixo

Jesus foi um semideus? Empty Jesus foi um semideus?

Mensagem  Isa Seg Dez 05, 2011 6:21 pm

Oi pessoal,
eu estive pensando se Jesus de Nazaré não era filho de algum deus, como Zeus, pois ele ficou tão famoso no mundo que é difícil pensar que ele era uma pessoa comum, sua história diz que foi concebido imaculadamente e ele fazia umas magias.

Ele tem uma relação com o helenismo? Dizem que tem uma relação com Dionísio, é verdade?

Isa

Feminino Número de Mensagens : 16

Jesus foi um semideus? Empty Re: Jesus foi um semideus?

Mensagem  Thiago Oliveira Dom Maio 27, 2012 10:22 pm

Isa,

vamos por partes. 1 - A religião comparada pode ser um elemento benéfico, mas nem tudo se presta a comparações. Comparar também implica reconhecer limites, problemáticas e fronteiras,e é daqui que eu parto para responder sua questão. Antes, eu acho que não caberia comparar Jesus com qualquer outro deus, não só porque não é uma realidade ou possibilidade que nos caiba ou interesse, mas também porque o tema está relacionado com um sistema de crença totalmente distinto do nosso. Há pesquisadores que veem as mitologias (e nisso, a cristã também) como tendo em elos em comum, ou como eles chamam, troncos, que se relacionam a origens desses povos criadores dessas mitologias. No caso ocidental, o principal tronco é o indo-europeu. Partindo de uma leitura literária, os mitos antes de mais nada são o que Somers e Gibson chamam de narrativas públicas, ou seja, grandes histórias que rompem com a fronteira do particular, do ontológico e fazem parte do patrimônio de uma comunidade. É o caso não só dos mitos gregos, mas também do mito de Jesus.

Se Jesus é um semideus, eu acredito que não, tendo em vista que ele não se insere no sistema de crenças grego, que reconhece essa categoria. Ele é, tão somente para os que creem nele, o filho de deus. Para nós, ele só é Jesus. ponto. Não tem qualquer outra significância que não essa.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante

http://ta-hiera.blogspot.com

Permissão deste fórum: