Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Deusa Hécate é a Madre das Empusas?

4 participantes

Ir para baixo

A Deusa Hécate é a Madre das Empusas? Empty A Deusa Hécate é a Madre das Empusas?

Mensagem  Leandro de Souza Sex Jul 03, 2009 9:15 pm

Alguem conhece esse mito?Há quem diga que Hécate é Virgem(talves devido a Ser Cortesã de Artemisa).Hécate É Deusa Triunica.Deusa da luz,Deusa do vermelho,Deusa da escuridão.Branca,Preta e Vermelha.Empusas são antropophagas-espermapophagas-hemopophagas. Question confused sunny
Leandro de Souza
Leandro de Souza

Masculino Número de Mensagens : 147
Data de inscrição : 01/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A Deusa Hécate é a Madre das Empusas? Empty Empusa

Mensagem  Antônio Sex Jul 03, 2009 11:08 pm

Empusa é um espectro do séquito de Hécate.
Pertence ao mundo infernal. pode tomar todo tipo de formas e aparece sobretudo às mulheres e às crianças
para as asustar. dizia-se que se alimentava de carne humana, metamorfoseando-se
muitas vezes na figura de uma bela jovem para atrair as suas vítimas.
Antônio
Antônio

Masculino Número de Mensagens : 109
Localização : São Paulo SP
Data de inscrição : 30/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A Deusa Hécate é a Madre das Empusas? Empty Re: A Deusa Hécate é a Madre das Empusas?

Mensagem  Alexandra Sáb Jul 04, 2009 3:33 am

Entre os bruxos, diz-se que as empusas considerariam a Noite, Hécate, Circe, Medéia e Diana como divindades que as protegiam e auxiliavam na fabricação de poções e a quem invocavam nos feitiços de resultados mais difíceis.

Mas, como a religião helênica da pólis não é afeita a bruxaria, nada temos a ver com isso. Razz
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A Deusa Hécate é a Madre das Empusas? Empty Re: A Deusa Hécate é a Madre das Empusas?

Mensagem  Leandro de Souza Sáb Jul 25, 2009 11:53 am

Pelo que li na interrede,Hécate não é virgem.Segumdo o Hino Homérico a Aphrodita,só Héstia,Artemis(a), e Atená, o São. sunny
Leandro de Souza
Leandro de Souza

Masculino Número de Mensagens : 147
Data de inscrição : 01/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A Deusa Hécate é a Madre das Empusas? Empty *ressuscitando tópico*

Mensagem  Fábio Aquiles Dom maio 17, 2015 11:54 am

Leandro, apesar de Hécate constar num dos hinos homéricos (que, até onde eu sei [corrijam-me se eu estiver errado], não são de autoria de Homero), ela não é mencionada pelo atribuído autor da Ilíada e da Odisseia, ao passo que Hesíodo, que viveu cerca de uma ou duas gerações depois (novamente me corrijam se eu estiver errado) dá a ela gigantesco destaque na Teogonia, tornando-a uma titânide que tem poder sobre a terra, o céu e o mar, e a quem o próprio Zeus dispende muitas honrarias.

Ela era considerada uma deusa virgem, muitas vezes vestida com uma "saia de donzela" (saia até a altura dos joelhos, como Ártemis, enquanto os vestidos longos eram roupa para mulheres que já não eram mais "moças"), embora autores gregos muito posteriores (períodos helenístico e romano) a façam mãe de Cila, como também de Circe, Medeia e Egialeu.

Peguei todas essas informações na entrada de Hécate no site Theoi: http://www.theoi.com/Khthonios/Hekate.html


Alexandra, se o Helenismo não considera a bruxaria/feitiçaria/magia, como ficam esses atributos de deusas e heroínas (como Hécate, Circe, Medeia, Agamede e Pasífae) dentro da religião helênica atual? Os cultuadores delas não podem lidar com esses elementos?

Agradeceria esse esclarecimento, pois recentemente tenho começado a ter uma inclinação por esse tema e em especial por Hécate.
Fábio Aquiles
Fábio Aquiles

Masculino Número de Mensagens : 51
Localização : Salvador-BA
Data de inscrição : 08/05/2014

http://homotheosis.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

A Deusa Hécate é a Madre das Empusas? Empty Re: A Deusa Hécate é a Madre das Empusas?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos