Zeus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Zeus

Mensagem  Convidad em Qui Maio 13, 2010 1:18 pm

Eu queria criar uma devoção por Zeus, porém tenho visto Ele meio como Yahweh e meio austero demais.
Como eu poderia mudar isso?
E o que em um altar a Zeus pode ser colocado?
Seria bom colocar Hera ao lado dele?

Obrigada.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Zeus

Mensagem  filhotedelua em Qui Maio 13, 2010 4:29 pm

Eu sou meio groupie de Zeus, então rs, não sou um bom parâmetro.

É possível que vc tenha essa sensação porque usaram e abusaram da iconografia e dos símbolos de Zeus (e outros deuses da montanha) na construção da imagem que se tem hoje de Iavé. Para mim, Zeus é o ALfa e o Ômega, e quem disser o contrário eu mostro a língua (é sério).

Zeus... eu conheci um pouco Zeus estudando o tarot. O arquétipo do Imperador tem muito de Zeus. Ele é um deus fertilizador, um deus que através do relâmpago une céu e terra. Ele é como a eletricidade - algo que une beleza, sedução,proteção, que trás facilidades para nós, e ao mesmo tempo, é perigosa, mortal e impetuosa.

Sobre o que por no altar, dê uma olhada nos símbolos dele no site do RHB, é um bom ponto de partida.
avatar
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Zeus

Mensagem  Convidad em Qui Maio 13, 2010 5:29 pm

Obrigada pelas sugestões.

Eu por enquanto coloquei uma foto de Zeus e Hera junto a um relogio de bolso com o simbolo de uma águia.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Zeus

Mensagem  Alexandra em Qui Maio 13, 2010 6:55 pm

Para mudar essa ideia de Zeus, é bom dar uma lida nos hinos homéricos, na Teogonia e outros textos antigos (em vez de ler pseudo-feministas falando mal dele). Zeus é um deus que trabalha a ordem e o cumprimento da palavra, e não um deus que diz para você sacrificar seu filho e que na hora H diz que era brincadeirinha (como Javé fez com Abraão pedindo Isaac). Ele não muda o que disse nem testa ninguém dessa forma.

Uma das presenças de Zeus no mundo de hoje - apesar de não carregar mais o sentido original - é o quadrienal costume dos Jogos Olímpicos. Outra é pelo raios e trovões e pelas coisas que ainda mantém uma ordem. Zeus também rege as promessas, a reciprocidade, a hospitalidade, o auto-controle, a moderação.

Algumas formas de honrá-lo é através de uma vida justa, que honre seus compromissos, que reflita sobre suas ideias sobre a paternidade, que agradeça pela chuva, que admire os relâmpagos, e através dos festivais. Uma data para celebrar Zeus e Hera é no Gamelion, o mês do casamento, na Theogamia. Outros festivais que o incluem são a Plerosia, a Diasia, a Olympieia e outras datas de sacrifícios menores, localizadas em certas pólis.

No altar, você pode incluir figuras de serpentes, águias, touros, fazer um kathiskos, libar mel, azeite de oliva, água, oferecer cevada, ler as preces e mitos dele.

Como a Sarah falou, Zeus é "o alfa e o omega", o princípio e o fim; é também "o que reúne as nuvens", "o que habita as montanhas", "o que traz a vitória, imparcial no julgamento", "a consciência", entre outros epítetos. As tempestades são um belo símbolo de poder e de purificação, lavando a terra e renovando tudo.
avatar
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Zeus

Mensagem  Convidad em Qui Maio 13, 2010 8:10 pm

Estou re-lendo a Teogonia.

Os Hinos Homéricos e a Iliada são os próximos da lista.

Gostei muito do que falaram a respeito desse Deus fascinante e poderoso.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Zeus

Mensagem  Thiago Oliveira em Qui Maio 13, 2010 8:49 pm

Priscilla escreveu:Eu queria criar uma devoção por Zeus, porém tenho visto Ele meio como Yahweh e meio austero demais.
Como eu poderia mudar isso?
E o que em um altar a Zeus pode ser colocado?
Seria bom colocar Hera ao lado dele?

Obrigada.

01 - Acredito que a melhor forma de mudar sua forma de ver um deus é dando espaço pra que Ele se manifeste na sua vida. Então, abra mão dos seus 'preconceitos' com esse deus, e envolva-se em coisas relacionads a Ele; não dê uma de difícil porque é você que está pedindo pra Ele chegar, não é mesmo ?

02 - Eu tenho Zeus no altar principal e no altar no quarto, e as vezes também tenho algo pra ele, como o kathiskos na cozinha. Zeus é o protetor da casa, dos mantimentos e da família, então, há uma série de opções como essas somadas às ditas anteriormente.

03 - Acho que seria bom tê-Lo com Hera se você gosta dos dois, se os vê como casal e mais ainda se tem um relacionamento estável. Mas os outros casos também são bons. Deixando de enrolação: CASAL JUNTO É O QUE HÁ! I love you
avatar
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

Ver perfil do usuário http://ta-hiera.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

sobre Zeus como oque põe ordem no universo

Mensagem  filhotedelua em Sex Maio 14, 2010 1:26 am

Ainda sobre Zeus - eu tive uma vez uma epifania sobre Zeus olhando a avenida Paulista. Naquela semana (estava fazendo um curso sobre a Teogonia com o cara que traduziu essa edição mais recente), eu chorei todos os dias. Porque eu olhava os tijolos na parede, em como eles eram desiguais e propositalmente irregulares para formar uma parede mais sólida, e via Zeus naquilo. Eu olhava a luz do sol entrando pelos elementos vazados do corredor da escola, e via Zeus no desenho que as sombras e luzes formavam que permitiam que o corredor fosse usado sem eletricidade. Eu chorava porque olhava um desenho que formava padrões naturais, como a areia batida pela água, e via a ordenação de Zeus naquilo.

Agora pode parecer besta. Mas na força da epifania, era enlouquecedoramente bonito.




Acho que as pessoas falam muita merda sobre Zeus. Sobre essa coisa do pretenso machismo dele, acho legal pensar que toda vez que uma filha dele disse "quero ser virgem e não me encham o saco" ele assentiu e garantiu esse direito (assim como com a irmã). E que sempre que uma de suas esposas bateu de frente com ele, ele agiu como um gentleman - ele nunca age em direta oposição contra Hera e sempre fez o possível para resolver os perrengues das esposas/amantes e filhos.

Meu, o cara é tão doce que terminou a gestação de dois filhos. Rasgar a própria coxa e cerzir o feto dentro para manter vivo o filho prematuramente nascido, que amor e delicadeza maior?
avatar
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Zeus

Mensagem  Convidad em Sex Maio 14, 2010 4:21 am

Não é nada besta, é lindo o que dissestes.

Vou ler as obras antigas, além da Teogonia e do Trabalhos e os Dias, que terminei de ler, também leio o Sentido de Zeus do mesmo tradutor da Teogonia, bem interessante, não é todo sobre Zeus, mas fala muito sobre Ele.

Coloquei o altar dele e Hera, que vejo como sua amada esposa e sua igual, e vou iniciar pequenas oferendas a Eles.
Assim como não vejo mais Hera como ciumenta, não vejo mais Zeus como pulando a cerca, Ele é fertilizador. (e um pensamento bem pessoal, um imortal, poderia ficar entediado de ficar o tempo todo com a mesma esposa Laughing brincadeirinha, e olha que sou monogamica graças a Hera)

É impressão minha ou em algumas versões Ele era casado mais de uma vez? Pois leio que Ele tomou como primeira esposa Mêtis e como segunda Têmis.

É sobre pseudo-machismo de Zeus, por mais que os mitos sejam verdadeiros e que devem ser interpretados corretamente, eles vêm a nós escritos e compilados por homens, acho que certas coisas como valores da época são inevitavelmente colocados lá.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Zeus

Mensagem  Alexandra em Sex Maio 14, 2010 2:47 pm

Priscilla escreveu:É impressão minha ou em algumas versões Ele era casado mais de uma vez? Pois leio que Ele tomou como primeira esposa Mêtis e como segunda Têmis.
Sim, Hera foi a terceira esposa.

Truque mnemônico para lembrar: primeiro ele Mete, depois ele Teme, e aí já Era... rsrs
Razz
avatar
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Zeus

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum