Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Percy Jackson, bom ou ruim?

2 participantes

Ir para baixo

Percy Jackson, bom ou ruim? Empty Percy Jackson, bom ou ruim?

Mensagem  Eliana Qui Ago 07, 2014 1:49 am

Como muitos devem saber, os livros de Percy Jackson e os Olimpianos, do autor Rick Riordan, atraem milhares de jovens e os incitam a leitura, esses jovens tornam-se grandes fãs e, como fãs, interessam-se pelas histórias gregas e pesquisam sobre o assunto. Há vários encontros dos fãs, simulando os jogos do acampamento meio sangue e os chalés, sendo assim, cada jovem escolhe um deus, a quem fantasiam ser seu pai ou mãe olimpiano e, consequentemente pesquisando ainda ainda mais sobre eles e suas histórias. Foi esse universo de Percy Jackson que me influenciou a pesquisar cada vez mais sobre a mitologia, até que, por fim, me atraiu ao Reconstrucionismo Helênico. Pois bem, seria Percy Jackson bom ou ruim para o RHB? De alguma forma, Percy Jackson corrompe o Reconstrucionismo Helênico? Se sim, de que forma?

São algumas perguntas que me faço desde que me interessei pelo Hellenismos, desculpe-me caso haja algum equívoco no tópico, não estou há muito tempo aqui.

Eliana

Feminino Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Percy Jackson, bom ou ruim? Empty Re: Percy Jackson, bom ou ruim?

Mensagem  Alexandra Qua Ago 13, 2014 9:06 pm

Oi Eliana,

O lado bom de PJ é que ele não distorce tanto os mitos/relatos, mas o ruim é que distorce demais os deuses - com suas características, a nossa crença, o sagrado etc. Os livros meio que zombam dos deuses e os mostram de uma forma meio caricata, fora a presunção de os leitores se dizerem "filhos" dos deuses. O autor da série é cristão e assumidamente contra o politeísmo, ele disse no blog dele que não acredita nos deuses e que acha um absurdo que alguém ainda acredite. Mas se o fato de ler PJ traz vc de volta aos deuses, não é de todo um desserviço. Não é tão ruim começar errando, desde que se comece e depois se conserte. O problema são os que aceitam a primeira coisa que lêem/vêem e não querem se aperfeiçoar na verdade. Há anos atrás, eu não tinha problemas com os fãs de Xena porque eles sabiam que o seriado não refletia a mitologia como ela era, mas os fãs de Cavaleiro do Zodíaco confundiam muito o desenho com os mitos, achavam que era exatamente como assistiam, e chamavam Atena de uma "deusa inútil" por "só colocar os cavaleiros em encrenca" e coisas do tipo. Se vc ler PJ como entretenimento, OK, mas não o use nunca como fonte de conhecimento devocional.

Abraços...
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos