Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs

5 participantes

Ir para baixo

uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs Empty uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs

Mensagem  filhotedelua Ter Jul 21, 2009 2:42 am

Como parte da minha devoção aos Curetes e a Ares, eu decidi fazer uma "dog tag" e andar com ela no pescoço no meu cotidiano. Dog tag é aquela plaquinha usada por diversos exército no mundo, que os soldados carregam no pescoço, com informações básicas sobre aquele soldado em caso de ferimento ou morte. Achei que seria um bom jeito de demonstrar minha devoção a estas divindades guerreiras - me mostrando como um soldado (vale dizer que eu não sou um soldado "de verdade" unicamente porque minha baixa estatura não me permitiu entrar para o corpo de fuzileiros navais brasileiro e eu naturalmente não esqueci meu pendor militar, rs, sendo bastante devotada aos deuses guerreiros).

Bom, escolhido o modelo de dog tag que vou usar, fui encomendar a dita cuja. Por uma questão de praticidade, decidi pela tag americana que é a mais fácil de se encontrar. São cinco itens de informação que constam na tag. A última informação é religião.

Se fosse o nome da religião, fácil. Colocaria hellenismos e pronto. Mas é o adjetivo que deve estar escrito. Então, algo como "católico", "judeu", "budista". E ai me bateu uma dúvida: em português, que palavra usar?

Helenista? Helênica? Helena? (o último caso seria engraçado pq esse já é meu nome, rs) Ou deixo em inglês, hellenic?

Se vocês fossem se identificar, que palavra usariam?
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs Empty questão seria...

Mensagem  Jefferson Jorge Ter Jul 21, 2009 9:07 am

bom no meu caso eu usaria helenista por não ter um genero ... quero dizer serve no masculino e no feminino....
mas helenico ate que não soa mau.... mas mesmo assim fico com helenista...
Jefferson Jorge
Jefferson Jorge

Masculino Número de Mensagens : 54
Localização : São paulo
Emprego/lazer : atendente, aluno de psicologia
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs Empty Re: uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs

Mensagem  Thiago Oliveira Ter Jul 21, 2009 6:36 pm

Helênico é um genitivo muito geral que se pode usar para qualquer coisa que seja grega. No caso da religião o termo mais adequado é POLITEÍSTA HELÊNICO, visto que de helênico também há outras versões. Reconstrucionista helênico também não seria correto visto que o Reconstruciosnimo não é uma religião, mas sim o modo de interpretá-la.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs Empty Re: uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs

Mensagem  Leandro de Souza Qui Jul 23, 2009 1:58 pm

Helenista,paresse indicar fazendo-se ser helena,helena parece indicar:"tendo nascido helena",helenica parecer indicar partidaria do helenismo.Politeismo parece ser mais adjetivo de supertição,seita,civilização,religião,cidade,país.nação,comunidade,fratenidade,sociedade,credo,filosofia,sofia,teologia,teogonia,teosofia,cosmogenese,antropogenese,cultura,do que substantivo de supertição ou religião.Grego é heleno em romano. sunny
Leandro de Souza
Leandro de Souza

Masculino Número de Mensagens : 147
Data de inscrição : 01/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs Empty Correção

Mensagem  Thiago Oliveira Qui Jul 23, 2009 9:28 pm

grego é estrangeiro em latim

mas não entendi qual sua posição. Mas no final das contas, o termo mais adequado para o adepto é Politeísta Helênico, ao menos na minha concepção, e é assim que eu me autodenomino. Quanto à religião, podemos chamá-la de Helenismo, Politeísmo Helênico, Tradicionalismo Grego... Mas se formos entrar mais afundo e 'investigar', quem dentro do Politeísmo helênico, é de fato, reconstrucionista, ao menos tendo com amostra esse fórum.. vamos ver que as coisas são bem desesperadoras.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs Empty Re: uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs

Mensagem  Thiago Oliveira Qui Jul 23, 2009 10:11 pm

Hellenismo é a religião politeísta grega antiga
Timothy Jae Alexander , The Gods of Reason
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs Empty Re: uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs

Mensagem  Alexandra Sáb Jul 25, 2009 2:23 pm

A dúvida não é imbecil, ela acontece mesmo, porque Hellenismos para os gringos é uma coisa diferente de Helenismo, tanto que no Brasil "helenismo" é de certa forma o estudo da Grécia Antiga e não tem implicações religiosas (como tem o "Hellenismos" americano). É complicado explicar para as pessoas em uma palavra. Quando me perguntam qual minha religião, costumo dizer que sou Reconstrucionista Helênica ou Politeísta Helênica ou Grega ou que cultuo os deuses da Grécia Antiga. Se tivesse uma tag, eu colocaria algo em grego, mas...
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs Empty Re: uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs

Mensagem  filhotedelua Dom Jul 26, 2009 8:24 pm

pois é, eu estou tentando descobrir se dá para usar caracteres gregos na tag, rs.

meu primeiro pensamento foi colocar politeísta helênica. mas tem só 13 caracteres por linha na tag.

é engraçado porque eu não me sinto a vontade para usar o termo reconstrucionista, mesmo tendo uma parte considerável da minha prática dentro de um jeito bem "ortodoxo". como se eu não cumprisse aas exigências para me intitular assim.
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs Empty Re: uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs

Mensagem  Leandro de Souza Seg Jul 27, 2009 9:21 am

Põe teu nome.Tu já nasceste helena(per Las Moiras?) sunny .
Leandro de Souza
Leandro de Souza

Masculino Número de Mensagens : 147
Data de inscrição : 01/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs Empty Re: uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs

Mensagem  Alexandra Qui Jul 30, 2009 1:23 pm

É mesmo, põe "Sarah HELENA", rsrsrs! Ou "Da Hélade"... scratch study
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs Empty Re: uma dúvida imbecil de nomenclatura, rs

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos