Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Olá, sou nova aqui

5 participantes

Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Olá, sou nova aqui

Mensagem  Convidad Seg Mar 01, 2010 9:14 pm

Meu nome é Améthysta Eleúthera Kunoloverna, estou estudando o Reconstrucionismo Helenico e também estudo o celta e a stregheria.
Cultuo os Deuses gregos e celtas, mas sem misturar as coisas e altares separados.
Sou de Recife-PE, não conheço muitos reconstrucionistas helenicos, só alguns no orkut. Estou fascinada com esse novo caminho que estou descobrindo. Very Happy

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  Thiago Oliveira Qua Mar 03, 2010 10:16 am

Seja bem vinda, Pri,

fico feliz de você ter chegado aqui e mais feliz ainda de você separar suas coisas kkkkkkkkkkk


Eirene Theoi, phille mou!
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  Convidad Qua Mar 03, 2010 11:58 am

Obrigada, não costumo misturar muito.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  Dionizio123 Dom Mar 07, 2010 1:19 am

Que bom mesmo, os Deuses eles tem distintas agregoras e forças diferentes!
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  Convidad Dom Mar 07, 2010 3:12 am

Dionizio123 escreveu:Que bom mesmo, os Deuses eles tem distintas agregoras e forças diferentes!

Eu sei, mas quando fala em egregora me lembro de wicca Very Happy

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  Alexandra Dom Mar 07, 2010 10:02 am

Améthysta escreveu:Eu sei, mas quando fala em egregora me lembro de wicca Very Happy

Vc só lembra pq foi o primeiro lugar onde vc ouviu falar, mas não tem nada a ver, a wicca apenas se apropriou de um termo milhares de anos mais antigos do que ela e usado em muitos outros lugares mais. Egrégora vem do grego "egrêgorein" (vigiar, velar).
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  Convidad Dom Mar 07, 2010 1:06 pm

Alexandra escreveu:
Améthysta escreveu:Eu sei, mas quando fala em egregora me lembro de wicca Very Happy

Vc só lembra pq foi o primeiro lugar onde vc ouviu falar, mas não tem nada a ver, a wicca apenas se apropriou de um termo milhares de anos mais antigos do que ela e usado em muitos outros lugares mais. Egrégora vem do grego "egrêgorein" (vigiar, velar).


Eu sei, eu sei.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  Dionizio123 Dom Mar 07, 2010 8:33 pm

Não ve esse termo na wicca só lembrando!Ve num livro que tenho sobre invocações. o altor é wiccano porém não teve enfatisação na mesma, e sim falou de todos os Deuses em geral!Percebo que todos aqui tem algum recentimento, da wicca porem concordo em muitas coisas,tipo que ela é uma filosofia onde, mistura tudo e todos porem devemos lembrar que foi ela na qual nos revelou o primeiro passo.Se hoje o helenismo graças a zeus está voltanto pois, venho a estudar está tradição a 2 anos atras Very Happy, não podemos esquecer que foi também graças aqueles antigos nos quais enfrentaram o preconceito e lutaram para podermos hj, termos o direito de adorar sejá la qualquer divindade.Isso inclui gerald gardner, alyster crowlen entre outros bruxos e ocultista nos quais, lutaram e hj podemos ver o crer nos que, queremos.
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  Convidad Dom Mar 07, 2010 8:34 pm

Sou grata a wicca, se não fosse ela não conheceria paganismo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  Dionizio123 Dom Mar 07, 2010 8:36 pm

que bom ainda bem.
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  Thiago Oliveira Dom Mar 07, 2010 9:02 pm

Não passei pela fase da Wicca. Minhas formação é ocultista. Tenho mais de 5 anos estudando Cabala e Magia Hermética, mas isso não vem ao caso. Fato é que a utilização das egrégoras não é por causa das invocações, mas sim pelas raízes da Wicca que vão dar na Golden Dawn. E por falar em raízes eu acho uma coisa muito feia cuspir no prato em que se comeu, pra ser bem claro. É uma pobreza e uma degeneração da sua própria história pessoal. Tudo bem dizer, 'nós somos assim, isso não existe aqu, aqui nós vemos dessa forma', mas excluir por que é diferente acho o cúmulo, como também acho o cúmulo colocar tudo no mesmo balaio dizendo ' é tudo pagão é tudo igual' porque não é! o movimento reconstrucionistas mesmo tem sua aríz na Wicca, pois ele surgiu com a insatisfação com o nível cultual da Wicca na década de 1970 e o próprio Hellenismos é mais novo ainda, pois surgna década de 1990, mesmo nos refereindo a uma religiosidade que tem muito mais tempo. Eu vejo essa 'agressividade' como uma forma de proteção, pois são duas vertentes que ainda estão se construindo. Mas não é essa a temática da nossa conversa. .. passos a frente!
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  Convidad Dom Mar 07, 2010 9:05 pm

é horrivel quem fala mal da wicca por nada, é um caminho válido e leva muitos outros a encontrarem seu caminho...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  Dionizio123 Dom Mar 07, 2010 10:00 pm

Desculpe disse algo errado mais, foi o que entende com as coisas ditas sobre wicca.Mais agora ta explicado thiago.
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Múltiplas trajetórias de vida

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves Ter Mar 09, 2010 3:35 pm

Neste caminho existem inúmeras trajetórias de vida. Meu interesse por Heleniomo começou há milhões de anos-luz antes da Wicca aparecer, começou a despontar na minha infância, com a leitura dos livros "O Minotauro" e "Os Doze Trabalhos de Hércules", do saudoso Monteiro Lobato, Aliás, acho que alguém deveria fazer uma homenagem a Monteiro Lobato como pioneiro da divulgação do Helenismo no Brasil. Voltando ao assunto, essa sementinha, lançada por Monteiro Lobato, veio a madurecer bem mais tarde, quando, nos meus tempos de Pós-Graduação em História, tive a ocasião de estudar a obra do Imperador Juliano Magno, dito "O Apóstata".

Thiago Oliveira escreveu:Não passei pela fase da Wicca. Minhas formação é ocultista. Tenho mais de 5 anos estudando Cabala e Magia Hermética, mas isso não vem ao caso. Fato é que a utilização das egrégoras não é por causa das invocações, mas sim pelas raízes da Wicca que vão dar na Golden Dawn. E por falar em raízes eu acho uma coisa muito feia cuspir no prato em que se comeu, pra ser bem claro. É uma pobreza e uma degeneração da sua própria história pessoal. Tudo bem dizer, 'nós somos assim, isso não existe aqu, aqui nós vemos dessa forma', mas excluir por que é diferente acho o cúmulo, como também acho o cúmulo colocar tudo no mesmo balaio dizendo ' é tudo pagão é tudo igual' porque não é! o movimento reconstrucionistas mesmo tem sua aríz na Wicca, pois ele surgiu com a insatisfação com o nível cultual da Wicca na década de 1970 e o próprio Hellenismos é mais novo ainda, pois surgna década de 1990, mesmo nos refereindo a uma religiosidade que tem muito mais tempo. Eu vejo essa 'agressividade' como uma forma de proteção, pois são duas vertentes que ainda estão se construindo. Mas não é essa a temática da nossa conversa. .. passos a frente!

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  Thiago Oliveira Ter Mar 09, 2010 3:51 pm

Olá, seu Ricardo, como vai ? Fez bom regresso ?

Lembro de você narrando essa sua história lá no Encontro , e gostei muito de quando você disse que se via montando altares pra Juno e Zeus... ^^ Foi muito bom conhecê-lo e espero que tenha gostado do Encontro.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  Alexandra Ter Mar 09, 2010 9:50 pm

Ricardo Mário Gonçalves escreveu:Neste caminho existem inúmeras trajetórias de vida. Meu interesse por Heleniomo começou há milhões de anos-luz antes da Wicca aparecer, começou a despontar na minha infância, com a leitura dos livros "O Minotauro" e "Os Doze Trabalhos de Hércules", do saudoso Monteiro Lobato, Aliás, acho que alguém deveria fazer uma homenagem a Monteiro Lobato como pioneiro da divulgação do Helenismo no Brasil. Voltando ao assunto, essa sementinha, lançada por Monteiro Lobato, veio a madurecer bem mais tarde, quando, nos meus tempos de Pós-Graduação em História, tive a ocasião de estudar a obra do Imperador Juliano Magno, dito "O Apóstata".

Ricardo, apesar de grande parte das pessoas falar desse contato de mitologia que teve com o Lobato, eu fui uma das que não tiveram. Na infância eu lia outras coisas (Maria Clara Machado, Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Ziraldo etc), e o mais perto que cheguei de Lobato era assistir o antigo 'sítio do pica-pau amarelo' na televisão. E, bom, para falar a verdade, eu gostei que fosse assim, já que mais tarde eu peguei para olhar material sobre o Lobato e vi alguns textos racistas e coisa do tipo. Também fico meio incomodada quando vejo as pessoas creditarem a ele personagens mais antigos, como falarem que ele que inventou o saci (quando não foi, ele só juntou os relatos já existentes e escreveu sobre). Então não sinto propensão a homenageá-lo, mas, enfim, isso é meu, porque ele não me marcou em quase nada afinal.

Aliás, por falar em literatura infantil, a Ruth Rocha também recontou a Odisseia e a Ilíada...
cat
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  filhotedelua Ter Mar 09, 2010 11:05 pm

eu teive contato pelo Monteiro Lobato, mas não acho que foi um bom contato, sabe. Acho que e uma literatura datada.

Eu gostei muito da coleção da Ediouro, uns livrões grandes, vou ver se acho aqui de quem eram, e o primeiro que li foi sobre Europa e... Leto, rs.
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  filhotedelua Ter Mar 09, 2010 11:08 pm

achei, Ganymedes José. Bem menos cheios de alterações que os do Lobato e menos etnocentristas.
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Regressando do Nordeste,

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves Qua Mar 10, 2010 3:37 pm

Olá, Thaigo,cá estou de volta desde o dia 2 de março, depois de passar uns dias no Recife. Sou veterano do Movimento da Nova Consciência, participo do mesmo desde o VI Encontro. Foi muito gratificante participar do III encontro Paraibano de Neopaganismo, bem integrado na "Nova consciência" achei os participantes, de uma maneira geral, de muito bom nível. Pelo que pude perceber, o movimento pagão em sduas distintas vertentes,terá mesmo futuro em nosso país.
Um grande abraço!

Thiago Oliveira escreveu:Olá, seu Ricardo, como vai ? Fez bom regresso ?

Lembro de você narrando essa sua história lá no Encontro , e gostei muito de quando você disse que se via montando altares pra Juno e Zeus... ^^ Foi muito bom conhecê-lo e espero que tenha gostado do Encontro.

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves Qua Mar 10, 2010 3:52 pm

Olá, Alexandra! somos de épocas diferentes, quando eu li Monteiro Lobato na infãncia, ainda nem sequer existia televisão por aqui... Foi nele que adquiri meus primeiros conhecimentos sobre Mitologia, História, Geografia, Ciências Naturais, Gramática, etc., etc., É claro que a partir da ótica de hoje podemos discernir vários pontos negativos em sua obra: racismo, etnocentrismo... Não podemos esquecer que ele atuou na Era Vargas, quando o fascismo racista grassava por aqui. Os coitados dos imigrantes japoneses sofreram isso na carne... Mas mesmo assim creio que ele merece ser lembrado como um pioneiro. Antes de o ler, eu ignorava totalmente o que fosse a Grécia e sua Mitologia. Êle me motivou a procurar outros livros, como "Os Argonautas " de Gustav Schwab, por exemplo.

Um abraço!

Alexandra escreveu:
Ricardo Mário Gonçalves escreveu:Neste caminho existem inúmeras trajetórias de vida. Meu interesse por Heleniomo começou há milhões de anos-luz antes da Wicca aparecer, começou a despontar na minha infância, com a leitura dos livros "O Minotauro" e "Os Doze Trabalhos de Hércules", do saudoso Monteiro Lobato, Aliás, acho que alguém deveria fazer uma homenagem a Monteiro Lobato como pioneiro da divulgação do Helenismo no Brasil. Voltando ao assunto, essa sementinha, lançada por Monteiro Lobato, veio a madurecer bem mais tarde, quando, nos meus tempos de Pós-Graduação em História, tive a ocasião de estudar a obra do Imperador Juliano Magno, dito "O Apóstata".

Ricardo, apesar de grande parte das pessoas falar desse contato de mitologia que teve com o Lobato, eu fui uma das que não tiveram. Na infância eu lia outras coisas (Maria Clara Machado, Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Ziraldo etc), e o mais perto que cheguei de Lobato era assistir o antigo 'sítio do pica-pau amarelo' na televisão. E, bom, para falar a verdade, eu gostei que fosse assim, já que mais tarde eu peguei para olhar material sobre o Lobato e vi alguns textos racistas e coisa do tipo. Também fico meio incomodada quando vejo as pessoas creditarem a ele personagens mais antigos, como falarem que ele que inventou o saci (quando não foi, ele só juntou os relatos já existentes e escreveu sobre). Então não sinto propensão a homenageá-lo, mas, enfim, isso é meu, porque ele não me marcou em quase nada afinal.

Aliás, por falar em literatura infantil, a Ruth Rocha também recontou a Odisseia e a Ilíada...
cat

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  Alexandra Qua Mar 10, 2010 5:16 pm

acho que li Ganymedes José também, filhotedelua Very Happy
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  filhotedelua Qua Mar 10, 2010 6:48 pm

aliás, descobri que o Ganymedes José foi o tradutor... que a coleção velhona da ediouro eram os livros do Menelaos Stephanides! só que divididos em muito mais livros...
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Olá, sou nova aqui Empty Re: Olá, sou nova aqui

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos