Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Símaco e a Estátua da Deusa victoria

3 participantes

Ir para baixo

Símaco e a Estátua da Deusa victoria Empty Símaco e a Estátua da Deusa victoria

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves Seg Ago 30, 2010 9:58 am

O triste episódio da depredação do Templo de Apolo da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, motivada pela intolerância religiosa, me fez recordar o episódio da estátua da Deusa Victória ocorrido em Roma no ano 384. Nesse ano, por imposição de Santo Ambrósio, o imperador cristão Graciano emitiu um édito ordenando que se retirassem da Sala de Reuniões do Senado Romano o altar e a estátua da Deusa Victoria, ali presentes desde tempos imemoriais. Reagindo ao decreto, o Prefeito Símaco, lider da resistencia pagã entre a velha aristocracia senatorial romana, proferiu um discurso no decorrer do qual disse o seguinte:

Contemplamos os mesmos astros, o Céu nos é comum, o mesmo mundo nos envolve.Que importa o caminho de sabedoria em que cada um busca a verdade? Não se chega por um único caminho a um tão grande mistério.

Luminosas e sábias palavras que, no dizer do filósofo francês Pierre Hadot, mereceriam ser escritas com letras de ouro em todas as igrejas, sinagogas, mesquitas, templos e santuários neste problemático início do século XXI que vê renascer as polêmicas e conflitos de natureza religiosa.

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Símaco e a Estátua da Deusa victoria Empty Re: Símaco e a Estátua da Deusa victoria

Mensagem  filhotedelua Seg Ago 30, 2010 1:50 pm

o que aconteceu no Rio que eu não estou sabendo?
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Símaco e a Estátua da Deusa victoria Empty Re: Símaco e a Estátua da Deusa victoria

Mensagem  carlos Seg Ago 30, 2010 3:40 pm

filhotedelua escreveu:o que aconteceu no Rio que eu não estou sabendo?

https://helenismo.forumeiros.com/cafe-com-ambrosia-f32/repassando-ato-publico-este-domingo-t679.htm
carlos
carlos

Masculino Número de Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Símaco e a Estátua da Deusa victoria Empty Re: Símaco e a Estátua da Deusa victoria

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos