Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
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Olimpianos, Prometeu e Zeus

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Mensagem  Alexandra Sáb Jan 19, 2008 4:51 pm

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Mensagem  Leandro de Souza Sáb Out 18, 2008 3:40 pm

Heracles em sua mortalidade(alceu)é filho de Alcmena.Heracles em Sua Inmortalidade é Filho de Hera. Question
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Mensagem  Ulisses Sáb Out 18, 2008 3:51 pm

o que voces acham, Afrodite é filha de Zeus e Dione ou veio da espuma do mar que apareceu quando Cronos castrou seu pai Urano e jogou tudo ao mar.

Na minha opinião foi quando Cronos castrou Urano, pois o amor é uma das forças primordiais do mundo.
Afro= vindo da Dite=Espuma
A espuma poderia ser comparada ao semen de Urano.
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Mensagem  Thiago Oliveira Seg Out 20, 2008 11:16 am

Heracles em sua mortalidade(alceu)é filho de Alcmena.Heracles em Sua Inmortalidade é Filho de Hera. [/code] Acredito bem pouco na possibilidade de Hérakles como filho de Hera.


o que voces acham, Afrodite é filha de Zeus e Dione ou veio da espuma do mar que apareceu quando Cronos castrou seu pai Urano e jogou tudo ao mar.

Afrodite não é das deusas mais antigas na nossa religião. Ela possivelmente veio do Oriente,da Chipre (Kyprogeniéia) o que se pode atestar por seu nome não configurar nas plaquinhas de Linear B lá de Cnossos e outros elementos de culto, como as ofertas em incenso, as quais Ela foi a primeira a receber, que é uma caracrterística dos cultos orientais. A imagem dela é muito parecida com outras deusas da Bibilônia Astarte e Ishtar.
É provável que já existisse uma Deusa local muito parecida com Afrodite, encontrada em várias placas micênicas que representam uma mulher nua em gesto de epifania rodeada de pombas a voar. No entanto,repito de novo, o seu nome não figura no linear B.
Pessoalmente, eu acredito na primeira versão do Mito, a qual nos pode dar uma visão do mundo Helênico. De Uranos(o celestial) foi retirado o vigor, e assim nasceu a vegetação; o mar infrutífero, às águas de Anfritrite foram fertilizadas. A graça e a beleza dispersaram-se a povoar o mundo. Se formos observar bem, verifica-se que em geral, os deuses recentes, incorporados durantes as invasões que formaram Hélade são os que agregam mais atributos e funções. É o caso de Afrodite e sua multiplicidade de mitos; deusa da beleza, do amor, da sagrada prostituição, da vegetação, em certa medida, também da guerra, do mar.
N'O Banquete, Platão menciona que Afrodite filha de Kronos e Afrodite filha de Zeus seriam deusas diferentes. A filha de Uranos seria a Afrodite Urania, a celestial,deusa do amor real, a beleza sagrada; Afrodite filha de Dione seria Afrodite Pandemos (Pan= todos ; demos = pessoas, povo) , a Afrodite de todos os povos;

São muitas histórias..cada dia uma história: é assim que tem de ser.
Afrodite Urania é a Deusa do amor celestial, o amor platônico, aquele amor puro. No entanto esta é apenas uma pequena faceta, sendo Afrodite também a Deusa da sedução, desejo e sexo: nos seus templos estavam prostitutas sagradas, heteras, fomentava-se o sexo, havia até homens travestis como sacerdotes. A Ela recorriam as pessoas que queriam mais amor, mas também as que queriam sexo e relações mais "escaldantes". A palavra "afrodisíaco" deriva do seu nome e "erótico" do nome do seu filho Eros. Se o seu culto fosse comum hoje, ela velaria também pelas prostitutas, pelas sex shops, pela indústria pornográfica (cujo nome deriva do seu epíteto Porne), para além de todos os filmes românticos e empresas do tipo "encontre a sua alma gémea".

Afrodite consagra-se tanto no ato sexual que o seu nome chega a ser usado em substituição da palavra(Epitragidia). Há imagens que nos descrevem como ela vela pelos casais, inclinando-se sobre eles, enquanto estão no acto sexual.

Ela é também uma Deusa com relações íntimas com os jardins, locais de beleza e sedução, e com o mar, de acordo com o mito do seu nascimento.

Mas Afrodite é também uma Deusa perigosa e temível: imagens antigas mostram-na com cabeça de ave e com uma fealdade repulsiva, ela pode levar à loucura pelo desejo, pode manipular e alterar as vontades através do impulso primário. Outras imagens mostram a Deusa barbuda saindo de um escroto; Skotia (Escura), Summakhia (Aliada na guerra), Tumborukhos (cavadora de túmulo)Androphonos (Matadora de homens).

A Deusa dos sorrisos é muito presente em poemas de amor. Safo é a poetisa que mais sobre ela escreve. Através de Safo aprendemos que Afrodite é não só Deusa do sexo e do amor sublime, mas também da reconciliação, da amizade e do amor fraternal. Safo demonstra também que o homossexualismo entre mulheres estava presente na Grécia Antiga e caía sob a alçada de Afrodite.

Assim, aparece-nos Afrodite como Deusa do amor em geral, do amor fraternal e também da solidariedade e cooperação, que explicam o seu epíteto Pándemos, "de todos", não como Deusa da prostituição e sexo animal, mas como Deusa das forças que unem uma comunidade.*

*http://www.portuskale.org/temenos/temenoi/afrodite.html
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Mensagem  Thiago Oliveira Seg Out 20, 2008 11:17 am

correção: nascinda em Chipre : Kupris (de Cyprus), Kuprogenes (nascida em Cyprus)
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Mensagem  Leandro de Souza Ter Out 21, 2008 11:20 am

Hera é La Madre de Deus Heracles,que talvez o proprio nome de El Deus,indique tal filiação.Lembrando que geração é apenas patrilinear,sendo a maternidade consepitiva,nutricional,partual.Heracles fora nutrido por Hera.Se Hera não enlouquece-se a Heracles,estariamos escrevendo acerda de Heracles?Só porque Afrodite nascera de El Penís que fora de El Deus Urano,e não era devido a Deus Cronos,Afrodita não Seria Filha de Zeus e Dione?Não é verdade que tudo o que é celestial é regido por Zeus?Não há nenhuma ligação entre a espuma do mar e La Deusa Dione? Question Idea sunny
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Mensagem  Thiago Oliveira Qui Out 23, 2008 5:31 pm

Sabe, uma coisa que eu invejo nos católicos e gostaria que os helenos entendessem , dado que a minoria não tem conhecimento do que se passa, é entender que o culto dos deuses e´heróis bem pouco tem a ver com a prática religiosa, ainda mais hoje, 5770, depois de tantoas modificações, mudanças e interpretações que os mitos sofreram. Acredito que a conversação em torno de Portugal caberia mais ao Portus Kale, por mais que Portugal seja nossa "matrona", não é a única referência na nossa formação.
Um mito tem várias vertentes, e uma vertente não exclui a outra, apenas lha dá novo significado, chamamos isso de AIDOS, necessidade.
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Mensagem  Thiago Oliveira Qui Out 23, 2008 5:35 pm

bem.. continuando....
cada mito pode ter várias vertentes, pois a simbologia requer símbolos para se fazer-se. O que significa Dioniso filho de Semele e Dioniso filho de Perséphone ? Qual a diferença entre Afrodite filha de Zeus e Afrodite filha de Urano ? Deixo a cargo de vocês.
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Mensagem  Ulisses Qui Out 23, 2008 7:52 pm

a nossa religiao tem muitos casos como esse, o que devemos fazer e levar em consideraçao a essencia e nao ficar discutindo qual é o certo.
siga o amor, a seduçao de afrodite e voce estara indo para o lado certo;
venere-a como se deve com muito amor...
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Mensagem  Thiago Oliveira Sex Out 24, 2008 4:45 pm

Como disse anteriormente, discordo da posição que considera Hérakles como sendo filho de Hera. Ontem, durante minhas leituras, depois de muito ter debatido e investigado pra encontrar referências a fim de embasar minhas teorias encontrei no livro do Walter Burkert Greek Religion (que em português há uma tradução chamada "Religião Grega na Época Clássica e Arcaica"*), a tal confirmação.
No capítulo sobre o restante do panteão, ele diz que apesar de nomes serem semelhantes, não há qualquer relação de parentesco "sangüíneo" entre Hérakles e Hera. A questão dos nomes parecidos é mero acaso, não sendo encontrada nenhuma afirmação dentro dos registros históricos que confirmem a relação possível. Brevemente eu postarei o trecho do livro em que ele afirma isso. Até breve

Thi
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Olimpianos, Prometeu e Zeus Empty Hera e Hérakles

Mensagem  Thiago Oliveira Dom Out 26, 2008 6:45 pm

Aqui vai..
Estas foram as hipóteses levantadas pelo Leandro:

[1]
Hera é La Madre de Deus Heracles,que talvez o proprio nome de El Deus,indique tal filiação.

[2]
.Se Hera não enlouquece-se a Heracles,estariamos escrevendo acerda de Heracles?

Agora, como prometi, o Kerenyi responde às questões:

Hérakles parece ter o nome de Hera incluído no Seu como se Hera fosse a sua fama (Kléos). POrém, o que é constantemente descrito é sempre o ódio amargo com que a esposa ciumenta de Zeus persegue o Seu enteado, desde o Seu nascimento. Não se pode excluir a possibilidade desta semelhança no nome ter surgido por acaso. No entanto, uma vez que Ela nunca era ignorada pelos gregos, o paradoxo mantém-se. Em Cós, verifica-se que o sacrifício em honra a Hérakles era feito por um sacerdote vestido de mulher*. O fato de em Tebas, durante um ataque de loucura Hérakles ter matado os filhos e a esposa está em ligação com uma festa do fogo noturna** celebrada, no entanto, em honra dos "filhos do Poderoso", os Alaídas. Mas a interpetação que associa Hérakles mantém-se irrefutada

Observações minhas
* Há de se lembrar que o próprio Hérakles, como muitos "hemi-theoi" aparecem em mitos travestidos, como Aquiles, Teseu, em certa medida até mesmo Dioniso; Se lembrarmos bem o mito de Hérakles em Líbia, no palácio da princesa Ônfale ( o que sugere uma ligação com o Ônphalos = o umbigo do mundo) fiando, ao passo que a princesa aparece em postura "masculina", como se pode ver na imagem abaixo, de um afresco Romano em Pompéia, que não é a imagem que gostarai de mostrar, mas é a que encontrei:


Olimpianos, Prometeu e Zeus F26.1Herakles


** Com isso , C. Kerényi mostra que neste, assim como muitos outros festivais e mitos, as celebrações per si se constiruíram antes mesmos dos mitos, ou seja, os mitos (não todos, mas alguns, a exemplo deste) são posteriores aos festivais.


Eirene Theoi

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Mensagem  Thiago Oliveira Dom Out 26, 2008 6:47 pm

ops...

algumas considerações...

As citações que eu disse se tratarem do Carl Kerényi são na verdade do Walter Burkert, no livro " Religião Grega na Época Clássica e Arcaica" rssr... a edição que tenho se encontra no português de Portugal.
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Mensagem  Thiago Oliveira Dom Out 26, 2008 6:51 pm

Não é verdade que tudo o que é celestial é regido por Zeus?Não há nenhuma ligação entre a espuma do mar e La Deusa Dione?


[1] Nem tudo que é celestial, ou como é de costume dizer "Olímpico" é regido por Zeus, dado que apesar dEle ser o Senhor dos Céus, não é o único que atua nessa dimensão; a própria Hera é Senhora do Céu..

[2] Até onde eu sei, Dione era uma deuas pré-helênica que como muitas liga-se ao culto da terra; aqui podemos entender a relação de Afrodite com a Terra, já que Ela também é deusa da vegetação. Se de fato ela incorporou Dione a Seu culto, é provável que Dione seja a fonte desse aspecto. Sendo assim, Dione não liga-se ao Mar, ou às suas espumas.
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Mensagem  Leandro de Souza Qua Nov 05, 2008 9:31 am

Não é verdade que o ódio entre Hera e El Deus Heracles só ocorreu quando Deus estava ligado ao heroi ,quando sunny ocorreu a apoteose Hera e Deus Heracles amaran-se como Mãe e Filho?
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Mensagem  Thiago Oliveira Qua Nov 05, 2008 1:14 pm

Não necessariamente.. os deuses têm muito de humano, quando estamos nos referindo à Seus aspectos emocionais e afetivos, nesse aspecto a diferença é a sua imortalidade. Ninguém ama ou deixa de amar alguém só por este ser ou estar em estado elevado. Acredito que o posterior afeto da Mãe dos Deuses por Hérakles tenah sido algo construído ao longo das relações, mas .... isso é tema que se relaciona mais com um grupo de mitologia do que nós, grupo religioso.
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