Agradecimento e outra pergunta sobre Deuses gregos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Agradecimento e outra pergunta sobre Deuses gregos

Mensagem  Lucius em Seg Mar 23, 2009 7:22 pm

Cara Alexandra
Boa Noite
Agradeço imensamente pela resposta sobre o deus que tem as chaves do céu, da terra e do mar. Tenho outra pergunta:
Há alguns anos atrás eu li que os antigos gregos tinham um deus que guardava as portas das casas(eles colocavam a estátua desse deus ou do lado de fora no lado direito de quem olha para a porta principal da casa, e outros o colocavam por trás da porta(pelo lado de dentro) da porta principal da casa no lado direito de quem está dentro de casa e ali colocavam vinho, frutas e outras oferendas), só não consigo me lembrar qual o nome desse deus grego ou guardião da porta principal da casa. Você pode me informar o nome desse deus ou guardião? fico desde já muito grato se puder ajudar-me.
Abraços
Lucius

Lucius

Masculino Número de Mensagens : 8
Data de inscrição : 21/02/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Agradecimento e outra pergunta sobre Deuses gregos

Mensagem  Thiago Oliveira em Seg Mar 23, 2009 9:19 pm

Bem... durante a Idade do ouro, quando Péricles governava Atenas era comum em Atenas , mas também em todo o "mundo grego" as casas terem imagens de Hermes nas frentes, mas essa é uma tradição que remota às mais priscas eras, sendo no inícios essas imagens colocadas nas estradas a fim de que os viajantes encontrassem o caminho certo, bem como comida e roupas que os viajantes compadecidos ali deixavam para outros viajantes que por ventura necessitassem (basta lembrar que Hermes é o deus das estrasdas, dos viajantes, e dos ladrões). AS imagens eram chamadas de hermas, e eram amontodos de pedras com uma imagen itifálica com um falo e o busto do Deus sobre uma base quadrangular. Aqui você vê a imaem costumeira dela:


Além das hermas, consgradas à Hermes, em algumas casas havia também colunas do estilo dórico que eram consagradas à Apollon , a fim de que o Deus guarnecesse a casa e a protegesse. Além dessas dias situações também temos na tradição religiosa os Theoi Ktesioi, ou seja, os deuses das casas. No texto que a Álex postou lá na comunidade do orkut diz assim:
Aí vai uma pequena lembrança - ou novidade para quem não sabia - sobre os deuses caseiros/domésticos (Theoi Ktesioi), que são Zeus, Héstia, Apolo, Héracles, Hécate, Hermes e os Dioskouroi (Cástor e Polydeuces). Cada um tem seu espaço em lugares específicos de nossas casas.

Zeus e Héstia são os principais. O altar a ele fica no quintal dos fundos, enquanto o espaço sagrado de Héstia é na lareira ou na cozinha. Apolo e Héracles nos vãos das portas principais, Hécate e Hermes no jardim da frente. os Dioskouroi ficam no cômodo onde se recebem as visitas ou no quarto de hóspedes.

Os deuses de casa protegem e concedem favores ao lar e à família. Cabe a nós reconhecê-los e nutrir um relacionamento com eles, pois são parte de nossa vida diária e não algo separado do mundo. Afinal, "Se você não consegue ver Deus em uma flor, nunca o encontrará em um livro."

Claro que você pode e deve ter altares a outras deidades em sua casa, as que citei são apenas as 'oficiais' da vida no lar, assim como há os deuses da vida no campo (Theoi Nomioi), os deuses do casamento (Theoi Gamelioi) e tudo o mais.
avatar
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

Ver perfil do usuário http://ta-hiera.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum