Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato

4 participantes

Ir para baixo

Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato Empty Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato

Mensagem  Convidad Dom Mar 07, 2010 3:01 am

Eu atualmente sigo o Reconstrucionismo Helênico e Celta (puxando pro druidismo), e um pouco de stregheria(a bruxaria que uso não usa os deuses, não faço em outras pessoas, seria quase auto-sugestão).

Nasci e comecei no catolicismo por influência da familia, quando fazia aulas de catecismo, inventei que o Deus único existia junto dos Deuses Egipcios, que era a mitologia que estava lendo no momento, sempre adorei mitologia.
Obviamente desisti da ideia por complicações existencias e filosoficas, foi então que conheci a Wicca, achava que era aquilo, tudo verdadeiro e magnifico, estava enganada, fui insultada por wiccanos, via que eles preferiam briguar entre si, que não respeitavam os Deuses direito, misturavam tudo, não estudam a histório dos Deuses e povos, coisa que acho essencial em qualquer prática, por tudo isso e falta de fé me afastei.
Comecei a procurar outro caminho, hinduismo por dois dias. Very Happy
Então achei o Asatru, aquilo foi muito bom, aprendi muito, mas não era minha fé no momento, mas deu um ponto de que havia mais no paganismo.
Logo, achei o druidismo, amei as ideias, o awen, e os deuses, mas ainda faltava algo.
Fui pro Reconstrucionismo celta, mas não foi tudo que precisava ou sentia.
Tive uma fase depressiva (ainda tenho, mas diferente) e perdi a fé em qualquer divindade, mas sempre com esperança guardada.
Virei budista, estudei a fundo, e discordei de muitas coisas no final, mas só ai admiti que não era o budismo para mim.
Lendo sobre Stregheria em um excelente blog vi os Deuses Gregos serem mencionados, e senti algo, resolvi voltar a ler sobre essa mitologia, de repente, minha vida e mente viraram de cabeça pra baixo, tinha esquecido qualquer coisa interessante que amava fazer, mas voltei com tudo, simplesmente inspirada, comecei a escrever, amar, e tudo mais.
Depois de curto tempo um nome permanecia comigo, Afrodite, achei estranho, com minha castidade, preconceito com beleza, sexo e nenhum amor na vida, achava que Ártemis e até Atena "tinham mais a ver", mas não, Afrodite é a mais forte presença para mim.
Voltei ao paganismo, o druidismo continua firme, mas procurei mais, achei reconstrucionismo helênico, primeiro tive alguns problemas, território, não gosto de não saber das coisas, mas indo com calma, escorregando por aqui e lá, com bastante ajuda, creio que essa é uma valorosa experiencia e caminho.
Afrodite se tornou uma força poderosa e inesperada para mim, e logo depois, surgiu Ares, viril e forte, que seria a força mais de ação que conheço, como tenho depressão, sinto que ficar deitada é melhor, mas tenho a impressão que Afrodite desviaria os olhos envergonhada e Ares me daria um soco educativo e por ser mole demais e não agir. Twisted Evil

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato Empty Re: Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato

Mensagem  Alexandra Dom Mar 07, 2010 10:19 am

Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato Charlie_deprimido
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato Empty Re: Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato

Mensagem  Convidad Dom Mar 07, 2010 1:13 pm

Alexandra escreveu:Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato Charlie_deprimido

Very Happy Gostei, não tenho posição de deprimida.
Mas não acho legal ficar deprimida, e o topico foi só um relato. ^^

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato Empty Re: Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato

Mensagem  Convidad Dom Mar 07, 2010 2:20 pm

Só perguntando, porque focou só nessa pare do que eu disse?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato Empty Re: Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato

Mensagem  filhotedelua Dom Mar 07, 2010 3:09 pm

pq é o trabalho dela, Razz
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato Empty Re: Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato

Mensagem  filhotedelua Dom Mar 07, 2010 3:15 pm

sobre não saber as coisas, a primeira coisa que me chamou atenção ao me envolver com o reconstrucionismo helênico foi o fato de "ser uma religião com lição de casa". Lembro dessa frase e sempre concordei com ela, embora ache que qualquer religião levada a sério vai ter lição de casa.

Mas eu cada vez mais "só sei que nada sei". QUanto mais eu estudo, mais eu vejo como o que eu conheço é pouco. Hoje, em um único lugar, pegando artigos de um autor que gosto, me vi diante de duzentas páginas de textos. e eu já li quase tudo aquilo. Um site, só. Só os blogs de helenistas que gosto de ler eu já devo ter lido milhares de páginas. E os livros... estou aqui lendo homeopaticamente o Paidéia, porque pela primeira vez em anos achei uma leitura realmente desafiadora, hahahahaha. E eu olho e só consigo pensar, como eu li pouco, como eu sei pouco ainda.

Com o tempo, a gente acostuma com a sensação, e se contenta em simplesmente aprender cada vez mais.


Agora, não espere que o pessoal seja gentil, sabe. Os antigos gregos eram uma meritocracia, e nosso meio religioso também tem um bocado disso, Laughing .
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato Empty Re: Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato

Mensagem  Alexandra Dom Mar 07, 2010 5:01 pm

huahuahua
Pois é, a filhotedelua tem razão; mas não é só pela meritocracia. Na verdade eu nem ia dizer nada, mandei a tirinha porque achei que você iria achar engraçada e verdadeira, mas aí esbarro numa atitude que é misto de ingratidão/incompreensão/exigências/expectativas-exageradas nesse "por que você focou só nisso?", que faz parecer que tá cobrando que a gente fale o que vc quer que a gente fale, como se eu tivesse obrigação de dizer mais do que só o que eu quiser dizer, ou até jogar algum confete no relato. (Aprendi na minha primeira facul que não se deve perguntar 'POR QUE' para as pessoas, pq isso parece uma cobrança ou um ajuste de contas - do tipo 'por que você fez isso?!'.)

Mas - mesmo que eu não precise me "justificar" - ainda assim vou te responder. O fato é que:
1) vc falou em ter depressão e querer ficar deitada, eu mandei um quadrinho que mostra que o melhor a fazer para melhorar é começar a levantar a cabeça, e isso foi para te ajudar e também pq eu vejo mto isso de ti, essa auto-piedade constante que não combina muito com a nossa postura (aliás, se parece mais com a dos cristãos, q são cheios de culpa), então anime-se e faça os deuses orgulhosos de vc;
2) como ela disse, meu trabalho já foi a psicologia, então é óbvio que essas partes ainda me convocam ao juramento da formatura de ajudar os seres humanos et al;
3) as outras coisas que vc contou são coisas que a gente já leu na história de muitas pessoas que procuram seu lugar, sua crença, então não me foi novidade, não me suscitou grandes comentários e tudo o mais;
4) a julgar pelo fato de vc se super-empolgar com todas essas coisas e depois de um tempo ver q elas não eram o q vc queria e largá-las, nada me impede de considerar a possibilidade de que vc (do jeito q tá hiper-empolgada com o helenismo) tb não vá largá-lo quando ele deixar de ser novidade; portanto eu não queria comentar antes de esperar até onde vai esse fogo todo (ou se ele é de palha), pq todo mundo sabe q tudo o q vem rápido demais acaba indo embora rápido demais também...

E, de novo, não estou sendo grossa. Dentro da minha maneira de ver as coisas, eu seria grossa era se te ignorasse por não me importar com você, mas eu não ignoro, eu tiro um tempo da minha atenção (em vez de estar escrevendo minha monografia e fazendo os trabalhos que tenho que fazer) para tentar fazer algo de útil por você, mesmo que isso seja umas sacudidas de vez em quando. Eu gostei da sua atitude madura de nos entendermos no tópico de Ares e scraps, então estou considerando essa tua capacidade de conversar como adultos - que é rara hoje em dia e é algo que vejo semelhante no Thiago, o qual também já levou muitos petelecos.


tongue Cool sunny
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato Empty Re: Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato

Mensagem  Dionizio123 Dom Mar 07, 2010 8:10 pm

Olha ametista é verdade o que alexandra passou para vc!O que ela queria falar, é para vc não ficar ai triste depreciva por conta de decpções levias como expriências de vida,onde elas nós dão sabedoria.E sim deuses gregos eles não curtem pessoas tristes e melancolicas, eles nos encinam pela luta, e força como grandes cavaleiros e amazonas o unico pro é o ego no qual, muitas vezes atrapalha porém, tirando isso fica tudo muito bem.
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato Empty Re: Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato

Mensagem  Convidad Dom Mar 07, 2010 8:26 pm

Dionizio123, valeu, mais não entendi direito o que escreveste, tenta escrever e revisar antes de enviar Smile

Alexandra, mas eu gostei da tirinha Very Happy Ando na defensiva, liga não...

E conheço muita gente que adora dizer que está depremido e espera que fiquemos com peninha, desprezo essa atitude, sou muito orgulhosa pra isso e acho patetico, se soei assim, peço mil descupas e tomarei mais cuidado. Acho que escrevo mal e espero que todos entendam, vou seguir a dica que dei a Dionizio123 Smile
Sobre a depressão, foi só mencionando, não sou do tipo derrotista e quis mostrar que não espero misericordia e cura milagrosa, batalho contra isso.
Acho que fiquei na defensiva mesmo, por isso perguntei porque focaste nisso, é porque há pouco tempo ouvi comentários preconceituosos em relação a isso^com uma colega minha, logo achei que você estava achando o mesmo que a pessoa ignorante e preconceituosa.

Não sei se permanecerei no helenismo(mas espero, o futuro só aos Deuses pertence^^), mas se no relato deu a impressão que sou fogo de palha, me expressei mal, por exemplo, faz anos que sou druidista/RC, não abandonei, mas o resto foi porque não iria ficar fingindo acreditar em algo sem ter fé nisso ou praticar corretamente, tenho reparado que no helenismo não tenho esse problema, eu acredito nos Deuses, a filosofia até agora combina, nada tenho que bate de frente com crenças pessoais.
Por exemplo, no budismo, admiro muito, mas minha filosofia pessoal batia de frente com a religião, e na wicca eu amadureci e vi que não acreditava naquilo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato Empty Re: Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato

Mensagem  Thiago Oliveira Dom Mar 07, 2010 8:33 pm

Alexandra escreveu:Eu gostei da sua atitude madura de nos entendermos no tópico de Ares e scraps, então estou considerando essa tua capacidade de conversar como adultos - que é rara hoje em dia e é algo que vejo semelhante no Thiago, o qual também já levou muitos petelecos.


hahahsa

petelecos, cetradas, caduceusadas, cascudos, xingamentos sublimnares! rsr Tudo isso faz parte do processo. E é até bom que faz a gente aprender a controlar a hýbris. São mais de 5 anos ou quase isso. Não lemro se a Haloá foi o keu primeiro festival ou se houve outro antes; naquela época eu não anotava as coisas e as experiências... mas de repente isso pode lhe ser um bom exercício. Anote suas experiências, seus aprendizados. E vá comparado a medidad do tempo. Vai ver como o crescimento é algo sutil. E não vá pelos rótulos, cada pessoa tem a sua própria medida. .. não é o quanto você é conhecido que a torna 'referência'. A sua única referência deve ser a coerência.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato Empty Re: Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato

Mensagem  Dionizio123 Dom Mar 07, 2010 8:35 pm

olhe sinceramente acredito que muitos iram compreender o que escreve.
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato Empty Re: Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato

Mensagem  Convidad Dom Mar 07, 2010 8:36 pm

Isso de anotar experiencias é muito bom, nem se compara a página do meu primeiro livro das sombras com meu caderno de hoje Very Happy

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato Empty Re: Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato

Mensagem  Convidad Dom Mar 07, 2010 8:38 pm

Dionizio123 escreveu:olhe sinceramente acredito que muitos iram compreender o que escreve.

espero que sim.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato Empty Re: Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato

Mensagem  Thiago Oliveira Dom Mar 07, 2010 9:04 pm

Sim, sem dúvida entederão, mas alguns a certo custo, Se você pode facilitar, então falicilite. É um gesto de gentileza.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato Empty Re: Meu amadurecimento lento no Helenismo e antes- relato

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos