Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  filhotedelua Ter Mar 09, 2010 10:57 pm

É isso ai, vamos discutir a coisa toda, rs

Eu tbm não consigo relacionar bem porque Fevereiro para Afrodite. Eu acharia mais sensato estar Dionísio, porque Anthesterion é meu grande momento com Ele, rs.
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Alexandra Ter Mar 09, 2010 11:07 pm

Acho que eles escolheram fevereiro pra Afrodite porque é o mês do Valentine's Day lá...
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Thiago Oliveira Qua Mar 10, 2010 5:04 pm

então eu vejo que talvez seja o caso de contextualizarmos as libações da Hellion, transferindo as datas, aliás, as divindades. eu vejo que há mais coerência dessa forma:

Janeiro - Hera (deivo à Theogamia)
Fevereiro - Dioniso (pela Anthesteria_
Março - Hefesto
Abril - Ártemis (pela Mounikhia)
Maio - Apolo (Pela Thargelia)
Junho- Zeus [e/ou Deméter, por causa da colheita do milho aqui no Nordeste]
Julho - Athena (devido às Panathenéias)
Agosto - Hermes
Setembro - Deméter e Perséphone
Outubro - Afrodite (devido aos festivais feminininos em honra de Deméter, onde eu vejo tb um pouco de Afrodite, em especial nos modos femininos durante as Thesmofórias; a liberdade, as associações enfim...)
Novembro - Ares
Dezembro - Posídon (devido a Posidea)
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Convidad Qua Mar 10, 2010 6:17 pm

Para mim Fevereiro é Afrodite, não sei porque... =/

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Alexandra Qui Mar 11, 2010 1:38 pm

Mas, Thi, você olhou pelos festivais nos meses helênicos (o que é ótimo) e, no caso do Afrodite-Fevereiro por ser Valentine's Day, eles olharam pela tradição moderna. Então, pelo Brasil, se fosse por seguir o dia dos namorados, Afrodite viria em junho, mas aí dizem que junho é de Juno, ou seja, Hera, só que aqui o mês das noivas é maio, que é onde ficaria melhor colocar Hera. Isso não pelo grego antigo, mas pelo nosso nacional de hoje.

Eu ainda prefiro seguir o da Hellenion (não só porque sou membro, mas por ter mais gente sintonizado na mesma libação pelo mundo), mas se fosse criar uma versão tupiniquim, acho que faria assim: janeiro hefesto (os fogos de artifício no início do ano), fevereiro dionísio (carnaval), março ares (marte), abril ártemis (dia do índio), maio hera (mês das noivas), junho afrodite (dia dos namorados), julho zeus (olimpíadas), agosto hermes (mês das traquinagens e superstições, dia do estudante etc), setembro deméter e perséfone (primavera), outubro atena (mês de libra, justiça, equilíbrio), novembro poseidon (escorpião, signo de água) e dezembro apolo (verão, sol etc).

Razz
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Thiago Oliveira Qui Mar 11, 2010 5:11 pm

Essa versão tupiniquin pra mim também é aceitável.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Dionizio123 Sáb Mar 13, 2010 2:26 am

Olha em minha opinião, eu gostei mais dessa da tupiniquim porém,eu acredito que deveríamos seguir o mês pelo fato dos nomes destes,serem consagrados a eles não?E tipo como Alexandra falou, é melhor fazer uma coisa onde todos estão ligados porém, tem o lance das estações e,eu sou ligado demais nelas.
Por exemplo, como irei adorar um Deus de fogo, numa época de chuva aqui no nordeste? Entendem. Para mim, vejo a melhor solução ser adaptada a da tradicional mesmo mas, levando em conta as estações.!

Eu fiz festival a Dionísio na época do carnaval e, no dia 6 de fevereiro também, para minha mãe Afrodite e tudo deu certo.
Sempre adapto tudo ligado a eventos nos quais, são interligados aos Deuses e nunca tive problemas. Outro exemplo é o Mês de agosto onde cultuo Hecate no dia 13 onde ela sempre em pede a má sorte, e faço libações a Hermes e Thanatos. O Resto é normal, pelo fato que em junho é a época de Santo Antonio, o santo casamenteiro!

E em julho, as chuvas são fortes pelo menos aqui por Natal, então faço ritos a Zeus. Acredito que antes de conhecer seu calendário, por instinto fazia tudo correto.
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Thiago Oliveira Sáb Mar 13, 2010 9:48 am

Onde você mora ? É agricultor ? Como as estações se inserem na sua vida ? Não tem convivência urbana ? Acho que precisamos deixar claro que a religião grega, em relação à muitas outras tem um aspecto de culto cívil mais urbano do que agrícola-rural. Tudo bem vc ter práticas cultuais pessoais (domésticas) com essa relação, mas é preciso deixar claro que elas não fazem relação com o calendário civil que adotamos, da mesma forma que na antiguidade isso acontecia nas duas esferas de cultos (os festiviais civis e os festivais domésticos). Very Happy Mas diz aí, onde você mora ? Se for perto, passa aqui um dia desses pra gente conversar, se conhecer, de repente até fazer uma comemoração.. meu niver tá chegando! rsr
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Alexandra Sáb Mar 13, 2010 10:40 am

Dionizio123 escreveu:Por exemplo, como irei adorar um Deus de fogo, numa época de chuva aqui no nordeste? Entendem.

Engraçado você dizer isso, porque - justo hoje que é a libação pra Hefesto - de madrugada/manhã choveu tudo o que não tinha chovido esse tempo todo aqui... Rsrs!
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Dionizio123 Dom Mar 14, 2010 9:46 pm

Thiago, eu moro em Natal-RN.Elas causam influencias particular,não vou ficar explicando para depois ficar sendo interpretado de maneira incorreta.Já fiz praticas em epócas de estações erradas e perde minha prosperiadade, ou obtive problemas entre familia e amigos.Se morar aqui thiago me fala.
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Dionizio123 Dom Mar 14, 2010 9:54 pm

Ah!E entregar uma libação, e falar um hino orfico não é um festejos para mim, ou ritual.Para mim isso, é você de uma forma está agrandando um Deus.È particularmente eu, vejo um ritual com muitos materias, meditações entre outras coisas.
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Thiago Oliveira Seg Mar 15, 2010 9:48 pm

Legal, em que bairro de Natal você mora ? Tô indo a NAtal frequentemente, na verdade vim de lá hoje! Estive aí desde sexta-feira! Quem sabe na próxima vez nós nos encontremos pra conversar, neh ?
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Thiago Oliveira Seg Mar 15, 2010 9:50 pm

ritual em si é um termo que pode ser aplicado a muita coisa. PAgar as contas mensalmente é um ritual. Em suma ritual é toda prática que se repete com certa frequência com determiando fim social. Não implica necessariamente em conexão com o sagrado. Por isso eu geralmente uso o termo festival/celebração para a situação e ritual para o circuito de atividades a serem desenvolvidas durante o mesmo.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Dionizio123 Seg Mar 15, 2010 10:12 pm

por fim vcs entederam o que, eu disse!
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Alexandra Dom Mar 21, 2010 11:00 pm

Dionizio123 escreveu:Ah!E entregar uma libação, e falar um hino orfico não é um festejos para mim, ou ritual.Para mim isso, é você de uma forma está agrandando um Deus.È particularmente eu, vejo um ritual com muitos materias, meditações entre outras coisas.

E você faz isso sempre? Porque tanto os livros gringos quanto os reconstrucionistas que conheço pelo mundo costumam dizer que mais vale uma prática constante e singela do que um ritual fodástico-perfeito e esporádico.
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Dionizio123 Seg Mar 22, 2010 10:04 pm

È cada um pensa de sua forma, não sigo livros e sim o que se passa em rituais!Pois é na pratica vivenciada que, a sabedoria é passada ou vocês acham que, hoje só temos o que temos por que já existia um livro?Eu Creio que não.Que foi nas praticas em templos, e em círculos no, boca a boca e nos dias de filosofia onde, aprendemos e temos relíquias de hoje em dia.Não nego que os estudos são necessários mas, é na pratica e nas meditações onde o canal é ligado e os Deuses nos falam!Mas cada um pensa e fala sua opinião.

obrigado pela sua Alexandra.

Bem é isso o que penso, embora hoje temos livros para nos dar encaminhamento, não podemos esquecer que antes tudo era secreto e inclinado singelamente, não podemos ter certeza de nada pois, o sacerdócio era fechado e sagrado para aqueles os quais contemplavam.Sim, todos poderiam adorar os Deuses mas, havia sim uma doutrina e uma hierarquia onde tão logo infelizmente foi destruída, vemos isso no templo de Apolo, na ilha de lesbe entre outros locais!Por isso levo um ritual tão a serio, não perfeito mas, sim um rito pois perfeição só os Deuses e não nós, e não um rito.
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Thiago Oliveira Ter Mar 23, 2010 3:32 pm

Dionizio123 escreveu:

Bem é isso o que penso, embora hoje temos livros para nos dar encaminhamento, não podemos esquecer que antes tudo era secreto e inclinado singelamente, não podemos ter certeza de nada pois, o sacerdócio era fechado e sagrado para aqueles os quais contemplavam.Sim, todos poderiam adorar os Deuses mas, havia sim uma doutrina e uma hierarquia onde tão logo infelizmente foi destruída, vemos isso no templo de Apolo, na ilha de lesbe entre outros locais!Por isso levo um ritual tão a serio, não perfeito mas, sim um rito pois perfeição só os Deuses e não nós, e não um rito.

Discordo completamente! Qualquer pessoa com o mínomo de relevância para a comunidade e submetida a um treinamento (diga-se ESTUDO) daquele ofício poderia exercer o sacerdócio; era o sacerdote titular durante aquele período que por meio do seu treinamento observava se um postulante a sacerdote tinha condições potenciais ou não para tal serviço.

Sem dúvida a prática aqui é enquestionável, e tenha em mente que a maior parte das pessoas que aqui lhe falam com um mínimo de compromisso com essa causa tem suas prática em mente e em dia! MAs isso não vem ao caso, o caso é que todos, ao menos os mais velhos ou que têm isso com responsabilidade (não necessariamente com o tempo como padrão .. eu tenho 5 anos, a Álex mais de 10, a Filhote não sei bem, mas acreedito que já vão mais de 4 ou 6 também) tenta fazer isso com o mínimo de coerência e acuidade possível com aquilo que sabemos e adaptando aos padrões de vida que defendemos e que é viável nos dias de hoje, por isso evidenciamos tanto a pesquisa e principalmente de pessoas sérias e comprometidas com a verdade histórica, o que não desmerece em nada a experiência pessoal com os deuses e a intuição, mas pelo contrário, dá fundamento para um desenvolvimento adequado da mesma.

MAs eu quero te fazer um convite.. mais ou menos na segunda semana de Abril eu vou estar indo á NAtal, e por acaso, será no dia da libação para Ártemis. Você e seu grupo quiserem participar também... à vontade. quem sabe a gente conversa e compartilha alguma coisa, não é mesmo.

Esteja em paz.

Atenciosamente:

Th.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Dionizio123 Ter Mar 23, 2010 8:36 pm

claro por que não, acho que meu grupo em peso não estará la mas, levarei alguem comigo!
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Dionizio123 Ter Mar 23, 2010 8:37 pm

Ah, avisa a data certo.
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Thiago Oliveira Ter Mar 23, 2010 8:54 pm

Sem dúvida 2° semana de ABRIL estarei aí, afinal.. vai ser meu casamento. rsrs
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Dionizio123 Qua Mar 24, 2010 10:03 pm

ah que bom parabens!
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Parabéns!

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves Qui Mar 25, 2010 10:15 am

Thiago Oliveira escreveu:Sem dúvida 2° semana de ABRIL estarei aí, afinal.. vai ser meu casamento. rsrs

Parabéns, meu caríssimo amigo!

Rogo ao divino Himeneu para que siga à frente de seu cortejo nupcial, abrindo para o novo casal os caminhos que conduzem à verdadeira felicidade. Very Happy

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Thiago Oliveira Qui Mar 25, 2010 5:59 pm

Calma, pessoal!

Agradeço pelos votos, mas não é casamento de casar rsrs

é apenas um encontro com o amado! Very Happy
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Dionizio123 Dom Mar 28, 2010 8:23 pm

Ah legal, bem então aguardo sua chegada!
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Thiago Oliveira Seg Mar 29, 2010 8:05 pm

dio, se você tiver msn diz aí pra eu adicionar e nós podermos articular o encontro
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema Empty Re: Libação de Fevereiro - Afrodite - discutindo o tema

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos