Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sugestões para Altares

+5
janaina
carlos
Dionizio123
filhotedelua
Thiago Oliveira
9 participantes

Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Sugestões para Altares

Mensagem  Thiago Oliveira Sáb Abr 24, 2010 10:51 am

Recolhi algumas imagens na internet com sugestões criativas para altares que eu acredito, podem ser utiliadas por qualquer um. Vejamos

Sugestões para Altares Stevek

Herma feita com pedra e seixos ao redor - para Hermes by Steve Socratous.

Sugestões para Altares Zeusepkaraios

monumento para Zeus Epkarios feito com cacto/mandacaru com inscrição dedicatória e elementos votivos na base, by Steve Socratous.

Sugestões para Altares Afrodite Altar para Afrodite feito em painel com gansos, por Th. Oliveira

Sugestões para Altares Parapanstevesocratous - Círculo de pinhas na floresta para Pan, by Steve Socratous

Sugestões para Altares Persephone-altarpiece - altar simples para Perséphone com imagem votiva feita em painel de madeira pirografada ou papelão com velas e ofertas.

Sugestões para Altares DSC00753 - pra quem não mora perto da mata ou não tem jardim em casa, altar para Dioniso feito sobre pedras e com flores, by Th. Oliveira
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  filhotedelua Dom Abr 25, 2010 2:19 pm

lindas idéias!

manter altares é bem mais fácil do que pode parecer em um primeiro momento. E é um prazer imenso poder ter um espaço assim.
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  Dionizio123 Seg Abr 26, 2010 1:21 pm

São lindo mesmo!Vou ver se faço um para zeus!
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  Thiago Oliveira Seg Abr 26, 2010 4:45 pm

talvez nós tenhamos essa idéia de que é difícil montar e manter um altar por adotarmos na maioria das vezes o modelo romano de altar votivo, cheio de imagens e símbolos e tal e tal.. m as nem sempre isso é preciso. Quando se fala em altar nos estudos arqueológicos, quase sempre estamos nos referindo a uma mesa pra receber as ofertas e mais constantemente ainda, a uma chama que é usada para consumir essas ofertas e sacrifícios. Eu particularmente, acredito que tenho mais altares por aí do que imagino. Não é só o espaço, mas a simboligia dele. De repente você coloca três pedrinhas num canto da rua e aquilo faz sentido pra você porque te liga de forma especial a Zeus, Hécate ou Hermes, enfim... acredito que os simbolos tem de ser reconstruídos para que os simbolismos sejam preservados.

Surprised
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  carlos Ter Ago 10, 2010 8:16 pm

só se pode fazer ofertas e libações em um altar??? scratch
carlos
carlos

Masculino Número de Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  Thiago Oliveira Qua Ago 11, 2010 8:22 pm

na verdade a função original do altar é queimar o fogo onde se faz as libações; hoje em dia a gente usa mais esse modelo de altar votivo que é de origem romano e que parece muito com um Temenos grego. Então, entendendo alter coom estrutura votiva, sim, ele é pra receber ofertas e libações, mas não só para isso. Ele também guarda as representações da divindade e é um lugar em que você pode fazer preces, contemplar, meditar.... enfim!
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  carlos Qua Ago 11, 2010 8:59 pm

sim, mas se pode fazer ofertas fora do altar????
carlos
carlos

Masculino Número de Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  Thiago Oliveira Qua Ago 11, 2010 9:46 pm

Evidente que sim, em lugares adequados e que de certa foram tenham uma relação com o deus em questão; eu mesmo já lhe dei essa sugestão antes. Você pode atirar ao mar, colocar num parque, enterrar (n caso de deuses ctônicos), jogar em uma lareira/fogueira.... ou simplesmente deixar no lugar e dizer " Deus XXXX , isto é pra ti e lalalalalal" Very Happy
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  carlos Qui Ago 12, 2010 1:43 pm

ah ta obrigado, ñ me lembrava dessa sugestão Embarassed
carlos
carlos

Masculino Número de Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Há deuses que não podem ser cultuados no mesmo altar?

Mensagem  janaina Qui Fev 24, 2011 11:39 pm

Por exemplo, Hestia é uma Deusa virgem. Há algum problema em colocá-la num altar ao lado de Afrodite?
Pergunto porque são energias diferentes. Em alguns meses pretendo separar um cômodo da minha casa para meu local de culto, então pensei em fixar prateleiras na parede e então separaria alguns Deuses de acordo com seus ramos de atuação. Ainda é só uma idéia, afinal como já disse pretendo me adaptar a cada Deus aos poucos, mas queria saber se é uma idéia válida pra poder amadurece-la.
janaina
janaina

Feminino Número de Mensagens : 7
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Professora
Data de inscrição : 18/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  carlos Sex Fev 25, 2011 11:34 am

janaina escreveu:Por exemplo, Hestia é uma Deusa virgem. Há algum problema em colocá-la num altar ao lado de Afrodite?
Pergunto porque são energias diferentes. Em alguns meses pretendo separar um cômodo da minha casa para meu local de culto, então pensei em fixar prateleiras na parede e então separaria alguns Deuses de acordo com seus ramos de atuação. Ainda é só uma idéia, afinal como já disse pretendo me adaptar a cada Deus aos poucos, mas queria saber se é uma idéia válida pra poder amadurece-la.

Eu acho que não tem problema, pois Héstia era amada e respeitada por todos os deuses, incluindo Afrodite.
carlos
carlos

Masculino Número de Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  Jota Aktaios Sex Fev 25, 2011 5:35 pm

Não tem problema não Jana,
Apesar de Héstia ser uma deusa virgem, tal como Athena e Ártemis, esse não é um motivo que afastem-nas umas das outras. Héstia, ainda, em específico está presente no culto a qualquer deidade que seja, à ela são ofertadas sempre a primeira e a última parte dos sacrifícios, inclusive a chama que você acende para Afrodite deve ser consagrada à Héstia.
Jota Aktaios
Jota Aktaios

Masculino Número de Mensagens : 190
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Letras, artes e cultura
Data de inscrição : 23/05/2010

http://aktaios.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Valeu, meninos!

Mensagem  janaina Sex Fev 25, 2011 10:21 pm

Algumas outras dúvidas:

Com relação aos Deuses, seria correto ofertar a Eles algum objeto a ser usado por nós com o objetivo de levar Sua energia conosco? Como um acessório que contenha Seus símbolos ou cores correspondentes, ou um perfume que contenha Suas fragrâncias preferidas?

Objetos que já nos pertencem podem ser impregnados com a energia dos Deuses? (está correto o emprego da palavra "energia" nesse contexto?)




janaina
janaina

Feminino Número de Mensagens : 7
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Professora
Data de inscrição : 18/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  Alexandra Sex Fev 25, 2011 11:05 pm

janaina escreveu:Com relação aos Deuses, seria correto ofertar a Eles algum objeto a ser usado por nós com o objetivo de levar Sua energia conosco? Como um acessório que contenha Seus símbolos ou cores correspondentes, ou um perfume que contenha Suas fragrâncias preferidas?
Objetos que já nos pertencem podem ser impregnados com a energia dos Deuses? (está correto o emprego da palavra "energia" nesse contexto?)
Um objeto pode ser consagrado (no sentido de ser usado apenas para fins devocionais, e não em ações 'profanas' - de hybris e miasma) e também pode ser usado como oferta votiva (símbolo depositado permanentemente no altar). Há no site uma 'cerimônia de consagração de ferramentas' que você pode usar para sacralizar o que você irá carregar.
Quanto a "impregnar de energia", realmente soa estranho por conta da carga 'esotérica' dessa palavra, isso pode levar a te interpretarem como algo "mágico" que não pertence ao helenismo corrente da pólis. Talvez fosse melhor você pedir as bênçãos/graças dos deuses (em vez de pedir por 'energia') e esperar que eles aceitem a oferta/lembrança...
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  Juno Einnalian Seg Fev 28, 2011 10:41 am

Aproveitando a dúvida da janaina.

Quando comecei de fato a fazer rituais e oferendas aos deuses que honro, senti uma enorme necessidade de me vestir e usar adereços para eles. Algo que me ligasse a eles, sabem? Nem sei se isso é "certo" ou adequado, mas desde então, estou querendo muito uma jóia ligada a Hermes e a Hécate, talvez um colar de asas para ele e uma chave/ tocha para ela. Eu poderia ter essas jóias para serem usadas no dia a dia (como a cruz para os cristãos) ou seria melhor apenas para fins devocionais?

PS: Queria roupas também, dai só para fins devocionais mesmo, mas um passo de cada vez. rs

Juno Einnalian

Feminino Número de Mensagens : 32
Localização : Vale do Paraíba
Emprego/lazer : Assistente de Arte/ Webdesigner
Data de inscrição : 03/02/2011

http://sementesdaroma.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  Alexandra Seg Fev 28, 2011 1:23 pm

Juno Einnalian escreveu:estou querendo muito uma jóia ligada a Hermes e a Hécate, talvez um colar de asas para ele e uma chave/ tocha para ela. Eu poderia ter essas jóias para serem usadas no dia a dia (como a cruz para os cristãos) ou seria melhor apenas para fins devocionais
Assim como os cristãos usam cruzes não-bentas para fins de lembrança de seu cristo ou de identificação como cristão (e não para sair por aí segurando a cruz e gritando 'vade reto' pros vampiros e demônios, rsrs), você pode usar coisas que lembrem os deuses também (e aí não precisa consagrá-las).
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  Juno Einnalian Seg Fev 28, 2011 1:52 pm

Alexandra escreveu: (e não para sair por aí segurando a cruz e gritando 'vade reto' pros vampiros e demônios, rsrs)

Então não vou poder usar para queimar vampiros nem em exorcismos? Droga! rs...
Obrigada pela resposta, Alexandra. Agora é achar as tais coisas.

Juno Einnalian

Feminino Número de Mensagens : 32
Localização : Vale do Paraíba
Emprego/lazer : Assistente de Arte/ Webdesigner
Data de inscrição : 03/02/2011

http://sementesdaroma.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  carlos Seg Fev 28, 2011 3:42 pm

eu gosto de usar essa "lembrancinhas", tenho uma fita de Dionísio e um colar de escorpião para Hera.
carlos
carlos

Masculino Número de Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  Alexandra Seg Fev 28, 2011 5:04 pm

E de onde você tirou uma relação de escorpião com Hera?
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  diego d. Seg Fev 28, 2011 7:05 pm

alem da minha tatto da NIKE eu uso um colar de aço que dei a sorte de ser peça unica com um amigo que faz.. ele tem nos elos os desenhos que aparecem nos vasos do hercules.. umas linhas sabe?
diego d.
diego d.

Masculino Número de Mensagens : 37
Localização : rj
Data de inscrição : 14/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  carlos Ter Mar 01, 2011 9:58 pm

Alexandra escreveu:E de onde você tirou uma relação de escorpião com Hera?

De dois textos que eu li Docinho, que diziam que Hera seria protetora destes, tinha até uma representação de Hera que tinha em uma mão um escorpião e ao lado um Pavão.
carlos
carlos

Masculino Número de Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  Alexandra Ter Mar 01, 2011 11:48 pm

"dois textos que li" --> FONTES? nem tudo o que existe escrito presta.
"docinho" --> nunca te dei liberdade/intimidade para me chamar assim.
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  Jota Aktaios Qua Mar 02, 2011 12:04 am

Fontes: http://www.theoi.com/Olympios/HeraMyths.html#Animals

O Theoi é um projeto super bacana onde se pode confirmar as fontes tradicionais (quase sempre, exceto o que ainda não foi publicado no site). Tem muitos sites de um monte de gente que "ouve falar" e acha as coisas.

Você em especial, Carlos, que cultua uma deusa cheia de estigmas, deveria aprender a criar senso crítico sobre o que lê. Tudo bem que você ainda é novo, mas é melhor aprender isso agora do que a duros tapas na cara no seu colegial e numa possível faculdade (que se não me engano vc mencionou a possibilidade de fazer letras). Informações devem SEMPRE ser confrontadas e comparadas antes de se dar um aval sobre a validade daquilo.

OBS: Na dificuldade da leitura em inglês é válido um ctrl + c / ctrl +v no translate.google.com Wink

E pelo jeito mais uma vez voltamos aqui a questão do respeito e sarcasmos... Na última vez que "discutimos" seu comportamento no fórum a Álex já tinha pontuado isso e parece que você não levou em consideração. E eu já falei e repito: Se indagamos algo a você, não precisa responder como quem está disputando poder e estar certo; então manera aí com as palavras, não custa nada dizer: "Álex, li em tal e tal lugar e também vi X imagem que tinha isso".Não é pq aqui é um fórum virtual que você pode falar como se estivesse no seu intervalo escolar com todo mundo. Somos uma comunidade? Sim... Somos todos amigos íntimos? Não... Sinceramente duvido que você tenha essa postura na sua casa, entre familiares. Então... comporte-se aqui tal como entre eles Wink Dessa forma você evita esses papos chatos que vivemos tendo que ter aqui (que eu particularmente já cansei, mas que insisto pra ver se você acorda)
Jota Aktaios
Jota Aktaios

Masculino Número de Mensagens : 190
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Letras, artes e cultura
Data de inscrição : 23/05/2010

http://aktaios.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  carlos Qua Mar 02, 2011 5:45 pm

OK, me desculpem, não quis ofender ninguém, acabei me excedendo.
carlos
carlos

Masculino Número de Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões para Altares Empty Re: Sugestões para Altares

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos