Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mais uma perguntinha...

3 participantes

Ir para baixo

Mais uma perguntinha... Empty Mais uma perguntinha...

Mensagem  Vorena Varnel Qua maio 05, 2010 9:19 am

Em qual altar a vela deverá estar constantemente acesa (se é que tem que ficar...) ? no altar de Hestia, no altar dos Deuses patronos ou no altar do Aghatos Daimon ? confused
Vorena Varnel
Vorena Varnel

Feminino Número de Mensagens : 40
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Me atualizando...
Data de inscrição : 28/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma perguntinha... Empty Re: Mais uma perguntinha...

Mensagem  Alexandra Qua maio 05, 2010 2:53 pm

A vela de Héstia tem a "obrigatoriedade" de estar acesa apenas durante o ritual/prece. Seria bom se ela pudesse ficar todo o resto do tempo também, mas - por questões de segurança (vela acesa em casa sem ninguém cuidando é perigoso) - não faz mal apagar. Se você tem um daqueles vidrinhos que permite que ela fique acesa sem perigo, então você pode deixar, e pode fazer isso nos outros altares também.

Like a Star @ heaven Só uma coisa: aconselho que a vela seja apagada com aqueles copinhos/apagadores que cortam o oxigênio, ou então com os dedos (se você for ninja como eu, haha), porque dizem que não é bom assoprar a vela, visto que no sopro está o princípio da vida e por isso ele não pode ser usado para apagar/matar a chama vital. Isso não é exatamente do helenismo, mas - pelo sim pelo não - não custa nada assimilar tb.
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma perguntinha... Empty Ritualística e Velas

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves Qua maio 05, 2010 3:08 pm

Muito bem! Estou bastante satisfeito com o que acabo de ler aqui! Consdero a ritualística uma disciplina tão rigorosa quanto uma ciência e um dos princípios que sempre obedeci é o de JAMAIS apagar as velas assoprando-as! Isso é ensinado em várias tradições, como o Budismo e a Maçonaria, dentre as que conheço.

Alexandra escreveu:A vela de Héstia tem a "obrigatoriedade" de estar acesa apenas durante o ritual/prece. Seria bom se ela pudesse ficar todo o resto do tempo também, mas - por questões de segurança (vela acesa em casa sem ninguém cuidando é perigoso) - não faz mal apagar. Se você tem um daqueles vidrinhos que permite que ela fique acesa sem perigo, então você pode deixar, e pode fazer isso nos outros altares também.

Like a Star @ heaven Só uma coisa: aconselho que a vela seja apagada com aqueles copinhos/apagadores que cortam o oxigênio, ou então com os dedos (se você for ninja como eu, haha), porque dizem que não é bom assoprar a vela, visto que no sopro está o princípio da vida e por isso ele não pode ser usado para apagar/matar a chama vital. Isso não é exatamente do helenismo, mas - pelo sim pelo não - não custa nada assimilar tb.

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma perguntinha... Empty Re: Mais uma perguntinha...

Mensagem  Alexandra Qua maio 05, 2010 9:42 pm

Ricardo Mário Gonçalves escreveu:Muito bem! Estou bastante satisfeito com o que acabo de ler aqui! Consdero a ritualística uma disciplina tão rigorosa quanto uma ciência e um dos princípios que sempre obedeci é o de JAMAIS apagar as velas assoprando-as! Isso é ensinado em várias tradições, como o Budismo e a Maçonaria, dentre as que conheço.

Sim, eu aprendi com a Ordem Rosa-Cruz e também já vi algo parecido na Cabala. Smile
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma perguntinha... Empty Re: Mais uma perguntinha...

Mensagem  Vorena Varnel Qui maio 06, 2010 8:29 am

Que bacana, vc foi da rosa-cruz, eu tambem fui de lá. Até agradeço por esse tempo em que participei dela, aprendi a ser mais disciplinada... e olha que sou bem chata com isso!!! Laughing
Vorena Varnel
Vorena Varnel

Feminino Número de Mensagens : 40
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Me atualizando...
Data de inscrição : 28/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma perguntinha... Empty Re: Mais uma perguntinha...

Mensagem  Alexandra Qui maio 06, 2010 1:29 pm

Olha só! Very Happy As almas semelhantes acabam mesmo se encontrando... Wink
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma perguntinha... Empty Re: Mais uma perguntinha...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos