Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que dizer sobre o helenismo?

4 participantes

Ir para baixo

O que dizer sobre o helenismo? Empty O que dizer sobre o helenismo?

Mensagem  Vorena Varnel Ter maio 18, 2010 2:24 pm

Tenho lido muito sobre o helenismo e isso muito tem me fascinado, principalmente por sua simplicidade. Mas vejo que o helenismo é uma religião em que há poucas mudanças, não existem promessas, apenas existe a fé, o acreditar e a construção do ser. Ou seja, o helenismo simplesmente... é. Não que eu quizesse mudanças ou algo grandioso, bem pelo contrário, se eu a escolhi é por que sei que ele me dará o que eu estou procurando e não é só conhecimento. Gostaria de saber o que acham do helenismo e o que ele representa na vida de vcs? como é ser um helenista? Smile
Vorena Varnel
Vorena Varnel

Feminino Número de Mensagens : 40
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Me atualizando...
Data de inscrição : 28/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O que dizer sobre o helenismo? Empty Re: O que dizer sobre o helenismo?

Mensagem  Alexandra Ter maio 18, 2010 3:56 pm

Vorena Varnel escreveu:há poucas mudanças, não existem promessas, apenas existe a fé, o acreditar e a construção do ser.
Engraçado, não vejo assim, porque:
1) antigamente poderia haver mudanças desde que um oráculo determinasse; hoje em dia - que não temos oráculos "famosos" - o máximo que temos são UPGs, mas elas contam;
2) promessas são tão importantes que existe deidades que punem aqueles que não as cumprem, e tem o rio Estige para acolher as mais importantes e inquebráveis;
3) existe mais ação - ortopraxia - do que fé/acreditar - que seria a ortodoxia, onde se acreditam em dogmas sem questioná-los; pegamos o legado da filosofia e questionamos é praticamente tudo, somos até julgados "chatos" nisso, porque exigimos fontes e mais fontes para comprovar o que as pessoas saem falando por aí.

Suspect

Sou suspeita para falar de Helenismo sem me estender demais, mas gosto principalmente dos princípios éticos e a racionalidade, de como as coisas fazem mais sentido do que nas outras religiões que conheci. Acho importante termos a lembrança dos deuses na nossa vida, a percepção e o reconhecimento de suas ações e da sua presença nela; e também como isso não pode ser nem demais (que vira superstição) nem de menos (que vira uma espécie de ingratidão). Enfim, manter o 'métron', a justa medida.
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O que dizer sobre o helenismo? Empty Re: O que dizer sobre o helenismo?

Mensagem  Vorena Varnel Ter maio 18, 2010 6:19 pm

Gostei do que vc falou e até te agradeço pelo esclarecimento. Li a ortopraxia e foi uma das coisas que mais me chamaram a atenção, por que sou um tanto "caxias" com essas coisas e prezo muito pela disciplina. Não me entenda mal Alexandra, mas eu precisava saber da opinião de outros praticantes sobre isso, até mesmo por que sou nova no helenismo e quando somos inexperientes ouvimos mais e falamos menos.
Eu disse que não havia promessas comparando-o a outras religiões que já conheci, em que na verdade elas querem sempre "garantir" alguma coisa, quando no helenismo, com base nas coisas que já li, não "garante", mas põe a sua disposição um universo de conhecimentos antigos ainda tão importantes na sociedade moderna. Quanto fé é uma das coisas que preciso desenvolver, por que já a perdi a muito tempo. Fiquei tão preocupada por tanto tempo em saber, saber, saber... que quando dei por mim eu havia me perdido e minha espiritualidade acabou ficando sem sentido. Entende o que quero dizer? gosto de suas explicações e ficaria feliz se vc pudesse me dizer mais alguma coisa. Beijo
Vorena Varnel
Vorena Varnel

Feminino Número de Mensagens : 40
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Me atualizando...
Data de inscrição : 28/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O que dizer sobre o helenismo? Empty Re: O que dizer sobre o helenismo?

Mensagem  Thiago Oliveira Ter maio 18, 2010 8:04 pm

vou entrar meio de supetão porque estou muito envolvido nas celebrações da Thargélia nesses dias vindouros, mas pra mim, sem repetir a Álex, o que mais me atria, me fixa e me excita no Hellenismos é justamente essa valorização das ações como instrumento de reconhecimento de sua relação com os deuses, de sua prática real, mesmo que em pequenos gestos, e mais ainda essa coisa que me deixa tão atento que é a postura, os valores éticos. Talvez diferente de muitos, eu nunca precisei andar por muitos lugares, por curiosidade sempre pesquisei uma coisa ou outra, mas sempre soube que aqui é o meu luagr porque é aqui que minhas raízes, minha herma e minha vinha, se estendem além da superfície.

E é isso aí I love you
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que dizer sobre o helenismo? Empty Re: O que dizer sobre o helenismo?

Mensagem  Convidad Ter maio 18, 2010 9:31 pm

Bem, depois que eles que estão a mais tempo que eu e sabem muito mais disseram, não tem muito o que falar.

A ética me atrai, mas a simplicidade e principalmente os Deuses me atraem.
O que não me atrai é a falta do senso de comunidade.
Vorena sei como se sente, estudando e não sentindo fé, passei por isso. Mas tente a Ortopraxia, ela conecta muito aos Deuses, não de inicio, mas com o tempo para alguns.
Alexandra Muito bem dito.

Diferente de você comecei no Reconstrucionismo Helênico até meia arrogante achando que sabia de tudo, e conheces a história Zen que o mestre diz que não se pode encher uma xicará de chá cheia:
Nan-In, um mestre japonês durante a era Meiji (1868-1912), recebeu um professor de universidade que veio lhe inquirir sobre Zen. Este iniciou um longo discurso intelectual sobre suas dúvidas.

Nan-In, enquanto isso, serviu o chá. Ele encheu completamente a xícara de seu visitante, e continuou a enchê-la, derramando chá pela borda.

O professor, vendo o excesso se derramando, não pode mais se conter e disse:
“Está muito cheio. Não cabe mais chá!”

“Como esta xícara,” Nan-in disse, “você está cheio de suas próprias opiniões e especulações. Como posso eu lhe demonstrar o Zen sem você primeiro esvaziar sua xícara?”

Retirado do site da Sociedade Brasileira de Bugei

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que dizer sobre o helenismo? Empty Re: O que dizer sobre o helenismo?

Mensagem  Alexandra Ter maio 18, 2010 10:43 pm

Vorena Varnel escreveu:Gostei do que vc falou e até te agradeço pelo esclarecimento. Li a ortopraxia e foi uma das coisas que mais me chamaram a atenção, por que sou um tanto "caxias" com essas coisas e prezo muito pela disciplina. Não me entenda mal Alexandra, mas eu precisava saber da opinião de outros praticantes sobre isso, até mesmo por que sou nova no helenismo e quando somos inexperientes ouvimos mais e falamos menos.
Eu disse que não havia promessas comparando-o a outras religiões que já conheci, em que na verdade elas querem sempre "garantir" alguma coisa, quando no helenismo, com base nas coisas que já li, não "garante", mas põe a sua disposição um universo de conhecimentos antigos ainda tão importantes na sociedade moderna. Quanto fé é uma das coisas que preciso desenvolver, por que já a perdi a muito tempo. Fiquei tão preocupada por tanto tempo em saber, saber, saber... que quando dei por mim eu havia me perdido e minha espiritualidade acabou ficando sem sentido. Entende o que quero dizer? gosto de suas explicações e ficaria feliz se vc pudesse me dizer mais alguma coisa. Beijo
Não te levei a mal, só não tinhas explicado mesmo, agora entendi que foi promessa no sentido de "pregação", tipo "venha para o nosso lado e você terá um lote no céu", rsrsrs!
Quanto a fé, sei como é isso, ainda mais que eu estudei psicologia e conseguia ver explicação racional para tudo, até para as mais 'sobrenaturais', mas quando a gente escolhe acreditar a gente passa a receber mais provas de coisas que não seriam nada comuns por meio racionais ou mesmo de coisas estatisticamente muito raras.
A disciplina na ortopraxia é muito importante mesmo. Quando eu fazia xamanismo, li sobre os índios navajo e notei isso também. Eles têm umas pinturas de areia e uns cantos que o xamã estuda uns 5 anos para aprender no máximo 3 deles, porque se ele errar uma palavra da música ou uma linha do desenho, ele tem que desfazer e começar tudo de novo, tamanha é a importância da precisão para que os deuses/espíritos atendam às preces deles. Ou seja, essas coisas que se repetem em lugares distintos do mundo me fazem crer que há algum padrão universal lógico e que deve ser respeitado, não tanto como dever mas sim como forma de nos aproximarmos do sagrado e termos os melhores resultados possíveis na nossa evolução.

Smile
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O que dizer sobre o helenismo? Empty Re: O que dizer sobre o helenismo?

Mensagem  filhotedelua Qua maio 19, 2010 1:29 am

eu encontro no helenismo uma sensação de completude, de "porto seguro" Fico pensando em como minha vida teria sido mais fácil se lá atrás, na minha infância, eu soubesse que não havia nada de errado em buscar os deuses gregos.

É o que eu estava escrevendo no meu blog esses dias. Essa sensação de estar inteira.
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O que dizer sobre o helenismo? Empty Re: O que dizer sobre o helenismo?

Mensagem  Vorena Varnel Qua maio 19, 2010 9:56 am

É exatamente essa senssação que quero sentir, filhote de lua, essa coisa de "porto seguro". Vejo nas palavras de todos vcs essa certeza, essa tranquilidade e essa fé que pra mim é algo totalemte alienígena. Quando lembro de como eu era no começo do meu caminho, percebo que era mais crédula e mais apaixonada pela espiritualidade. Hoje tenho quase nada daquilo do inicio. Por isso estou me dando o direito de começar novamente, mas dessa vez quero fazer isso atravéz do helenismo. Cultivar a espiritualidade de forma tranquila, calorosa, simples e disciplinada.
Vorena Varnel
Vorena Varnel

Feminino Número de Mensagens : 40
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Me atualizando...
Data de inscrição : 28/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O que dizer sobre o helenismo? Empty Re: O que dizer sobre o helenismo?

Mensagem  Vorena Varnel Qua maio 19, 2010 10:00 am

Ah Priscila gostei muito do exemplo zen que vc deu e é exatamente isso que tenho que estou pretendendo fazer, me esvaziar para encher novamente. Obrigada!
Vorena Varnel
Vorena Varnel

Feminino Número de Mensagens : 40
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Me atualizando...
Data de inscrição : 28/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O que dizer sobre o helenismo? Empty Re: O que dizer sobre o helenismo?

Mensagem  filhotedelua Qua maio 19, 2010 11:28 am

Quando eu comecei no paganismo eu tinha nada de noção, nada de conhecimento e uma fúria louca de querer viver tudo. E eu precisei bater a cabeça e me arrastar pelo chão, encontrar meus monstros e meus medos umas dúzias de vezes e perder a minha inocência. Porque essa "inocência" é muito boa, mas morre em si mesma. Ela não dá sustentação, ela dá impulso para começar.

Acho que a vida é basicamente isso. É esse perder a inocência do começo do caminho e substituir isso por outro tipo de força. Amadurecer é isso não é?

eu sei que sou uma pessoa melhor hoje. Com menos pathos e mais amor mesmo.
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

O que dizer sobre o helenismo? Empty Re: O que dizer sobre o helenismo?

Mensagem  Convidad Qua maio 19, 2010 3:22 pm

Não espere sentir-se em casa logo no começo, especialmente se esta numa busca há muito tempo, é normal se sentir menos "espiritual", vá com calma e praticando aos poucos. Smile

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que dizer sobre o helenismo? Empty Re: O que dizer sobre o helenismo?

Mensagem  Vorena Varnel Qui maio 20, 2010 3:29 pm

Obrigada Priscila pela dica, estou mesmo fazendo tudo aos poucos, mas não consigo deixar de ficar entusiasmada com isso. Acredito que eu não venhar a ter problemas. No entanto fico agradecida por sua preocupação. Bj Smile
Vorena Varnel
Vorena Varnel

Feminino Número de Mensagens : 40
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Me atualizando...
Data de inscrição : 28/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O que dizer sobre o helenismo? Empty Re: O que dizer sobre o helenismo?

Mensagem  Thiago Oliveira Sex maio 21, 2010 11:48 am

Vorena

ficar entuasismado é melhor do que se imagina. nos cultos gregos, e mais especialmente nos dionisíados 'entousýasmos' era uma expressão usanda para significar alguém que estava cheio do deus, ser preenchido por esses espírito divino. E foi essa a concepção que os cristãos trouxeram pra conteporaneidade. Então.. é sempre umbom começo o entusiasmo.

^^
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que dizer sobre o helenismo? Empty Re: O que dizer sobre o helenismo?

Mensagem  Vorena Varnel Sáb maio 22, 2010 3:48 pm

Obrigada, vc é um fofo!!! flower
Vorena Varnel
Vorena Varnel

Feminino Número de Mensagens : 40
Localização : Rio de Janeiro
Emprego/lazer : Me atualizando...
Data de inscrição : 28/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O que dizer sobre o helenismo? Empty Re: O que dizer sobre o helenismo?

Mensagem  Thiago Oliveira Sáb maio 22, 2010 8:35 pm

uia.. diga isso nao que eu acredito e apaixono! rsrs I love you
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

O que dizer sobre o helenismo? Empty Re: O que dizer sobre o helenismo?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos