Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon

3 participantes

Ir para baixo

Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon Empty Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon

Mensagem  Jota Aktaios Qui Jun 10, 2010 12:29 am

Ok ok ok...
Eu comecei escrevendo esse post com um série de empecilhos que eu ACHAVA que dificultariam a execução desse festival. Dentre eles ausência de símbolos de Apollo e Hécate pro altar. Falta de velas das cores deles. Etc... Hoje postei no meu blog sobre a falta que a celebração de festivais estavam me fazendo. E isso me lembrou da execução desses 3. Aí, enquanto escrevia o tópico aqui no fórum me vieram insights sobre coisas que eu tinha guardadas que poderiam ser utilizadas. Resultado: encontrei 1 e exclusiva vela dourada (p/ Apollo), N velas pretas pra Hécate e lembrei também do meu Tarot Mitológico (que tem cartas dos dois).

Por fim, as únicas dúvidas que me restam, a princípio, são:
>>>Quais símbolos eu posso usar pros ancestrais e pro Agathos Daimon?
>>>No caso da cevada. Onde encontro isso pra comprar? Se não for ela, o que posso usar em seu lugar? Grãos em geral (arroz, feijão, milho... etc)?
>>>No caso o que são velas pra cada deidade ou conjunto delas? Tipo: a vela de Apollo, de Hécate, do Daimon e dos Ancestrais? Ou como?
>>>As ofertas, como os bolos e tortas que foram usados como exemplo, substituem a cevada?

Tks desde já
Jota Aktaios
Jota Aktaios

Masculino Número de Mensagens : 190
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Letras, artes e cultura
Data de inscrição : 23/05/2010

http://aktaios.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon Empty Re: Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon

Mensagem  Alexandra Qui Jun 10, 2010 3:48 pm

Eu já achei velas pretas numa loja de conveniências. Foi bem conveniente mesmo, rsrs!
Jota Olliveira escreveu:>>>Quais símbolos eu posso usar pros ancestrais e pro Agathos Daimon?
Serpentes.
Jota Olliveira escreveu:>>>No caso da cevada. Onde encontro isso pra comprar? Se não for ela, o que posso usar em seu lugar? Grãos em geral (arroz, feijão, milho... etc)?
Tem em supermercado, perto de onde tem chá/café/etc. No caso do deipnon* eu acho que vc pode usar outros cereais sim, mas os mais semelhantes seriam aveia/centeio/trigo e não arroz/feijão/milho.
*(Em festivais a Reia é que eu prefiro não substituir a cevada, porque é o cereal dela, representando ela ter vindo antes de Deméter, do mesmo jeito que a cevada veio antes do trigo.)
Jota Olliveira escreveu:>>>No caso o que são velas pra cada deidade ou conjunto delas? Tipo: a vela de Apollo, de Hécate, do Daimon e dos Ancestrais? Ou como?
Seria usar uma para cada deus ou uma para cada grupo de deuses (ou uma para todos). De repente o que você pode variar é a essência/incenso em vez de a cor da vela. Eu já misturei gotas de essências diferentes na água que fica queimando acima da velinha.
Jota Olliveira escreveu:>>>As ofertas, como os bolos e tortas que foram usados como exemplo, substituem a cevada?
Não reli o ritual que você está lendo, mas... Se forem apenas para serem ofertados, sim. Se for o caso de espalhar/aspergir cevada no altar, só dá para fazer isso com cevada/aveia e companhia.

Wink
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon Empty Re: Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon

Mensagem  Jota Aktaios Qui Jun 10, 2010 11:36 pm

Entendi as relações amore.
A dúvida do bolo x cevada é pq não entendi muito bem a ordem de oferta de cada coisa. Razz

Estava vendo e o festival vai cair numa segunda, IMPOSSÍVEL pra eu realizar, já que chego essas horas 23h30 do cursinho e tals. Posso antecipar os 3 pro domingo?

Bjs e brigadin paixão
Jota Aktaios
Jota Aktaios

Masculino Número de Mensagens : 190
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Letras, artes e cultura
Data de inscrição : 23/05/2010

http://aktaios.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon Empty Re: Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon

Mensagem  Alexandra Sex Jun 11, 2010 7:22 am

Na verdade, se o calendário mostra que é segunda-feira é porque começa no pôr-do-sol do domingo, então pronto, estarás fazendo certo. Wink
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon Empty Re: Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon

Mensagem  Jota Aktaios Sáb Jun 12, 2010 10:49 pm

É... rss
Não achei a cevada mesmo =S
Caçei o mercado todo e não achei. Acabei comprando aveia.
Mas andando me deu um insight e queria saber oq acha... O ritual pede cevada em grão, mas me deparei com cerveja no mercado e me veio a idéia a cabeça. No lugar do grão pode ser utilizada a bebida?
Jota Aktaios
Jota Aktaios

Masculino Número de Mensagens : 190
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Letras, artes e cultura
Data de inscrição : 23/05/2010

http://aktaios.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon Empty Re: Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon

Mensagem  Alexandra Sáb Jun 12, 2010 11:40 pm

Bom, sugiro que você experimente fazer oferta de cerveja e ver o resultado que dá, os sinais que possam indicar se a deidade gostou ou não. É desse tipo de experiência constante e repetida que surgem as UPGs...

drunken
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon Empty Re: Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon

Mensagem  Convidad Dom Jun 13, 2010 10:27 am

Eu uso =/

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon Empty Re: Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon

Mensagem  Antônio Dom Jun 13, 2010 1:56 pm

Eu encontrei a cevada ( cevadinha em grãos como é conhecida pelos vendedores )
em uma loja de produtos naturais, mas foi bem dificil,pra quem mora em São Paulo eu recomendo o mercado municipal.
Aqui vai a marca da cevadinha que eu comprei:
Cevadinha em Grãos da Mãe Terra ( www.maeterra.com.br )
Um abraço a todos.
Antônio
Antônio

Masculino Número de Mensagens : 109
Localização : São Paulo SP
Data de inscrição : 30/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon Empty Re: Deipnon de Hécate - Noumenia - Agathos Daimon

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos