Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Após o Deipnon de Hecate...

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  A.Henrique Dom Fev 14, 2010 7:15 pm

Ok,duas da madrugada estava eu realizando o ritual da Refeição da Hecate(o meu primeiro),e coisas estranhas aconteceram durante e depois:logo no inicio,quando comecei umas preces,uns gatos começaram a miar(gata no cio...),e nesse estado sabe com esses bichos berram pra caramba.Um poucos antes ainda os cachorros da rua estavam latindo feito uns loucos.Terminado o ritual,fui pra cama.Eis que,lá pelas cinco e meia da manha,começa um berreiro da minha cachorrinha lá nos fundos de casa.Minha irmã abriu a janela pra ver o que acontecia,e só conseguiu ver que algum outro cachorro,branco,atacava o meu bichinho sem dó nem piedade.O tal do invasor foi embora do jeito que entro no patio:em silencio,pois os meus caes sempre latem quando há algum movimento estranho(mesmo que a milhas de distancia) e dessa vez não não fizeram nada,simplesmente começara o berreiro da briga.A Shakira,minha cachorrinha agredida, ficou machucada perto do pescoço,com uma ferida aberta.A questão é a seguinte:como sei da relação da Hecate com cães, e devido a estranha "coincidencia" dos acontecidos logo depois do ritual a ela,eu me pergunto:Será que Ela tem algo a ver com isso tudo?Ela reivendicaria um sacrificio,digamos ,a força?Por favor,me ajudem a interpretar isso,creio que sua experiencia possa dizer aguma coisa.
A.Henrique
A.Henrique

Masculino Número de Mensagens : 182
Localização : RS
Emprego/lazer : Educador/Escritor
Data de inscrição : 17/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  Alexandra Seg Fev 15, 2010 5:26 pm

Ela não reivindica sacrifício ou força, e o cão-símbolo dela é preto (não branco). Cães latindo na rua é bom sinal, da presença de algo. Se seus cachorros só latem quando há algo estranho e não latiram, isso indica de que o que estava por ali não era uma ameaça afinal. A parte do ataque é que ainda não entendi a razão, mas ajudaria se você nos contasse como foi que você realizou seu ritual...
scratch
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  A.Henrique Qua Fev 17, 2010 1:18 pm

Bem,eu acendi tres velas pretas sobre um madeira facil de carregar,coloquei um punhadinho de comida na frente de cada vela depois coloquei a madeira no chão,lá no patio de casa,onde tem um grande circulo de pedras.Daí me agachei ,fiz algumas preces e algo do tipo"seja bem vinda".No final,bem depois,fiz uma oferenda para as deidades do submundo,derramando uma porção de café preto no chão.E não usei o nenhum padrão de ritual,nem o helenico.
A.Henrique
A.Henrique

Masculino Número de Mensagens : 182
Localização : RS
Emprego/lazer : Educador/Escritor
Data de inscrição : 17/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  Thiago Oliveira Qua Fev 17, 2010 8:52 pm

É, que você não usou nenhum padrão de ritual isso já deu pra perceber. Talvez os ônus e consequências que vc presenciou sejam fruto dessa 'incoêrência', mas isso é uma questão pessoal. Mas o que eu penso mesmo é que não devemos interpretar qualquer sinal por mais 'mal ou bem agourado' que seja como uma manifestação da divindade. Há um nível de coisas que acontecem porque elas têm de acontecer. Enfim.. espero que sua cadelinha esteja bem. E em todo caso, antes de fazer um ritual é bom que você estude como deseja fazê-lo, e de acordo com o que sabemos sobre esse ritual o que vc pode tirar ou colocar de modo que ele se torne mais significativo pra você. E lembre-se que sempre estamos por aqui pra ajudar! ^_^
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  A.Henrique Qui Fev 18, 2010 8:20 pm

Ok,ok...Hecate não tem nada a ver com isso.Só estranhei a questão envolvendo minha cadelinha...Mas valeu!E ela mandou um abraço pra vcs!rsrsrsrrsrss
A.Henrique
A.Henrique

Masculino Número de Mensagens : 182
Localização : RS
Emprego/lazer : Educador/Escritor
Data de inscrição : 17/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  Alexandra Dom Fev 21, 2010 1:49 pm

De qualquer forma, se ela estiver envolvida, você pode ficar feliz (não pelo que houve com sua cadela, mas porque aconteceu alguma coisa). Acho melhor quando uma deidade percebe que a chamamos - e nos dá um puxão de orelha por fazermos errado - do que quando ela nos ignora. Não que quando nada acontece signifique que não nos ouviu, às vezes está tudo certo e veremos o resultado depois, com coisas que ainda vão aparecer ou que ainda vamos descobrir.

Acredito que muita gente que está há anos neste caminho pode relatar alguma caduceuzada ou tirsada ou cetrada ou outra surra de vara qualquer que já levou dos deuses, mas sempre foi com intenção de nos educar, de ajudar a nos corrigirmos e sermos pessoas melhores.

Smile
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  filhotedelua Dom Fev 21, 2010 11:19 pm

Alexandra escreveu:

Acredito que muita gente que está há anos neste caminho pode relatar alguma caduceuzada ou tirsada ou cetrada ou outra surra de vara qualquer que já levou dos deuses, mas sempre foi com intenção de nos educar, de ajudar a nos corrigirmos e sermos pessoas melhores.

Smile

Rolling Eyes oi? que? como? nunca ouvi falar, rs


Olha, eu tbm acho que não podemos interpretar tuuudo como sinal dos deuses, mas de fato sempre que faço as coisas de Hécate é uma uivação sem fim dos cachorros nas casas próximas. Mas eu percebo em Hécate um nível de exigência em que a gente faça as coisas do jeito certo, e acho que não seria má idéia que no próximo deipnon você desse uma caprichada na ritualística. Não precisa ser complexo, só precisa ser feito com cuidado, carinho e foco.
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  Alexandra Dom Fev 21, 2010 11:23 pm

filhotedelua escreveu:Olha, eu tbm acho que não podemos interpretar tuuudo como sinal dos deuses, mas de fato sempre que faço as coisas de Hécate é uma uivação sem fim dos cachorros nas casas próximas.

Pois é, como falei, a parte dos cachorros da rua se manifestando foi bom, mas a parte do ataque não pareceu coisa dEla (nem tudo é coisa dos deuses), até porque o cachorro era branco...
Laughing
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  Dionizio123 Seg Mar 01, 2010 1:51 am

Olha gente me desculpe mas tenho uma visão diferente Hecaté é uma Deusa da lua nova logo é nas coisas um pouco obscuras na qual, ela mostra sua sabedoria talvez o ataque a sua cadela deveria ser uma aviso lhe informando que algo mal poderia te acontecer no qual toma-se cuidado.Tbm concordo sobre que deve fazer algo mais ritualistico pois não é uma Deusa de brincadeira ela, contem as tres faces porém vive mais na anciã.E olha eu tbm tive uma experiencia quando eu foi entregar uma oferenda para ela sabe, numa encruzilhada muitos cachorros latiram oivaram e latiram com força e isso só acabou quando termeinei de dar a oferenda.Dai vc tirá como a presença dela é gritante!rsrsrsrsrs Espero ter esclarecido alguma coisa!
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  Alexandra Seg Mar 01, 2010 1:43 pm

Dionizio123 escreveu:Olha gente me desculpe mas tenho uma visão diferente Hecaté é uma Deusa da lua nova logo é nas coisas um pouco obscuras na qual, ela mostra sua sabedoria talvez o ataque a sua cadela deveria ser uma aviso lhe informando que algo mal poderia te acontecer no qual toma-se cuidado.Tbm concordo sobre que deve fazer algo mais ritualistico pois não é uma Deusa de brincadeira ela, contem as tres faces porém vive mais na anciã.E olha eu tbm tive uma experiencia quando eu foi entregar uma oferenda para ela sabe, numa encruzilhada muitos cachorros latiram oivaram e latiram com força e isso só acabou quando termeinei de dar a oferenda.Dai vc tirá como a presença dela é gritante!rsrsrsrsrs Espero ter esclarecido alguma coisa!

Dionizio, não vi muita diferença da sua visão pra nossa, acredito até que concordamos e você complementou o que dissemos. Smile
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  filhotedelua Seg Mar 01, 2010 3:36 pm

e tbm é legal lembrar que em um ponto de vista recons, mais tradicional, Hécate é uma deusa ligada a juventude, representada com rês faces jovens.

eu tenho um pé atrás em comparar Hécate com as faces da deusa tríplice da wicca.
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty isso me lembrou

Mensagem  Convidad Seg Mar 01, 2010 10:12 pm

Me lembrou de um texto bem esquisito sobre Hecate no tribos de gaia, com Ela incorporando gente.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  Thiago Oliveira Qua Mar 03, 2010 10:13 am

Concordo com a filhote,

Hécate é representada com três faces devido à encruzilahda que é símbolo d'Ela, mas as três faces são de juventude, de vigilância e atenção, porque Ela é a condutora e não a que pune. Sim, Ela é obscura e por vezes soturna, mas não implica que seja 'malvada' ou que vá maltratar a seu bel prazer. Eu vejo n'Ela um senso de justiça muito constante; ela é a auxiliadora, a que sempre está disposta a te revelar uma possibilidade desde que você esteja atento aos sinais d'Ela. Eu acredito também que Ele é uma deusa, assim como HErmes, sem muita cerimônia, responde muito rápido e frequentemente, talvez por isso nos assustemos quando vemos algo que pdimos ou desejamos mesmo que incoscientemente sendo manifestado nos sinais d'ela. Não é exatamente Ela quem faz, mas Ela está ali pra te auxiliar a conseguir as ferramentas e as coisas necessárias a você pra ter êxito. Concordo com o pessol quanto à exigência da celebração adequada; aproveite esse tempo para estudar a etiqueta ritualística e também como os antigos a cultuavam. Tente ver também coisas relacionadas a Ela que você possa inserir na celebração do seu Deipnon, como mitos que vc pode reencenar, músicas que te inspirem Ela... enfim! Tente ver isso como um exercício para aproximar-se d'Ela.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty o que acham desses textos pra lá de esquisitos?

Mensagem  Convidad Qua Mar 03, 2010 10:37 pm

http://www.tribosdegaia.org/herminioportella/herminio02.html
http://www.tribosdegaia.org/herminioportella/herminio03.html
http://www.tribosdegaia.org/herminioportella/herminio04.html

eu hein, pobre Hécate. Evil or Very Mad

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  filhotedelua Qui Mar 04, 2010 6:25 pm

eu acho que é muito feio falar dos outros, rs.

Eu não julgo alguém só por fazer algo diferente de mim ou ver o mundo de um modo diferente.

EU julgaria se alguém dissesse que era reconstrucionista e viesse com uma prática que é alheia a isso, ou que dissesse que é wiccano e cumprisse uma prática que não é condizente com essa fé, ou etc.

Mas eu aprendi que os deuses tem estranhos caminhos para tocar os corações dos mortais. Essas pessoas tem um trabalho sério e não acho que ninguém fora do contexto deles deva julgar.
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  Alexandra Qui Mar 04, 2010 10:16 pm

Concordo com a filhotedelua, o autor é uma pessoa legal e não se diz reconstrucionista.
Seria como você criticar um egípcio por escolher Thot em vez de Hermes, ou criticar a visão diferente que um judeu tem de Lilith...
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  Convidad Qui Mar 04, 2010 10:20 pm

Respeito, mas não gosto do texto, como é um texto publico, tenho direito disso.
Pra falar a verdade, na primeira vez que li o texto fiquei assustada, tempos atrás.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  Dionizio123 Dom Mar 07, 2010 1:27 am

Desculpe filhote da lua, graças e meus estudos e praticas hecate sim, ela é ligada as tres faces e ela sim tem sua grande anciã os Deuses são imortais porem tem suas constantes tranmutações como ela é unica bruxa reconhecida na grecia.E como sabemos ela só não esteve na grecia como veio do egito e passou por infundaveis religiões não sou wiccanos me desculpe já foi a muitoooooooooooooo!Tempo e acredite já trabalhei com ela e sei do que ela é capaz e sim, como disseram ela não pune os outros ela nos mostra a reladidade pelo obscuro de seus misterios e do renascimento deles.Por tanto é bom tomar cuidado com quem andas pq cachorros representam amazades e creio que era isso que ela queria passar para vc.Mais cada um tem uma visão e se ela não é anciã então ens sua antigas representações, Pq ela incorpora esse papel já penssou nisso?E ela mãe se não, não seria considerada parteira e protetora das gravidas!
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  Dionizio123 Dom Mar 07, 2010 1:28 am

Ah obrigado alexandra sim concordo com vcs, porém mostrei outro ponto de vista no qual acredito!
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  Convidad Dom Mar 07, 2010 1:35 am

Dionizio123 escreveu:Desculpe filhote da lua, graças e meus estudos e praticas hecate sim, ela é ligada as tres faces e ela sim tem sua grande anciã os Deuses são imortais porem tem suas constantes tranmutações como ela é unica bruxa reconhecida na grecia.E como sabemos ela só não esteve na grecia como veio do egito e passou por infundaveis religiões não sou wiccanos me desculpe já foi a muitoooooooooooooo!Tempo e acredite já trabalhei com ela e sei do que ela é capaz e sim, como disseram ela não pune os outros ela nos mostra a reladidade pelo obscuro de seus misterios e do renascimento deles.Por tanto é bom tomar cuidado com quem andas pq cachorros representam amazades e creio que era isso que ela queria passar para vc.Mais cada um tem uma visão e se ela não é anciã então ens sua antigas representações, Pq ela incorpora esse papel já penssou nisso?E ela mãe se não, não seria considerada parteira e protetora das gravidas!

Só um adendo, Ártemis é virgem e parteira e protetora. Não precisa se mãe.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  filhotedelua Dom Mar 07, 2010 12:15 pm

A Ametista já disse o que eu ia dizer sobre ser mãe não ser necessário para proteger a gestação e o parto e as crianças.

E a outra coisa que eu queria dizer é o que eu te digo desde que entrou no fórum. Pelo amor de Hermes e de Cadmo, use vírgulas e pontuação porque ninguém merece ler um parágraf inteiro que tem menos de um quinto das vírgulas que deveria.


E sobre Hécate ser a única bruxa reconhecida na Grécia, Circe, Medéia, Pasiphae, são o que, pode me contar? rs
filhotedelua
filhotedelua

Feminino Número de Mensagens : 206
Data de inscrição : 26/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  Thiago Oliveira Dom Mar 07, 2010 12:47 pm

Sem dúvida estou com a Sarah! Não mate os acentso e pontuações, filho! Mas quero refazer algumas pontuações:

1 - Não precisa ser mãe pra ser a Kourotrophos (protetora da juventude) ou deusa parteira (isso Eilythia o faz por excelência) . Walter Burkert (Religião Grega na época Arcaica e clássica) diz que a função de Kourotrophos desempenhada por muitas deusas e por vezes deuses não tem nada a ver com a maternidade/paternidade, e sim quase sempre por uma relação com a família desenvolvida com os deuses our por questões de ritos de passagem.

2 - Não conheço nenhuma fonte relevante, antiga e reconhecida que cartacterize Hécate como bruxa; Ela é sim dita como Patrona da bruxa Circe,e por vezes é madrinha de outras personagens que manipulam o destino. Mas por si só o uso de ervas e filtros não caracteriza a prática de magia; é o contexto da fé do povo antigo. Como os egípcios acreditam que a água do Nilo é sagrada e pode curar por er consagrado a determinado deus, os entre nós , as águas da fonte de Delfos.. enfim... Cada deus tem coisas que lhe são peculiares no trato com o meio ambiente.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  Dionizio123 Dom Mar 07, 2010 7:55 pm

Desculpe, por não colocar pontuação mais como é um forum e para mim, vejo como uma converssa de msn logo não fico dando enfase a potunações.Tudo bem já que nao crem o que posso fazer ne nada.Pratiquem e com o tempo quem sabem ele mostra suas faces.
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  Dionizio123 Dom Mar 07, 2010 7:55 pm

Ah tbm notei que muitos levam a teoria e pouca pratica,logo lembrando teoria sem pratica é = a nada!
Dionizio123
Dionizio123

Masculino Número de Mensagens : 165
Data de inscrição : 25/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  Thiago Oliveira Dom Mar 07, 2010 8:44 pm

1 - Não, nõs não desconsideramos a prática, muito pelo contrário, é na prática que evidenciamos nossa fé. Aqui não é um grupo de RPG. Somos um grupo que busca seriedade, por isso tanta insitência na prática contextualizada, pra que se possa ter uma visão coerente, e que sempre que se adapte algo, seja em que área for, ele possa ser justificado com o mínimo de coerência necessário. Acredito que a maioria aqui pensa que não basta penas fazer, ou apenas estudar. É preciso ter significado, e isso só acontece quando há uma relativa coesão entre o que se acredita, o que se sabe e o que se faz.

2 - Não dissemos que você está errado em ver Hécate como velha. Apontamos apenas que para os povos que a cultiavam no seu tempo, e para nós hoje Ela não tem essa configuração que você possivelmente adquiriu na sua prática pessoal.

3 - Vejo que essa crítica à nossa insistência em evidenciar as fontes talvez seja uma fuga, coisa que é desnecessária, já que você não foi atacado. Apenas mostramos que as pessoas podem pensar de formas diferentes, e não implica que elas estejam erradas. Apontamos as idéias que fundamentam a nossa visão, e é isso.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Após o Deipnon de Hecate... Empty Re: Após o Deipnon de Hecate...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos