Reconstrucionismo Helênico no Brasil (RHB)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

+4
lunovox
Thiago Oliveira
Antônio
Alexandre Carlos
8 participantes

Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

Mensagem  Alexandre Carlos Dom Abr 17, 2011 2:14 pm

Olá, meu nome é Alexandre, tenho 18 anos, decidi abandonar a religião católica e me tornar um helenista depois de muito pensar a respeito e me informar mais, a cultura e mitologia grega sempre me fascinaram...mesmo quando muito criança, tive sonhos(geralmente com algo ligado a poseidon)...escolhi recentemente a themis e a poseidon como meus ''deuses protetores''...themis por eu estar estudando direito e quero ajudar a fazer justiça no mundo...trazer a ordem...a medida certa!e a poseidon escolhi por desde muito pequeno ter ligação com ele...eu amo o mar, sempre tive boas experiencias com ele, tive sonhos e pesadelos...e a minha experiencia mais recente foi no mar...nesse verao conheci minha atual namorada,uma garota incrivel que quer tornar-se biologa marinha...e ainda foi no mar que me declarei a ela,com resposta positiva^^...
Espero aos poucos fazer as coisas certas, sem cometer gafes que ''irritem'' os deuses... por isso postei isso aqui, queria que se pudessem me dessem conselhos, informaçoes pertinentes, e uma ajuda....já que minha família não vai aceitar isso muito bem...=\...espero que minha namorada aceite(ela é espirita, e ouvi falar que eles sao mais liberais quanto a isso)
Obrigado pela atenção, e que os deuses os protejam^^
Alexandre Carlos
Alexandre Carlos

Masculino Número de Mensagens : 35
Localização : viamão-RS
Emprego/lazer : estudante de direito
Data de inscrição : 16/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Re: Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

Mensagem  Antônio Dom Abr 17, 2011 7:39 pm

Seja bem vindo, Alexandre.
Antônio
Antônio

Masculino Número de Mensagens : 109
Localização : São Paulo SP
Data de inscrição : 30/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Re: Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

Mensagem  Alexandre Carlos Dom Abr 17, 2011 8:04 pm

obrigado^^
Alexandre Carlos
Alexandre Carlos

Masculino Número de Mensagens : 35
Localização : viamão-RS
Emprego/lazer : estudante de direito
Data de inscrição : 16/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Re: Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

Mensagem  Thiago Oliveira Dom Abr 17, 2011 9:43 pm

Bem vindo, moço!
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Re: Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

Mensagem  lunovox Seg Abr 18, 2011 10:53 am

Bem vindo.
lunovox
lunovox

Masculino Número de Mensagens : 43
Localização : Campinas - SP
Emprego/lazer : --- / ---
Data de inscrição : 27/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Re: Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

Mensagem  Mathetés Glaukopis. Seg Abr 18, 2011 11:56 am

Bem vindo!
Mathetés Glaukopis.
Mathetés Glaukopis.

Masculino Número de Mensagens : 72
Localização : Curitiba
Emprego/lazer : Estudante de Relações Internacionais.
Data de inscrição : 08/04/2011

http://encontrarsophia.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Re: Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

Mensagem  Duggan Seg Abr 18, 2011 1:30 pm

Khaire!
Duggan
Duggan

Masculino Número de Mensagens : 120
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Publicitário/tatuador
Data de inscrição : 30/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Re: Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

Mensagem  Alexandre Carlos Seg Abr 18, 2011 4:29 pm

obrigado a todos^^
Alexandre Carlos
Alexandre Carlos

Masculino Número de Mensagens : 35
Localização : viamão-RS
Emprego/lazer : estudante de direito
Data de inscrição : 16/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Re: Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

Mensagem  Alexandre Carlos Ter Abr 19, 2011 12:52 pm

Khaire, to com uma duvida aqui... Eu procurei no site sobre o festival Demokratia, nada achei, somente dizendo o que ele era, porém eu gostaria de saber o que eu faço, que sacrificios e libações faço a thêmis, que hinos utilizo entre outras coisas.

quem puder responder, por favor, é algo que já quero me programar ainda esse ano para ele...
grto pela atenção^^.
Alexandre Carlos
Alexandre Carlos

Masculino Número de Mensagens : 35
Localização : viamão-RS
Emprego/lazer : estudante de direito
Data de inscrição : 16/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Re: Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

Mensagem  Thiago Oliveira Ter Abr 19, 2011 9:28 pm

a estrutura geral do ritual helênico é a seguinte:


(estando limpo e purificado, você:

1- acende a chama pra héstia e recita o hino homérico para ela
2 - prepara a khernips e limpa o ambiente
3 - recita um hino para o deus que será homenageado, nesse caso, Thêmia
4 - faz a libação ( e caso tenha alguma prece, também pode fazê-la junto enquanto liba, caso não faça apenas oferecimentos)
5 - oferrendas e ofertas
6 - Oferta de incenso
7 - libação final para Héstia
8 - Encerramentos


EM casos de festivais maiores incorpora-se outras atividades e sacrifícios específicos de acordo com o que acontecerá; as atividades que se incorporaria podem ser: representações teatrais, mântica, jogos e competições, concursos...
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Re: Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

Mensagem  Alexandre Carlos Ter Abr 19, 2011 9:31 pm

hmmm...ok mas nao tem nada especifico a Thêmis?nenhuma oferta ou libação preferencial? e tambem não encontrei nenhum hino a ela=\
Alexandre Carlos
Alexandre Carlos

Masculino Número de Mensagens : 35
Localização : viamão-RS
Emprego/lazer : estudante de direito
Data de inscrição : 16/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Re: Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

Mensagem  Thiago Oliveira Ter Abr 19, 2011 9:33 pm

Com relação aos hinos
há no Theoi o hino órfico 78 para Thêmis, mas está em inglês

The Fumigation from Frankincense.
Illustrious Themis, of celestial birth, thee I invoke, young blossom of the earth;
Beauteous-eyed virgin; first from thee alone, prophetic oracles to men were known,
Giv'n from the deep recesses of the fane in sacred Pytho, where renown'd you reign;
From thee, Apollo's oracles arose, and from thy pow'r his inspiration flows.
Honour'd by all, of form divinely bright, majestic virgin, wand'ring in the night:
Mankind from thee first learnt initial rites, and Bacchus' nightly choirs thy soul delights;
For holy honours to disclose is thine, with all the culture of the pow'rs divine.
Be present, Goddess, to my pray'r inclin'd, and bless the mystic rites with fav'ring mind.

Mas além dos hinos você pode incorporar composições próprias, como poemas e músicas.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Re: Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

Mensagem  Thiago Oliveira Ter Abr 19, 2011 9:36 pm

Com relação às ofertas não há muita coisas sobre isso, mas eu geralmente ofereço coisas mais gerais, que todo deus gostaria como por exemplo:

- pães
- mel
- leite
- olíbano

e se considerando que Thêmis é uma deusa marinha,eu as vezes ofereço ametista, peixe, conhas e argila que normamente se ofertaria para Posídon; além disso você pode incorporar ações de caridade, como por exemplo fazer saquinhos de moedas e dar para alguns mendigos ao léu.
Thiago Oliveira
Thiago Oliveira

Masculino Número de Mensagens : 822
Emprego/lazer : Educador/ estudante
Data de inscrição : 09/02/2008

http://ta-hiera.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Re: Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

Mensagem  Alexandre Carlos Ter Abr 19, 2011 9:37 pm

valeu^^ agora só falta eu traduzir isso....(aiai...)
e obrigado pela dica de ofertas...valeu mesmo^^
Alexandre Carlos
Alexandre Carlos

Masculino Número de Mensagens : 35
Localização : viamão-RS
Emprego/lazer : estudante de direito
Data de inscrição : 16/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Re: Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

Mensagem  Alexandra Qua Abr 20, 2011 12:48 am

bem-vindo/a Bem-vindo!

Quanto a Têmis, nas tabelas do site tem que seus símbolos são a cornucópia e a balança, e que seus epítetos são Euboulos (do bom conselho), Orthobolus (do conselho correto), Soteira (salvadora), Hiera (sagrada), Aidoios (augusta, venerável), Eugenes (bem-nascida), Titanis (titânide), e um epíteto que não encontrei ainda o original grego mas que se refere a ela como a "das amáveis bochechas".

O Hino Órfico, com fumigação de olíbano, ficaria algo assim (tradução minha):
Ilustre Têmis, de nascimento celestial, a ti eu invoco, jovem florescer da terra;
Virgem dos belos olhos, foi apenas de ti que primeiramente os oráculos profético foram conhecidos aos homens,
Vindos dos profundos recessos do templo na sagrada Pytho, onde renomada tu reinas;
De ti, os oráculos de Apolo se erguem, e de teu poder a inspiração flui dele.
Honrada por todos, de forma divinamente brilhante, majestosa virgem, que perambula pela noite:
Foi de ti que a humanidade aprendeu os ritos iniciais, e com os coros noturnos de Baco tua alma se delicia;
Pois a honra sagrada da revelação é tua, com todo o tratamento dos poderes divinos.
Esteja presente, Deusa, inclina-te às minhas preces, e abençoe os ritos místicos com uma mente favorável.
Alexandra
Alexandra
Administrador
Administrador

Feminino Número de Mensagens : 1071
Emprego/lazer : Psicologia, Letras e Artes
Data de inscrição : 15/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Re: Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

Mensagem  Alexandre Carlos Qua Abr 20, 2011 11:06 am

obrigado^^ vou anotar tudo isso^^
obrigado a todos!

Só para constar, realmente to me sentindo melhor no helenismo. No cristianismo eu não sentia nada, nada mesmo....Mas no helenismo estou me sentindo melhor, masi fwliz e mais ligado ao divino^^
Deu vontade de desabafar isso isso...XD
Alexandre Carlos
Alexandre Carlos

Masculino Número de Mensagens : 35
Localização : viamão-RS
Emprego/lazer : estudante de direito
Data de inscrição : 16/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Trocando experiências

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves Qua Abr 20, 2011 11:37 am

Alexandre Carlos escreveu:obrigado^^ vou anotar tudo isso^^
obrigado a todos!

Só para constar, realmente to me sentindo melhor no helenismo. No cristianismo eu não sentia nada, nada mesmo....Mas no helenismo estou me sentindo melhor, masi fwliz e mais ligado ao divino^^
Deu vontade de desabafar isso isso...XD

Minha vivência foi semelhante à sua! Desde criança sempre gostei de religiões, mas o cristianismo nunca me despertou a menor comoção. Descobri o Helenismo ainda menino, lendo os livros de Monteiro Lobato "O Minotauro" e "Os Doze Trabalhos de Hércules". Lembro que às vezes montava pequenos altares ao Zeus e Hera no fundo deo quintal de casa, tendo por únicos espectadores os gatos que criávamos.

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Re: Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

Mensagem  Alexandre Carlos Qua Abr 20, 2011 12:48 pm

é, o primeiro mito que conheci foi os 12 trabalhos de Hérakles, acho que pra maioria das crianças é assim, embora hoje dos semi-deuses o que mais gosto é Aquiles e também Perseu...bah, quando criança até era mais fácil fazer essas coisas do que hoje em dia, quando pequeno eu tinha esculpido em madeira o tridente de poseidon e brincava, ficou tri, pena que nao tenho até hoje=\...e hoje pra mim fazer um altar sem trazer o preconceito da familia...ta dificil=\
Alexandre Carlos
Alexandre Carlos

Masculino Número de Mensagens : 35
Localização : viamão-RS
Emprego/lazer : estudante de direito
Data de inscrição : 16/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Preconceitos...

Mensagem  Ricardo Mário Gonçalves Qua Abr 20, 2011 3:14 pm

[quote="Alexandre Carlos"...e hoje pra mim fazer um altar sem trazer o preconceito da familia...ta dificil=\[/quote]

Entendo muito bem isso! Por isso mesmo eu disse que os únicos espectadores de minhas práticas infantis eram os gatos...

Ricardo Mário Gonçalves

Masculino Número de Mensagens : 139
Localização : São Paulo, SP
Emprego/lazer : Historiador
Data de inscrição : 06/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh Empty Re: Olá!sou novo aqui, gostaria de me apresentar e pedir conselh

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos